conheca_as_belezas_do_jalapao

Conheça as belezas do Jalapão

Conhecer as belezas do Jalapão é viajar por um surpreendente destino ecoturístico brasileiro. Considerado um dos redutos mais bonitos do país, o Jalapão está situado no interior do estado do Tocantins e a 200 km quilômetros da Capital, Palmas.  

O destino é repleto de cachoeiras, dunas e dos famosos fervedouros. Além disso, a sua paisagem reúne atrativos que garantem aos visitantes o contato mais próximo com a diversidade de fauna e flora do Jalapão.

E tudo isso permanece praticamente em seu estado original. Tanto por conta da distância e do acesso relativamente difícil quanto por a região estar inserida em diversas unidades de preservação.

Outro fator que intensifica o estado de preservação ambiental da região é que ela ainda é pouco conhecida pelos turistas brasileiros e estrangeiros. E é por isso que, a seguir, iremos explorar os mais belos atrativos do Jalapão, para que você tenha ainda mais motivos para querer conhecer o que este destino tem a oferecer.

Acompanhe!

6 belezas do Jalapão que você precisa conhecer

belezas_do_jalapao

O Jalapão abrange uma área de 11 mil quilômetros e é considerado a principal atração ecoturística do Tocantins. E se você deseja conhecer a região, é possível planejar a sua viagem em qualquer época.

O motivo é simples: o destino mantém suas temperaturas quentes durante o ano inteiro (30º a 35ºC, de dia, e 13ºC a 20ºC, de noite). Lembrando apenas que existe a época de chuvas, que vai de dezembro a março.

A seguir, selecionamos os seis atrativos mais procurados do Jalapão. Aventure-se!

Cachoeira da Velha

A Cachoeira da Velha é a maior queda d’água da região do Parque Estadual do Jalapão. A força da água acaba tornando este processo natural uma experiência única para seus espectadores.

cachoeira_da_velha_jalapao

A Cachoeira da Velha recebe as águas do Rio Novo, um dos maiores rios de água potável do mundo. O acesso é gratuito e o carro chega à beira da trilha de acesso ao atrativo, facilitando o acesso de todos os turistas.

Para quem quer chegar ainda mais perto da queda d’água, isso é possível praticando rafting. Esta opção é ideal para os amantes de paisagens exuberantes e aventuras radicais.

Prainha do Rio Novo

O Rio Novo é conhecido internacionalmente como um dos maiores rios de água potável do mundo. E, apesar de haverem diversas praias entre o seu percurso, uma, em especial, é considerada ideal para mergulho: a Prainha do rio Novo. Ela apresenta, também, uma longa faixa de areia branca, águas calmas e amplos espaços com sombra, para quem preferir relaxar.

prainha_do_rio_novo_jalapao

A Prainha do Rio Novo fica bem próxima à Cachoeira da Velha. Ou seja, você pode conciliar as visitas destes dois atrativos no mesmo dia. Principalmente nos dias mais quentes! A água do rio tem uma temperatura bastante agradável, refrescando o passeio e tornando-o ainda mais agradável.

Cachoeira do Formiga

A Cachoeira do Formiga não poderia faltar na lista de belezas do Jalapão. A sua queda d’água é menos intensa que a da Cachoeira da Velha. Mas, em compensação, apresenta uma refrescante piscina natural com cor azul-esverdeada. Nossa dica da máscara de mergulho também serve para este atrativo!

cachoeira_da_formiga_jalapao

Dunas do Jalapão

Como resultado erosões rochosas, formou-se a área que abrange as dunas do Jalapão. A altitude delas varia de 200 a 400 metros, e os bancos de areia são verdadeiramente uma bela paisagem. Especialmente quando a luz solar é rebatida pelas dunas, criando diferentes tonalidades de dourado, as quais se misturam com o azul dos rios. Durante o percurso, os visitantes atravessam alguns riachos. Esta é uma ótima oportunidade de se refrescar.

dunas_do_jalapao

Nossa dica para aproveitar ainda mais as dunas do Jalapão é observar o nascer e o pôr-do-sol, os quais são um espetáculo à parte, e compensam qualquer dificuldade para se chegar até elas.

Serra do Espírito Santo

A Serra do Espírito Espírito Santo tem uma vista impressionante. E este é o maior presente para quem consegue superar o desafio de subí-la. Para quem gosta de viagens com aventura e emoção, observar o nascer do sol no mirante da serra do Espírito Santo é extraordinário. Mas, para isso, é preciso sair bem cedo!

serra_do_espirito_santo_jalapao

Fervedouros naturais

Flutuar nos fervedouros do jalapão pode ser uma experiência, no mínimo interessante. Isso porque essas piscinas naturais recebem uma forte pressão da água que escorre do lençol freático, o que faz as pessoas se manterem em flutuação constante e sem nenhum esforço.

Cada fervedouro possui um limite de banhistas. Em sua maioria, é permitido que até dez pessoas aproveitem ao mesmo tempo. O fervedouro mais conhecido é o Fervedouro do Ceiça, situado em meio a vegetações que oferecem um clima de paraíso. E, por falar em beleza, o Fervedouro Bela Vista é considerado por muitos visitantes o mais bonito da região.

fervedouros_jalapao

O Jalapão é reconhecido, também, pelo seu trabalho e preocupação com a preservação ambiental. Assim como nos fervedouros, é importante que os visitantes respeitem as regras de cada atrativo, para manter o ecossistema local em equilíbrio e garantir a manutenção do turismo sustentável.

As belezas naturais do Jalapão são um convite ao que há de mais belo na natureza. Visite o destino assim que puder.

Continue sua leitura e conheça, também, as belezas de Fernando de Noronha, da Serra Gaúcha e de Bonito/MS.

monte_aqui_seu_roteiro_facil

Agradecimentos fotográficos:

  • @manoelasimao
  • @paulaferreirra
  • @nani_lutke

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *