Caminhos de_Pedra_Melhores_dias_para_fazer_ seu_passeio

Caminhos de Pedra – Melhores dias para fazer seu passeio

Viajando pela história

Viajar o mundo sem sair do Brasil é mais que possível na Serra Gaúcha! Prova disso é o Caminhos de Pedra, um pedacinho da Itália que existe em Bento Gonçalves – RS.

Em uma área de acesso fácil, não muito longe do centro da cidade, haviam várias casas antigas feitas de pedra e madeira e que foram esquecidas pelo tempo. A partir de 1992, após o resgate desse patrimônio arquitetônico, o trecho passou a atrair visitantes ao promover a história e cultura dos imigrantes italianos.

Inúmeros atrativos

O Caminhos de Pedra se estende por 12 km e está localizado entre as Linhas Palmeiro e Pedro Salgado, os municípios de Bento Gonçalves e Farroupilha, e entre o limite de Caxias do Sul e Caravaggio. A rota oferece atividades para os 365 dias e atrai cerca de 100 mil turistas por ano. Atualmente 25 são casas que recebem visitação e 52 que podem ser observadas externamente.

Diversão para todos

O Eco Parque Cia Aventura fica em Nova Roma do Sul e é ideal para quem curte ecoturismo com adrenalina. São várias atividades oferecidas, com destaque para o arvorismo, bungee jump, floating, paintball, paredão de escalada e pêndulo no abismo. O espaço também é utilizado para atividades empresariais de desempenho de equipe, assim como festas de aniversário e atividades escolares com aventura pedagógica.

Eco_parque_Cia_Aventura_RS

Já o Caminho da Aventura Parque, em Bento Gonçalves, tem uma área de 3900 metros quadrados e promove atividades de diversão para toda a família. O parque possui infraestrutura adaptada, jardim com deque para descanso, playground infantil com balanços, mini parede de escalada e casa na árvore. Na área gastronômica, possui Restaurante, Café e uma Salumeria que oferece sabores exclusivos, como o salame de javali e o de erva-doce.  

Para quem adora natureza com aventura e segurança, além da interação com animais exóticos, como aves e cobras, outros atrativos imperdíveis são:

Caminho_da_Aventura_Parque_RS
Horário_de_atendimento_Eco_Parque_Cia_Aventura

O gosto da tradição

Na Casa Fracalossi é possível saborear a farta gastronomia italiana tanto no café colonial quanto no almoço. Enquanto que na área externa o visitante pode degustar vinhos, espumantes e cervejas artesanais locais.

casa_fracalossi_serra_gaúcha

O Café Colonial oferece pães, bolos e geleias, além de opções salgadas, como tábua de frios, polenta e frango frito, suco natural, café e chá. Nos almoços de cozinha colonial, massas e molhos diversos, carnes e outros sabores típicos, como Sopa de Capeletti e polenta brustolada.

Caminhos_das_pedras_casa_Fracalossi

A Casa funciona de quarta à sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.

Outros encantos pelo Caminho

Na região ainda é possível encontrar espaços especiais, caso da Vinícola Lovara, que iniciou sua história por dois amigos em 1887, a Vinícola Casa Fontanari, que mantém uma tradição familiar e a Vinícola Salvati & Sirena, onde vinhos e espumantes são criados em uma grande estrutura octogonal com base de pedras basálticas.


Já a Casa Di Dolci é especializada na produção de geleias artesanais, doces e salgados típicos, e a Casa do Tomate resgata deliciosas receitas derivadas dessa fruta. E na Fábrica de Chocolates da Florybal acontece degustação gratuita de chocolates diariamente.

Caminho_das_pedras_Florybal

O Parque Casa na Árvore abriga a maior passarela junto à natureza do país, e no Parque da Ovelha é possível acompanhar a rotina de uma fazenda de ovinos leiteiros. O resgate às origens é visto nos Ladrilhos São Pedro, onde são produzidas artesanalmente peças de cimento feitas em matriz de ferro. E na Casa da Erva Mate é ensinado o preparo do chimarrão, que depois é servido aos visitantes.

A Serra Gaúcha te espera

Se você procura um destino para descansar da rotina, conheça a Serra Gaúcha com a Bonitour, que ainda oferece outros destinos, como Bonito e Noronha.  

Para se planejar com tranquilidade e poupando tempo, crie seu Roteiro Fácil, ferramenta que organiza suas atividades conforme o dia, deslocamento e duração do passeio.

Visite o Caminhos de Pedra

Já sabe quem vai embarcar com você para essa viagem à Itália brasileira? Compartilhe esse artigo e faça o convite!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *