Buraco das Araras: tudo que você precisa saber sobre o passeio

A 55 km de Bonito fica a cidade de Jardim, que concentra vários atrativos, como a flutuação no Rio da Prata e o passeio da Lagoa Misteriosa. Além deles, os turistas ficam encantados pelo Buraco das Araras (27 km de Jardim), referência em ecoturismo e responsável por trazer à região mais de 20 mil visitantes por ano!

A vantagem desses passeios é a proximidade um do outro: o Buraco das Araras, por exemplo, fica a 5 km do Rio da Prata. Ou seja: é uma maneira perfeita de ganhar tempo e conhecer mais lugares em um só deslocamento.

Para explicar o porquê do sucesso do passeio Buraco das Araras nós, da Bonitour, criamos esse post especial. Boa leitura!

Conheça o essencial sobre o passeio Buraco das Araras

Conheça o essencial sobre o passeio Buraco das Araras

O visual do Buraco das Araras é muito bonito. Para chegar até lá, você faz mais ou menos um quilômetro de trilha leve (invista em roupas confortáveis e não se esqueça do protetor solar). Durante esse percurso há duas paradas, em mirantes estrategicamente posicionados; deles você consegue observar toda a magnitude do local – o Buraco em si mede 500 metros de circunferência e possui 100 metros de profundidade.

Em relação ao nome, não há nenhum mistério: as araras aproveitam as frestas das rochas para fazer ninhos. Mas em relação à formação dessa grande cratera, há teorias populares e científicas. Confira no próximo tópico.

Descubra como surgiu o local

Antes de tudo, é preciso saber um termo da geologia: dolina. Basicamente, podemos dizer que dolina é um grande buraco no chão.

E como surgiu a dolina no Buraco das Araras? A lenda popular diz que foi quando um meteoro caiu, fazendo com que o impacto abrisse esse enorme buraco no chão.

No entanto, cientistas contestam essa história, com um pouco mais de detalhes. Pelas características da rocha, eles estimam que o Buraco das Araras começou a ser formado há mais ou menos 10 milhões de anos.

Eles ainda explicam que o local há muito, muito tempo costumava ser uma caverna. Mas como havia muita água nela, lentamente começou a acontecer uma infiltração, deixando a estrutura cada vez mais frágil até que – há aproximadamente 200 mil anos – o teto desmoronou, criando esse cenário que vemos hoje.

Descubra como surgiu esse lugar incrível

Outro fato curioso (e comprovado) é que lá no fundo da caverna vive uma família de jacarés-de-papo-amarelo.

Saiba um pouco mais sobre a abertura do Buraco das Araras para turistas

Seu Modesto (proprietário da fazenda onde é realizado o passeio) comprou a área pensando em usá-la para a pecuária. Mas descobriu tarde demais que isso seria difícil, devido ao enorme buraco no meio da propriedade.

Saiba um pouco mais sobre a abertura do Buraco das Araras para turistas

No entanto, ele não desistiu e viu naquela dificuldade uma oportunidade.  Por fim, reflorestou a área e abriu o local para visitação turística. A ideia deu certo: hoje, 30% da área da fazenda faz parte da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), garantindo a prática de um turismo sustentável.

Confira o que você encontrará por lá e qual a melhor época para ir

As araras são a grande atração. Se você for especificamente com a intenção de vê-las, a sugestão é programar sua viagem a Bonito entre os meses de julho a novembro – período em que essas aves se reproduzem; elas chegam a formar bandos, produzindo lindas revoadas pelo céu.

Se você quiser conhecer o lugar em si, aproveite: a atração fica aberta ao longo de todo o ano. As araras estarão lá, em menor número, e talvez abrigadas nos ninhos. Por isso, quando for, leve uma máquina fotográfica com zoom ou binóculos.

Confira o que você encontrará por lá e qual a melhor época para ir

Vale lembrar que se tratam de animais silvestres, que não foram domesticados. Ou seja: pode ser que no dia eles estejam “rebeldes” e não queiram dar as caras. Então, é uma questão de sorte encontrá-los ou não. E se você não avistar nenhuma arara, há chances de ver pelo menos alguma das mais de 150 espécies de aves que já foram localizadas por lá.

Conforme falamos, o Buraco das Araras fica a 55 km de Bonito e a 5 km do Rio da Prata. Aproveite o embalo para conhecer outros excelentes passeios nessa região: a Lagoa Misteriosa – onde é possível fazer mergulho com cilindro – e a flutuação no Rio da Prata (que também oferece possibilidade de mergulho com equipamentos).

E como prometemos que nesse post você aprenderia tudo que precisava sobre o Buraco das Araras, só falta falarmos de uma coisa: valores do passeio.  Então, aproveite e confira quanto custa conhecer esse atrativo, simulando também as datas de reserva.

Faça esse Tour com a Bonitour. Os visitantes que já foram sempre recomendam e saem de lá com fotos e recordações incríveis.

O Buraco das Araras é uma das maiores dolinas da América do Sul. Portanto, não perca a chance de visitar e se surpreender com o lugar.

**

A Bonitour trabalha agenciando visita aos atrativos de Bonito MS há mais de 25 anos.  Por isso, conte com a nossa experiência na hora de planejar sua viagem. A sugestão é que você monte seu roteiro com a ferramenta Roteiro Fácil, desenvolvida especialmente para você.

Agradecemos a leitura!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *