atividades_passeios_com_crianças_jalapao_capa

Dicas de atividades e passeios para fazer com as crianças no Jalapão

Um lugar para quem quer sair da correria dos centros urbanos e contemplar os encantos naturais do Brasil. E de quebra, aproveitar com toda a família. O turismo do Jalapão, Tocantins, é um destino repleto de surpresas.

Um dos destaques é o Parque Estadual do Jalapão, com 34 mil km², considerado um dos maiores blocos de vegetação nativa remanescente no Brasil. Referência em ecoturismo o Jalapão é um destino para toda a família.

atividades_passeios_com_crianças_jalapao

Mas, antes de comprar uma passagem e aproveitar os passeios, aqui vão algumas dicas importantes:

Como planejar viagens com crianças?

Você sabe que viajar com filhos pequenos é uma aventura que precisa de um bom planejamento, não há idade mínima para pegar a estrada, mas os conselhos são:

atividades_passeios_com_crianças_jalapao

Dicas de passeios para fazer com as crianças no Jalapão

Os passeios no Jalapão são ainda mais indicados para crianças que gostam de aventuras. Para chegar até os destinos mais turísticos, a viagem é longa e visualmente linda! Quem viaja de avião vai até o aeroporto de Palmas e de lá precisa passar quase 300 km de carro – e de preferência um veículo que se saia bem em estradas de chão. Prepare-se para contemplar a natureza a todo o momento.

atividades_passeios_com_crianças_jalapao

As principais atrações da viagem no Jalapão são os fervedouros, pequenos lagos com águas cristalinas e formadas de uma nascente subterrânea. Ah, e você mergulha e não afunda. O que pode parecer magia, é na verdade um fenômeno chamado de ressurgência. Para entender melhor sobre o fenômeno, confira tudo sobre os fervedouros do Jalapão.  

Cachoeira da Formiga

atividades_passeios_com_crianças_jalapao_cachoeira_da_formiga

Uma das paisagens mais belas da região tem até uma piscina de água natural. O local é muito indicado para quem quer relaxar e para os que ainda nem sabem nadar.

Cachoeira da Velha 

atividades_passeios_com_crianças_jalapao_cachoeira_da_velha

É ótima para atividades de ecoturismo, como rafting. Para praticar não precisa ser muito experiente, mas atenção com as crianças! Use colete salva-vidas e capacete para segurança.

Cânion do Sussuapara

atividades_passeios_com_crianças_jalapao_canion_sussuapara

Com uma trilha curta, de 15 minutos, você chega até os paredões de pedra, de 12 metros de altura. Lá, a água brota durante todo o ano, independente da seca. O Cânion é um bom passeio para levar os pequenos e tirar aquelas fotos.

Comunidade Mumbuca

atividades_passeios_com_crianças_jalapao_mumbuca

E se você quer também aprender um pouco de cultura e história do Brasil, o povoado Mumbuca é uma boa escolha. A comunidade é formada por descendentes de escravos que compartilham suas histórias e também vendem artesanatos de capim dourado.

Se você não ficou impressionado, confira cinco motivos para visitar o Jalapão. E se ainda não souber onde ir no Jalapão, leia o nosso post com outras dicas de passeios.

E como criar um roteiro divertido?

Não há uma regra de como planejar uma viagem. Basicamente, é preciso pensar no que você e sua família gostariam de aproveitar. O Jalapão possui inúmeras atrações e belezas naturais. E se você precisa de uma ajudinha na organização, relaxa que a gente te ajuda! Confira outros posts no blog da Bonitour.

Se o Jalapão não é ainda o que você procura para viajar com as crianças, você pode conferir também as outras opções que a Bonitour oferece: Serra Gaúcha e Fernando de Noronha.  Com a nossa ferramenta Roteiro Fácil, você tem acesso a todas as opções de passeios disponíveis nesses destinos e pode montar o seu roteiro de acordo com a sua necessidade e orçamento em um único lugar.

 

Já foi ou está se preparando para conhecer o Jalapão? Então comente e compartilha com a gente as suas dicas!

 

Agradecimento e crédito fotográfico:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *