Dia de chuva em Bonito: o que fazer?

Powered by Rock Convert

Sempre que planejamos uma viagem, pensamos nas situações mais positivas possíveis, mas sempre bate aquela preocupação: e se chover? Pode se tranquilizar, pois  a chuva em Bonito não vai estragar a sua experiência!

Separamos dicas essenciais para você planejar sua viagem para Bonito mesmo em dias chuvosos. Saiba como aproveitar a cidade, quais passeios serão garantidos e muito mais!

O clima em Bonito

Podemos dizer que o verão e o inverno são as únicas estações do ano na cidade e as temperaturas costumam ser fiéis aos resultados que encontramos ao buscar pela previsão do tempo em Bonito.

Ao planejar a sua viagem, você terá que escolher entre apenas dois climas: período de seca ou período úmido. Entre maio e setembro, no inverno, você enfrentará a seca. E entre outubro e abril, o clima úmido é predominante. 

E quais são as diferenças entre eles? Em tempo de seca, águas ficam mais cristalinas e são ótimas para praticar mergulho e flutuação. O clima úmido caracteriza a época de chuva em Bonito, quando a cidade fica mais quente.

As chuvas beneficiam as cachoeiras, pois as quedas d’água ficam mais cheias e, consequentemente, ainda mais bonitas. Quem também entra em vantagem com o tempo chuvoso são as matas, que ficam mais verdes e vivas. 

Independentemente da época escolhida, o destino é imperdível. O clima tropical é dominante e a temperatura é sempre prazerosa. E, com ou sem chuva, existem várias opções de atividades disponíveis, veja algumas abaixo.

Passeios

Alguns passeios em Bonito podem ser afetados pelas condições meteorológicas. No entanto, a maioria opera normalmente, faça chuva ou faça sol. 

Listamos abaixo alguns dos passeios que são preparados para o tempo chuvoso e que, claramente, não colocam os visitantes em risco. 

Grutas

Por serem cobertas, as grutas são protegidas das chuvas. No entanto, dependendo da intensidade do temporal, pode ser perigoso enfrentar trilhas que já são úmidas naturalmente, pois os visitantes correm o risco de escorregar. Nesse caso, por segurança, o passeio fica interditado até que a chuva dê uma trégua.

Com chuvas leves, moderadas ou garoa, ainda é possível conhecer as maravilhas de Bonito. Como a Gruta do Lago Azul, uma atração tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que existe há, no mínimo, 10 milhões de anos. Sem dúvidas, é uma das paisagens mais belas do destino.

Ela está entre as maiores cavidades inundadas do planeta e sua profundidade é surpreendente. Para ver o Lago Azul de pertinho, é necessário descer 300 degraus. Durante esse trajeto, um guia acompanha os visitantes e compartilha a história e curiosidades sobre o patrimônio. Ao todo, são 1h30 no fascinante passeio. 

Em menos de 15 minutos dali, você pode conhecer também a Gruta de São Miguel. Outra atração com infraestrutura, que dificilmente será atrapalhada pela meteorologia. 

Ao contrário do que as pessoas imaginam, apesar da proximidade, as duas grutas são totalmente diferentes. A de São Miguel é extremamente seca e para chegar até lá, você passará por uma trilha suspensa em meio às árvores. Além do interior da gruta, o passeio contempla dois mirantes com belas vistas da natureza.

Pegue seu tênis, repelente, câmera e até o protetor solar para embarcar nessa aventura, com ou sem chuva!

Flutuações nas nascentes

Flutuação é mais uma modalidade de passeio em Bonito que estará garantida mesmo com clima chuvoso. Afinal, quem está na chuva, é para se molhar. Então, que tal molhar o corpo inteiro, observando as belezas naturais das nascentes?

Você pode começar pela Nascente Azul, uma das atrações mais famosas e mais encantadoras do paraíso do ecoturismo. A flutuação é feita na nascente do Rio Bonito e chama atenção pelos diversos tons de azul que possui. 

O habitat dos lindos peixinhos coloridos e da abundante vegetação subaquática tem sete metros de profundidade. E, para quem não se contentar em ficar na parte de cima, é possível tirar o colete e mergulhar livremente, com apoio de uma corda guia.

Outra destino perfeito para praticar flutuação é o Rio Sucuri. Ele recebe esse nome por ter o formato de uma cobra, se observado de cima. 

Então, não se preocupe, pois você não nadará com sucuris. Pelo contrário, encontrará várias espécies de peixes, que podem ser bem identificadas graças à perfeita visibilidade das águas. 

Nas duas atrações (e na maioria das flutuações), estão inclusos os acessórios e equipamentos básicos para segurança e conforto: roupa de neoprene, máscara e snorkel, colete salva-vidas e sapato para flutuação. Além, é claro, do acompanhamento de um guia, que dará treinamento e estará sempre à disposição.

Além da natureza

As condições climáticas não afetam o lado urbano da cidade. Tirando os passeios em meio à natureza, ainda há muito o que fazer em Bonito/MS. O que acha de explorar as atividades alternativas e complementares?

Recomendamos visitar o centro da cidade para conhecer o Projeto Jiboia, um passeio diferente, onde você pode tirar fotos com serpentes e saber tudo sobre elas. O Aquário de Bonito é outra alternativa legal, lá você encontra mais de 60 espécies de peixes. 

Se você busca onde comer em Bonito/MS, saiba que a cidade é repleta de restaurantes, que oferecem o melhor da gastronomia local. Aqui você pode saber mais sobre as opções disponíveis para o jantar. 

Saiba como a Bonitour pode te ajudar

Além de adquirir os pacotes de passeios para Bonito conosco, você também pode contar com o nosso aplicativo Bonitour. Ele oferece diversas funções para otimizar seu tempo e para economizar. 

Uma das facilidades, muito útil em caso de chuva em Bonito, é o alerta sobre cancelamento, adiamento ou mudança de horário das suas atividades. Você resolve essas situações de forma simples, na palma da mão. 

Outra ferramenta que vai facilitar a sua viagem é o Roteiro Fácil. Você pode personalizar seus passeios e ter sua programação pronta e descomplicada de forma rápida e simples, conheça!.

monte_seu_roteiro_aqui








Comments (6)

    1. Oi Elizama, tudo bem?😊

      O verão costuma ser a época em que mais chove em Bonito e o calor pode chegar na casa dos 35º C, a vantagem é que nesse período as cachoeiras estão mais cheias, as quedas d’água mais bonitas e a mata mais verdinha.
      Porém, é preciso ter em mente que, em dias de chuva muito forte, alguns passeios podem ser cancelados. Não se preocupe, pois você pode fazer esses passeios em outro dia, de acordo com a disponibilidade de vagas ou receber o reembolso.

      Você já pode ir organizando sua viagem e garantindo os melhores dias e horários através da nossa ferramenta Roteiro Fácil.
      Acessa aí 👉 https://www.bonitour.com.br/bonito/passeios

      Caso precise de ajuda para montar seu roteiro conte conosco! 😉

      Um abraço!

    1. Oi Marcely, tudo bem? 😊

      Uma característica do verão em Bonito são as chuvas. As matas ficam mais verdinhas e as cachoeiras com um volume maior de água.
      Mesmo assim, os passeios funcionam normalmente.
      É possível que em casos de chuvas torrenciais (muito fortes) alguns passeios tenham suas atividades suspensas, para a segurança e a garantia de uma experiência adequada dos visitantes.
      Quando isso ocorre, nossa equipe pode remanejar o passeio para outro dia da sua viagem (de acordo com a disponibilidade de vagas) ou reembolsar a atividade do roteiro.
      Mas mesmo com chuva, muitas pessoas aproveitam Bonito pra valer 😉

  1. Bonito é Lindo!!!! Gostaria de parabenizar a Bonitour.Pelo excelente acompanhamento da minha estadia em Bonito. Nota 10!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *