melhores-tirolesas-do-Brasil

As 5 melhores tirolesas do Brasil

Durante uma viagem ou passeio, há quem goste de se arriscar com uma programação mais radical. Esses aventureiros de plantão não podem deixar de conhecer pelo menos uma das melhores tirolesas do Brasil

Separamos dicas e informações especiais para quem quer se jogar pelas tirolesas brasileiras. Continue lendo e saiba onde encontrar a sua experiência.

O que é tirolesa?

O nome tirolesa vem da região de Tirol, na Áustria, onde surgiu a atividade. A princípio, sua finalidade era transportar animais, pessoas e alimentos entre rios e montanhas. Hoje, é uma prática esportiva muito comum na área de turismo no Brasil.

A estrutura de uma tirolesa contempla um cabo de aço fixado horizontalmente entre dois pontos. O deslocamento entre eles é feito por meio de mosquetões acoplados em roldanas, conectando-se a uma cadeira de alpinismo. 

paisagem-com-tirolesa

A atividade proporciona uma sensação de liberdade, similar ao poder de voar. Os praticantes ficam suspensos, sem necessidade de esforços físicos e geralmente se deparam com belas paisagens. Uma experiência inesquecível e que requer muita coragem. 

Corajoso mesmo é quem enfrenta a maior tirolesa do mundo, localizada nos Emirados Árabes Unidos e certificada pelo Livro Guinness dos Recordes. A aventura possui quase 3 km de extensão, sobre 1.680 metros acima do nível do mar. 

Mas não é preciso ir tão longe para encontrar tirolesas de tirar o folêgo. Existe uma enorme quantidade em nosso território, com variações de extensão, velocidade e altura. Listamos abaixo as melhores tirolesas do Brasil, confira!

1 – Tirolesa entre Benedito Novo e Rodeio (Santa Catarina)

Ainda pouco conhecida, com apenas cinco anos de existência, a K2000 é a maior tirolesa do Brasil. Sua extensão é de pouco mais de 2 km e tem 270 metros de desnível. Imagine só o frio na barriga de embarcar nesse percurso. 

tirolesa-bentido-novo-sc

Ela é tão grande, que está localizada entre dois municípios do Vale do Itajaí/SC: Rodeio e Benedito Novo. Seu ponto de partida é no alto de uma montanha do Big Mountain Adventure Park. 

Para chegar até a torre de lançamento, é preciso ir com uma van e com um trator, ambos do parque e inclusos no valor. Dada a largada, é possível avistar, além dos municípios em que ela está, as cidades Ascurra, Apiúna e parte de Blumenau.

Antes de se jogar em uma velocidade de aproximadamente 100 km/h, os corajosos têm que escolher entre usar a cadeirinha normal ou o traje de voo Speed Fly. Nessa opção diferente, é possível descer deitado, de barriga para baixo. Dá até para se achar um super-homem por três minutinhos, na maior tirolesa de Santa Catarina.

2 – Tirolesa da Pedra Bela (São Paulo)

Com a chegada da K200, a tirolesa Pedra Bela perdeu o posto de maior do país. No entanto, continua entre as melhores tirolesas do Brasil, sem dúvida alguma. A 120 km da capital paulistana, na cidade de Pedra Bela, é possível se transportar por 1900 metros, a 130 metros do chão. 

tirolesa-da-pedra-bela

São 320 degraus até o topo de lançamento, na Pedra do Santuário. De lá, você tem como cenário muitas árvores, morros, campos de gado e o portal da cidade. Tudo isso durante um minuto e meio, a até 170 km/h.

A tirolesa suporta de 40 kg a 150 kg, pessoas mais leves que isso devem descer acompanhadas, por questões de segurança.

3 – Tirolesa Adventure Park (Rio Grande do Sul)

Adrenalina pura você encontra na tirolesa do Raft Adventure Park, em Três Coroas, na encosta da Serra Gaúcha. Ela é uma das mais altas do Brasil e garante aventura completa e com segurança. 

Seu acesso é pelo parque. São alguns minutos de trilha pela mata, com um caminho bem demarcado e placas indicativas. Um veículo do próprio do local te leva até o início do caminho. 

A velocidade pode chegar a 70 km/h e a vista lá de cima é encantadora. Você vai se deparar com a dimensão do vale e da vegetação nativa, um cenário totalmente verde e cheio de vida. 

Tirolesa-Adventure-Park -Rio-Grande-do-Sul

Crianças com menos de 40 kg devem descer pela cadeira canguru, acompanhadas por um adulto ou por uma criança maior. O peso máximo indicado é de 130 kg. 

O grande benefício dessa aventura é o nível de segurança oferecido. No pacote da tirolesa estão inclusos: acompanhamento do guia, capacete de proteção, materiais de primeiros socorros, seguro contra acidentes e treinamento. Mas fique tranquilo, pois o único risco que você enfrentará é de se divertir demais!

4 – Tirolesa do Engenho Park (Santa Catarina)

No norte da ilha de Florianópolis, mais precisamente no bairro Rio Vermelho, é possível encontrar uma das mais verticais tirolesas do país. A tirolesa do Engenho Park tem 650 metros de extensão e 220 metros de altura.

Tirolesa-do-Engenho-Park-sc

Está localizada no interior do Hotel Engenho Eco Park e o ponto de salto é uma pedra no alto do Morro dos Macacos. Para chegar até lá, você vai enfrentar uma caminhada com cerca de 30 minutos.

O percurso compensa pelos 90 segundos sobrevoando as lindas praias de Moçambique e Santinho. Sua velocidade varia de 40 km/h a 120 km/h e o cabo suporta pesos de 20 kg a 120 kg. 

É importante destacar que o funcionamento depende das condições climáticas do dia e que a experiência deve ser agendada previamente.

5 – Tirolesa do Morro de São Paulo (Bahia)

Uma das mais famosas do país e a maior que envolve água, a tirolesa Morro de São Paulo promete diversão e refrescância. Tem 340 metros de extensão, 70 metros de altura e se encontra na zona turística da Costa do Dendê, na Bahia.

Tirolesa-do-Morro-de-São-Paulo

O início dela fica no Mirante da Tirolesa e para chegar até lá, é necessário passar por uma trilha de terra, chamada Caminho do Farol.

Por estar em um complexo de praias, baías, manguezais, lagoas, rios e cachoeiras, você já deve imaginar quão incrível é a vista lá de cima, não é mesmo? Dá para ver desde a Praia do Farol até a Quarta Praia e o tombo é direto nas águas cristalinas da Primeira Praia.

Mais opções de tirolesas para você

Se nenhuma das tirolesas citadas anteriormente estão na sua rota da próxima viagem, saiba que temos mais duas opções super acessíveis nos destinos que operamos. Pouco menores, mas que garantem muita adrenalina e diversão. 

Tirolesa do Balneário Nascente Azul

A tirolesa do Balneário Nascente Azul representa o que há de melhor do ecoturismo brasileiro. Está localizada em Bonito/MS, uma cidade com diversas opções de lazer.

Tirolesa-do-Balneário-Nascente-Azul

Além de ser a maior do estado, um dos diferenciais dessa atração, é que você pode deslizar em dupla. Tem a chance de compartilhar a emoção durante os 500 metros de distância. Demais, não é?

Tirolesas no Vale do Rio das Antas

Na Serra Gaúcha, temos um maravilhoso circuito de tirolesas, localizado no Vale do Rio das Antas, em Nova Roma do Sul/RS. São três, que, juntas, totalizam 1200 metros. Você vai sobrevoar por parreirais, cascatas e por todo o vale.

Se jogue com a Bonitour! 

Tenha a sensação de liberdade e adrenalina com uma das tirolesas que oferecemos, seja em Bonito, Vale das Antas ou com uma das melhores tirolesas do Brasil, na Serra Gaúcha.

Com a Bonitour, você se joga com mais segurança e diversão! Para planejar sua viagem e todos os passeios conosco, conte com o Roteiro Fácil, tudo de forma simples, online e gratuita!

monte_seu_roteiro_aqui


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *