Como viajar para o Jalapão

Como viajar para o Jalapão

Jalapão, no Tocantins, é um destino que sempre está nas capas de revista de turismo. No entanto, após se encantar pelas belezas naturais e paisagens, surgem as dúvidas: como chegar ao Jalapão? Quais os melhores passeios por lá? Há opções de ecoturismo? E, a mais comum de todas: como viajar para o Jalapão? Acompanhe então esse conteúdo da Bonitour para esclarecer todas essas questões!

Descubra onde fica o Jalapão

Pedra Furada Jalapão

O Jalapão não é uma cidade, como alguns pensam. É uma grande região turística localizada no Tocantins, englobando oito municípios, com diversas áreas de natureza preservada – sendo uma delas o famoso Parque Estadual do Jalapão.

O Parque fica abrigado em uma área de 34 mil km². Para se ter ideia da dimensão dele, use como parâmetro um campo de futebol, cuja medida oficial é 0.01 km²!

Cidades da região do Jalapão

Todas possuem atrações turísticas, sendo que nesse quesito se destaca Mateiros. Durante a viagem ao Jalapão você encontrará paisagens únicas, repletas de natureza. Destacamos os fervedouros (falamos sobre eles em detalhes anteriormente), as cachoeiras, as dunas, as grutas e os cânions.

Faça sua rota para chegar ao Jalapão

Cachoeira da Velha - Jalapão

O Jalapão fica a 300 km de Palmas, capital do Tocantins. Do aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues para as entradas do parque é necessário percorrer estradas de terra e areia em veículos 4×4.

Como viajar para o jalapão aviso

Dica: Vai chegar de avião e irá alugar um carro 4×4? Entre em contato com a locadora antecipadamente e peça para retirar seu carro no aeroporto.

Saindo do aeroporto de Palmas pegue a estrada TO-020, via Novo Acordo, depois siga pela TO-030 até chegar a São Félix do Tocantins, posteriormente pegue a TO-247  até chegar a Mateiros.  Conforme o mapa:

Como chegar ao Jalapão - roteiro 1

Saindo do aeroporto de Palmas para Mateiros, no parque do Jalapão:

  • Pela estrada TO-110, que depois se conecta a TO-030, e seguindo pela TO-255 mais a frente até chegar na cidade Mateiros.

Como chegar ao Jalapão - roteiro 2

O terceiro trajeto possível é:

  • Saindo do aeroporto de Palmas, pegue a estrada TO-050, via Queima, e posteriormente a TO-255 chegando a Mateiros. Conforme o mapa:

Como chegar ao Jalapão - roteiro 4

Encontre estadias de acordo com o seu perfil

Comunidade no Jalapão

Não há hotéis no parque Jalapão. Por isso, sugerimos que você escolha o local onde irá ficar a partir do seu estilo de vida. Se você valoriza conforto e comodidade, a saída é ficar hospedado em uma pousada, que muitas vezes já inclui o café da manhã. Agora, se você está acostumado a se aventurar, o camping é ideal, devido aos custos bem atrativos.

Crie um roteiro eficiente

Prainha do Rio Novo - Jalapão

O Jalapão possui inúmeras paisagens e belezas naturais. As atrações compensam os desafios existentes para se chegar lá. Nossa dica é planejar o roteiro com antecedência, para que cada minuto possa ser plenamente desfrutado.

Comece valorizando o que o Jalapão tem de melhor – os fervedouros. Vale muito a pena conhecer, porque é um fenômeno que você dificilmente encontra em outros lugares. Nesse caso, compensa estender a estadia em Mateiros.

Por último, ressaltamos a importância da presença de um guia. Com ele, sua viagem fica mais segura e você ganha a chance de conhecer locais que apenas quem é da região sabe como chegar (é o caso de grutas e cavernas, por exemplo).

Serra do espirito santo - Jalapão

**

O Jalapão é um destino admirado mundialmente. A prova desta fama está nos números: nos últimos 6 anos houve um crescimento de 100% no número de turistas na região*. Todo esse movimento tem explicação: as paisagens típicas do cerrado, com lindas dunas alaranjadas, formam um cenário sem igual. Além disso, a presença de água em abundância (cachoeiras, nascentes, rios, fervedouros) é uma combinação perfeita com o calor da região.

Agora que você já sabe como chegar ao Jalapão e as principais atividades a fazer por lá, confira mais sobre esse destino nos posts:

5 motivos para visitar e se encantar com o Jalapão

Saiba o que conhecer no Jalapão

Quem vai ao Jalapão volta cheio de histórias para contar e com muitas fotos incríveis dos momentos que viveu por lá. Compartilhe esse post para motivar alguém a ir com você! E não se esqueça de deixar seu comentário, falando sobre o que mais te surpreendeu nesse destino!

Fonte: *Portal Tocantins 

Créditos e agradecimentos fotográficos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *