Descubra quando viajar para o Jalapão

Uma região que mistura diversas paisagens em um só local. Das dunas às cachoeiras cristalinas, do cerrado à mata fechada. O Jalapão é um destino já conhecido pelo ecoturismo e por sua beleza natural. Com uma área de 34 mil km², a região está localizada no centro-leste do Tocantins. Se você quiser entender melhor qual o caminho para chegar no Jalapão, contamos tudo em outro post.

Famoso pelos seus fervedouros – piscinas naturais onde é impossível afundar – o local também é conhecido por ter estações bem definidas durante o ano. Por conta disso, é muito comum ficar a dúvida: quando viajar para o Jalapão? É isso que vamos responder a você agora!

fervedouros_jalapão

Clima no Jalapão

A verdade é que existem dois períodos bem definidos por lá: a época de chuvas e a de seca. Assim como em outras regiões do norte e nordeste brasileiro, entre os meses de outubro e abril, o calor vem acompanhado de um período de chuva. A temperatura no Jalapão nesses meses pode superar os 30°C e cair um pouco à noite, ficando em torno de 22°C.

Entre maio e setembro, o clima no Jalapão é mais ameno e as chuvas ficam escassas. A época de seca deixa a temperatura mais amena durante o dia e um pouco mais fria à noite, podendo chegar a uma média de 13°C a 22°C.

Apesar dessa diferença climática, o Jalapão pode ser visitado o ano todo. Mas, para quem quer aproveitar o céu mais azul e apreciar a paisagem ainda mais, a melhor época para viajar para o Jalapão é durante o período de seca, especialmente no mês de maio.

Melhores passeios no Jalapão

Além dos fervedouros, a região também é ótima para quem quer curtir as cachoeiras, visitar os gigantescos paredões de pedra, como o Cânion do Sussuapara, passear pelas dunas e pelas trilhas. Saiba o que conhecer no Jalapão:

Rafting, camping, caminhada, visita a cavernas são apenas alguns motivos para viajar para o Jalapão.

Atenção para as reservas!

Assim como em diversos destinos brasileiros, quem quiser viajar para o Jalapão precisa se planejar com antecedência. Durante as férias e nos feriados, a procura ainda é maior e a viagem pode acabar antes mesmo de começar. Os fervedouros, por exemplo, têm limites de visitação. Portanto, a dica que fica sempre é: planeje e reserve os passeios assim que puder.

Roteiro Fácil

Para facilitar o planejamento dos viajantes, criamos a ferramenta Roteiro Fácil. Nela, você pode inserir todos os pontos turísticos que deseja visitar, além das datas, horários, hospedagem e opções de transporte também. Tudo em um único lugar para otimizar o seu tempo, o seu planejamento e te ajudar a tornar a viagem mais tranquila.

Em breve vamos oferecer os passeios para o Jalapão a partir da nossa ferramenta. E se você quiser montar o roteiro ideal para outros locais, aproveite e conheça a opção da Serra Gaúcha, Fernando de Noronha e Bonito!

E aí, qual é o seu próximo destino?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *