As grutas de Bonito MS

As Grutas de Bonito

As Grutas de Bonito – uma viagem histórica a cada passo!

Todos sabem que os passeios mais famosos de Bonito são aqueles que incluem as águas cristalinas da região. A cidade, no entanto, também oferece opções de “passeios secos” para os visitantes que não gostam de mergulho nem de cachoeiras ou que querem variar as atividades durante a estadia no município.

Nesse caso, as grutas são ótimas atrações para quem deseja admirar as formações geológicas esculpidas ao longo de milhares de anos. A sensação ao visitar as grutas de Bonito é de fazer uma viagem no tempo, e a garantia é de encantamento com monumentos naturais.

As grutas de Bonito são locais de extrema singularidade. Cada uma delas tem características únicas que conquistam todos que visitam a região. Mais de 100 cavernas foram descobertas nos últimos anos, e existe a possibilidade de muitas outras serem encontradas no futuro. Apenas algumas, porém, são abertas para visitação.

Neste post, vamos mostrar quais dessas grutas não podem ficar de fora do seu roteiro, os atrativos e de diferenciais de cada uma delas, além do que esperar e de como se preparar para os passeios. Acompanhe!

As Grutas de Bonito

A Gruta do Lago Azul

Localizado a 21 quilômetros do centro de Bonito, o passeio contemplativo Gruta do Lago Azul é um tour por dentro de uma das maiores cavidades inundadas do planeta. O roteiro começa com uma trilha de aproximadamente 200 metros até a entrada da caverna, onde o caminho é lapidado em rocha.

O acesso à gruta é feito por meio de uma escadaria íngreme de 300 degraus (o que equivale a 150 metros de distância até chegar ao lago de águas azuis). Durante a descida, o guia faz algumas paradas para que o visitante possa tirar fotos e recuperar o fôlego.

Além de ser cartão-postal da cidade de Bonito, a Gruta do Lago Azul possibilita contemplar as rochas e as formações geológicas de milhares de anos, de várias formas e tamanhos. Ao final da descida, o visitante permanece por aproximadamente 10 minutos no local para contemplar as águas de cor azul-turquesa. O retorno é feito pelo mesmo percurso.

Em mergulhos na Gruta do Lago Azul foram descobertos inúmeros fósseis de animais extintos, como o mastodonte, a preguiça gigante e o tigre dente-de-sabre. Por isso, esse paraíso natural é alvo de estudos de paleontólogos que buscam respostas a respeito da nossa evolução.

As restrições

A idade mínima para visitar a Gruta do Lago Azul é de 5 anos. Pessoas com complicações no joelho, no quadril ou com qualquer outro problema de saúde devem comunicar suas limitações ao guia para facilitar a descida.

 

A Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel está localizada a 18,5 quilômetros de Bonito. O passeio contemplativo começa com uma trilha suspensa a 5 quilômetros de altura. São 200 metros de caminhada a essa distância do chão até chegar ao 1º mirante, que permite observar a vegetação do local. Bonito é contemplada pelo Cerrado e pela Mata Atlântica.

A trilha da Gruta de São Miguel oferece ao visitante uma experiência de contato intenso com a natureza. Esse tipo de trilha desenvolve o tato, a visão, o olfato e a audição. A trilha é suspensa, e o visitante fica na altura da copa das árvores — o que favorece a observação de aves, que acontece com frequência durante o passeio.

A Gruta de São Miguel é datada do período Pré-Cambriano (4,6 bilhões de anos atrás). Para se ter uma ideia, ela foi formada junto com os oceanos, as placas tectônicas e as primeiras vidas multicelulares do planeta.

As restrições

A idade mínima para visitação também é de 5 anos. Não há outras restrições para o acesso à gruta.

Gruta São Mateus em Bonito MS

 

A Gruta de São Mateus

Localizado a 4 quilômetros de distância de Bonito, a visitação à Gruta de São Mateus é um passeio contemplativo por dentro de uma caverna, que tem entrada e saída diferente. Isso significa que não é necessário refazer o trajeto para sair dali.

Isso ajuda muito na ventilação da gruta, tornando o ambiente agradável. O passeio começa com algumas instruções do guia e logo os visitantes têm acesso a uma trilha suspensa a 5 metros de altura. São percorridos cerca de 200 metros até a entrada da cavidade.

Durante a trilha, o visitante tem a oportunidade de contemplar a mata da região. Dentro da gruta, pode avistar as formações espeleológicas, como colunas, coralóides, estalactites e estalagmites.

Também faz parte do passeio o Museu Kadiwéu, que conta com um acervo de objetos antigos que foram doados pelos moradores da região. No museu, o visitante encontrará automóveis da década de 1970 e muitos objetos que contam a história de Bonito, além de animais empalhados.

As restrições

A idade mínima recomendada para o passeio também é de 5 anos.

A segurança

Todos os passeios nas grutas de Bonito obedecem ao sistema integrado de segurança. Isso quer dizer que os turistas recebem capacetes com touca higiênica e, em alguns casos, lanternas.

O recomendado é que sejam usados repelente, protetor solar e calçados fechados para caminhada. Também é importante levar dinheiro para bancar consumos extras, como água e alimentação.

A preservação ambiental

Dentro de um polo de ecoturismo como Bonito, a preservação é essencial. Por isso, ainda durante a preparação para visitar as grutas, os guias já explicam sobre a importância da conservação desses locais e sobre a interferência do homem — que deve ser a menor possível.

Por isso, é importante que não apenas o poder público seja o responsável pelas fiscalizações. Visitantes e moradores da cidade também devem assumir o compromisso de cuidar desses monumentos naturais.

Manter a integridade dos patrimônios cultural e ambiental brasileiros representa um compromisso com as gerações futuras e é um dos princípios mais importantes quando o assunto é ecoturismo. Mantenha sempre isso em mente ao visitar não só Bonito, mas qualquer paraíso ecológico.

Gostou de descobrir que o turismo em Bonito vai além das águas, lagoas e cachoeiras? Para continuar recebendo informações sobre um dos principais pontos turísticos do país, não deixe de assinar a nossa newsletter!

E se você ainda não descobriu as belezas naturais de Bonito, que tal simular um roteiro em nosso site! Nossa equipe te espera aqui!

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *