Curiosidades sobre o Pantanal: o paraíso do ecoturismo brasileiro

Provavelmente você já ouviu falar sobre o Pantanal e sua importância para o Brasil. Mas será que sabe exatamente o que é essa região e todas as opções que ela pode oferecer? Vamos explicar algumas curiosidades sobre o Pantanal e um pouco da dimensão desse verdadeiro santuário brasileiro!

Localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Pantanal é, ao lado da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa, um dos seis biomas brasileiros. E apesar de ser o menor em extensão, o Pantanal é um dos ecossistemas mais ricos do país e do mundo. Mas as peculiaridades não param por aí!

Com 228 mil quilômetros quadrados, o Pantanal oferece uma natureza única e uma fauna diferenciada. Você sabia, por exemplo, que o local abriga mais peixes do que em todos os rios da Europa juntos? Imagina só o quanto de vida esses rios pantaneiros abrigam.

Incrível, não é mesmo? Hoje, vamos explicar um pouco mais sobre o Pantanal e todas as suas peculiaridades! Desde os animais e as plantas típicas da região, até as possibilidades de turismo e todos os seus encantos naturais.

O que é o Pantanal?

O Pantanal é, na verdade, uma das maiores planícies alagadas do mundo. Afinal, o Rio Paraguai despeja 178 bilhões de litros de água todos os dias na planície pantaneira. Para você ter ideia, durante o período que se inicia na primavera, cerca de 80% de toda área do local fica inundada. 

Tais características possibilitam desde o desenvolvimento das mais diversas formas de vida, tanto marinhas, como terrestres, até uma natureza incrível e a prática do ecoturismo.

Um pouco sobre a fauna e a flora do Pantanal 

Por oferecer umidade e temperaturas que vão de 21 até 32ºC, o Pantanal é a “casa” de muitas espécies de plantas e animais. São 3.500 tipos de plantas na região, que conta com algumas espécies típicas e que não podem ser encontradas em nenhum outro local do mundo.

A fauna também é super diversificada! São 6.656 espécies de aves catalogadas, 325 de peixes, 159 de mamíferos, 98 de répteis e 53 de anfíbios. Dentre essas, alguns destaques são o morcego-fantasma-grande, o maior das Américas — com até 1 metro de envergadura—, e a sucuri, a maior serpente das Américas, que possuem em média 3 ou 4 metros.

Além disso, outros animais que estão presentes no Pantanal matogrossense e chamam a atenção de muitas pessoas são a onça pintada e o jacaré do Pantanal. Também não podemos nos esquecer das piranhas! De 36 espécies que existem no mundo, 24 estão no Brasil! 

Mas também existem diversos animais menos exóticos. Como exemplos, podemos lembrar da capivara, que é o maior roedor do mundo, e o tuiuiú, ave símbolo do Pantanal e que possui asas que podem chegar em até 2 metros de envergadura. Um roteiro e tanto para quem adora aventuras, não é mesmo?

O que é ecoturismo?

O ecoturismo é justamente a prática de conhecer e explorar a natureza, diferente de um turismo mais tradicional, que é voltado às praias, atrações históricas ou culturais, por exemplo. Nesse tipo de turismo, as possibilidades vão de trilhas e tirolesas até cachoeiras e outras formas de aproveitar uma viagem que respeite o meio ambiente.

E o sucesso desse tipo de turismo pode ser mostrado em números! Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), enquanto o turismo geral cresce 7,5% por ano, o ecoturismo avança 20%. Ou seja, cada vez mais pessoas estão se apaixonando por aventuras e descobertas nesses verdadeiros paraísos naturais.

Faça ecoturismo no Pantanal e aproveite toda a diversidade do local

O turismo de maior sucesso e evidência no bioma Pantanal está localizado no entorno de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Assim como o próprio nome diz, a região possui atrativos incríveis e que vão desde verdadeiros points até aqueles locais desconhecidos, mas que são verdadeiros tesouros.

Por isso, se você deseja conhecer o Pantanal a fundo, certamente vale a pena apostar e pensar na localização perfeita para a sua hospedagem. Assim, é possível não só aproveitar todo o mistério da região pantaneira, mas também outros encantos naturais, como pequenos rios e lagoas com água cristalina.

Desmatamento: um perigo real para o Pantanal

A região do Pantanal é realmente grandiosa! São diversas belezas naturais e possibilidades de turismo. Mas tudo isso está em perigo com o desmatamento, que está crescendo e se tornando um verdadeiro risco para a região.

Para se ter ideia, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foi registrado em 2019 um aumento de 334% nos focos de queimada no Pantanal, se compararmos com o mesmo período do ano anterior. Tal cenário é preocupante e revela uma ameaça cada vez maior às belezas e tudo que este paraíso pode oferecer.

Vale lembrar que, apesar de ser um tema muito discutido, o desmatamento no Brasil não é uma exclusividade das áreas do Pantanal. Como exemplo, podemos lembrar dos danos à Mata Atlântica e às queimadas na Amazônia, que estão crescendo desde 2012, causando diversos prejuízos ao ecossistema local.

Mas se engana quem acredita que esse prejuízo é apenas regional! O desmatamento no Brasil e, principalmente na Amazônia, prejudica desde a temperatura local até a vida nas cidades, com, por exemplo, a falta de chuva no sudeste e centro-oeste. 

Quer conhecer o Pantanal? Venha para a Fazenda San Francisco

Quer ver todas as belezas do Pantanal, mas com todas as facilidades de uma hospedagem super completa? Se a resposta para essa pergunta for sim, certamente você deve conhecer a Fazenda San Francisco, com day use, na Bonitour. 

Há apenas 160 km de Bonito, você pode sentir toda a energia do clima do Pantanal, aproveitando um roteiro de ecoturismo inesquecível em um dia inteirinho! Tudo isso em um passeio de barco por rios sul mato-grossenses, em que você pode observar todas as características desse local tão especial. 

E o melhor: tudo isso de forma acessível e super personalizada aos nossos visitantes. Venha para o Pantanal e conheça essa região tão incrível do Brasil. Certamente você vai adorar!

Roteiro Fácil

Ainda não sabe como planejar sua viagem para o Pantanal? Com o Roteiro Fácil você monta seu roteiro em apenas alguns minutos. A plataforma é online e gratuita!
Os melhores destinos de ecoturismo do Brasil estão aqui. Vem ver!

monte_seu_roteiro_aqui


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *