passeios_no_jalapao

Descubra os encantos do Jalapão

Momentos repletos de beleza e natureza fascinante! Estas características descrevem muito bem os passeios no Jalapão, que se encontra no coração do estado do Tocantins. A região mostra-se ainda mais encantadora quando o objetivo é fugir do agito das grandes cidades. 

Isso acontece porque os seus visitantes podem vivenciar atividades ecoturísticas e muita tranquilidade, em meio às dunas, fervedouros, cânions e cachoeiras. Estes e outros diferenciais fazem o destino ser surpreendente e, ao mesmo tempo, revigorante. 

Por isso, se você deseja conhecer um local para renovar as energias, está no lugar certo. A seguir, iremos explorar os principais encantos desse belo lugar chamado Jalapão.

Jalapão: características, natureza e passeios

O Parque Estadual do Jalapão é uma unidade de preservação ambiental brasileira, assim como Fernando de Noronha e Bonito/MS, por exemplo. A área abrange um total de 1.589 km², que se distribui entre os municípios de Mateiros, São Félix do Tocantins e Ponte alta do Tocantins.

passeios_no_jalapao

O destino pode ser visitado em qualquer época do ano. Mas há algumas informações que valem a pena conhecer, antes de planejar uma viagem para lá: 

  • o período de chuva vai de novembro a abril; 
  • o clima mais seco abrange os meses entre abril e outubro; 
  • entre o final de maio e julho, o clima encontra-se mais ameno.

Hospedagem

No Jalapão, é possível se hospedar em pousadas ou campings, o que intensifica o contato com a natureza. Em sua maioria, os locais oferecem estrutura suficiente para os hóspedes, e encontram-se próximos dos atrativos do Jalapão.

Principais pousadas: 

  • Pousada Águas do Jalapão, em Ponte Alta do Tocantins;
  • Pousada Beira da Mata, em Mateiros;
  • Cachoeiras do Jalapão, em São Félix do Tocantins.

Principais locais de camping:

  • Fervedouro Bela Vista;
  • Cachoeira do Formiga;
  • Camping do Vicente;
  • Pousada Beira da Mata.

Passeios do Jalapão: um convite para conhecer paisagens extraordinárias

Fervedouros

Uma das paradas obrigatória no Jalapão são os seus fervedouros. Eles possuem águas translúcidas que ficam em meio à vegetação fechada, características específicas de uma nascente de rio. Além da sua beleza exuberante, um dos principais motivos da grande procura pelos fervedouros é o fato de não ser possível afundar em suas águas

passeios_no_jalapao
@luciano_zulu_

Este fenômeno raro acontece por causa da forte pressão das águas que jorram do lençol freático. Esse aspecto faz com que o corpo humano se mantenha na superfície. Outro ponto importante deste passeio é o fato de ele ideal para as crianças. Elas simplesmente adoram o banho nos fervedouros! 

Cachoeira da Velha

Na Cachoeira da Velha, pode-se ver de perto a maior queda d’água da região. A força da água impressiona os olhos dos seus visitantes. Principalmente para quem pratica rafting e pode ver o fenômeno mais de perto. Este passeio é uma ótima opção para quem curte aventuras radicais e contato com a natureza, ao mesmo tempo. 

Dunas do Jalapão

passeios_no_jalapao

As dunas do Jalapão são verdadeiras dádivas da natureza, e possuem altitudes que variam de 200 a 400 metros. Quando os raios do sol batem nelas, cria-se um tom dourado impressionante. E, entre elas, encontram-se formações de água de tonalidade azul, que são um belo convite para relaxar e se refrescar. 

E aí, gostou dos encantos do Jalapão? Aproveite e conheça outros destinos surpreendentes com o Roteiro Fácil. E se você já conhece o Jalapão, conte nos comentários como foi a sua experiência. 😉

monte_seu_roteiro_aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *