Como começou o ecoturismo, principais diferenciais e destinos

Quem acompanha nossos posts sabe que falamos muito sobre natureza e ecoturismo, principalmente em Bonito – MS. Já comentamos inclusive sobre os principais destinos de ecoturismo no Brasil e introduzimos o assunto no post Ecoturismo no Brasil.  Mas nunca nos aprofundamos nesse tema: “Como começou o ecoturismo“. Esta é sua chance de aumentar o seu conhecimento sobre o assunto. Acompanhe a seguir:

Descubra o que é ecoturismo

Descubra o que é ecoturismo

Ecoturismo é uma variante do turismo que – como o próprio nome diz – foca na natureza. Também é conhecido como turismo ambiental, turismo sustentável ou turismo verde.

No Brasil, começou a ficar popular nas décadas de 80 e 90. Nessa época, o principal objetivo era encontrar alternativas para viabilizar pacotes de viagens à Amazônia. Mas eram dois desafios: montar uma estrutura comercialmente viável que – ao mesmo tempo – respeitasse e preservasse a natureza.

Quem abraçou o projeto foi o Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), em parceria com o IBAMA (Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis).

De lá para cá, houveram muitas mudanças. A principal reviravolta foi que o setor privado começou a olhar com mais atenção para o Ecoturismo, desenvolvendo projetos e roteiros em parceria com o governo e as prefeituras.

E por quê? Dados internacionais* apontam que o setor de Ecoturismo crescerá 20% ao ano, um valor acima da média do mercado de turismo tradicional. Já no Brasil, o segmento focado na natureza deve crescer 30%**.

Compare as vantagens e diferenças de uma viagem de ecoturismo e uma viagem tradicional

Para facilitar, vamos imaginar que existem dois tipos de turismo de massa. O primeiro seria aquele focado em atrações ou destinos criados pelo homem. Uma viagem a Disney ou a Nova Iorque, por exemplo.

E o segundo tipo seria o turismo de massa focado em atrações naturais – cachoeiras, parques, rios, cânions, florestas, praias, etc. Organizamos as informações em uma tabela para você entender as diferenças.

Compare as vantagens e diferenças de uma viagem de ecoturismo e uma viagem tradicional

 

Conheça os lugares mais procurados para fazer ecoturismo no Brasil

Conheça os lugares mais procurados para fazer ecoturismo no Brasil

Apesar de ainda estar em crescimento, existem ótimas opções para praticar Ecoturismo no Brasil. Escrevemos sobre os melhores destinos em dois posts:

10 trilhas lindas para fazer no Brasil

Os principais destinos para praticar ecoturismo no Brasil

Nosso destino mais indicado, como você já sabe, é Bonito – que oferece muitas opções de passeio e hospedagem bem tranquila, com hotéis, pousadas e hostels (sugerimos a Pousada Gira Sol).

E se você quiser explorar um pouco mais do Brasil, a principal dica é começar a planejar sua viagem de acordo com a região que for mais próxima a você ou que sentir mais vontade de conhecer. A editora Abril desenvolveu um guia com 50 melhores destinos de Ecoturismo. Destacamos 10 para você, que nunca citamos aqui no blog. São eles:

Conheça os lugares mais procurados para fazer ecoturismo no Brasil

 

Ecoturismo significa viagens e diversão, mas vai muito além disso: é uma forma de entrarmos em conexão com a natureza, reforçando nossa responsabilidade de preservarmos os locais por onde passarmos.

Por último, é sempre bom lembrar destas frases a seguir, que resumem muito bem o que é ser um ecoturista:

Da natureza nada se tira a não ser fotos.
Nada se deixa a não ser pegadas.
Nada se leva a não ser recordações.

 

Quanta informação, não é mesmo? Agora é só arrumar as malas e fazer Ecoturismo pelo Brasil! Monte seu roteiro de aventura em Bonito. Com o Roteiro Fácil não tem erro.

Fontes:

* Ambiente Brasil 

** Brasil Escola 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *