curiosidades_jalapao

05 curiosidades sobre o Jalapão

Há pouco tempo, o Jalapão era um destino pouco conhecido pelos turistas. Mas a descoberta das suas belezas naturais acabou proporcionando mais visibilidade ao lugar. E isso aconteceu, principalmente, após a novela “Do outro lado do paraíso”, da Rede Globo, dar visibilidade aos seus belos cenários e natureza exuberante.

Para se ter uma ideia, aventurar-se pelos passeios do Jalapão pode ser tão incrível quanto locais renomados, como Fernando de Noronha ou Bonito/MS.

Além disso, o Jalapão possui diversas curiosidades, que fazem do destino ainda mais atraente. Vamos descobrir quais são elas?

Boa leitura!

Jalapão: cinco curiosidades sobre o destino que vão fazer você se surpreende

1. O Jalapão já foi mar

No início da formação do que, hoje, chamamos de Jalapão, haviam terras inundadas pelo oceano. Mas, com a diminuição da temperatura da terra, há mais ou menos 300 milhões de anos, e o congelamento das águas nos pólos, o nível dos mares diminuiu consideravelmente.

curiosidades_jalapao

E, nos milhões de anos que se seguiram, surgiram o Espigão Mestre e a Chapada das Mangabeiras, delimitando o ambiente que, atualmente, situa-se o Jalapão.

Hoje, ao chegar no destino, é possível observar a paisagem de um deserto árido com grandes paredes rochosas, dunas, cachoeiras, lagos e os famosos fervedouros.

Estas características proporcionam aos visitantes uma experiência diferenciada com a natureza. Além disso, foi dessa mescla de cenários que surgiu um dos apelidos dos Jalapão: “deserto das águas”.

2. Origem do nome

A origem do nome “Jalapão” vem da flor Jalapa-do-Brasil, que pode ser encontrada em toda a região. As raízes desta planta trepadeira têm propriedades terapêuticas, que podem ser utilizadas para fins medicinais e terapêuticos!

3. Fervedouros do Jalapão

Uma das atrações mais procuradas no Jalapão são os seus fervedouros. Chega a ser um “pecado” ir para o destino e não conhecê-los. O motivo é que estas piscinas de água cristalina e quente têm como principal curiosidade o fato de os banhistas se manterem flutuando, naturalmente e sem nenhum esforço.

curiosidades_jalapao

Esse fenômeno acontece devido à grande pressão na qual as águas são liberadas do lençol freático, fazendo com que o corpo se mantenha constantemente na superfície. Para quem tem a oportunidade de experimentar flutuar nos fervedouros do Jalapão, é uma experiência incrível!

4. A imponentes Pedra Furada

Imagine-se em meio a diversos blocos rochosos, esculpidos por chuvas e ventos. Pois este é o cenário que abrange a Pedra Furada, um conjunto de rochas gigantes de arenito e com formatos de arco, que imitam portais para o desconhecido.

curiosidades_jalapao

Para chegar ao local, os visitantes passam por florestas imponentes de eucalipto e estradas de areia. Vale a pena fazer o percurso em um veículo 4×4!

5. A planta dourada do Jalapão

O Jalapão é tão surpreendente que, da sua terra, brota uma espécie de capim dourado. Este tipo único de grama reluz como ouro, e é utilizada pelos nativos para a confecção de lindos objetos artesanais.

A técnica é passada de geração em geração, no Jalapão. Tanto que diversas comunidades locais têm como renda principal a venda de peças criadas a partir do capim dourado.

É por este motivo que estudos botânicos e projetos comunitários de desenvolvimento sustentável vêm atuando na região. E todos estes esforços possuem um objetivo em comum: garantir o desenvolvimento econômico e ecológico desta planta, que representa uma das “joias” brasileiras mais preciosas. Demais, não?!

Como você pôde perceber, o Jalapão possui curiosidades que só aumentam a vontade de conhecê-lo. É, realmente, um paraísos no interior do Brasil, equiparando-se a Fernando de Noronha, Serra Gaúcha e Bonito/MS.

monte_seu_roteiro_aqui

E, por falar nestes destinos, se você está pensando em conhecê-los, conte com a facilidade do Roteiro Fácil, para organizar a sua viagem e aproveitar!😉

Agradecimentos fotográficos:

@manoelasimao

@luciano_zulu_

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *