Dicas para quem vai viajar para Gramado - RS

Dicas para quem vai viajar a Gramado – RS

O turismo em Gramado é muito forte. São variadas as atrações que chamam a atenção dos visitantes: parque temáticos, cafés coloniais, chocolates, noites típicas (noite alemã, noite suíça, noite gaúcha), restaurantes e bares, além de muitas outras atividades, que colocam Gramado em lugar de destaque no turismo na Serra Gaúcha. Selecionamos neste artigo algumas dicas para quem vai viajar para Gramado – RS.

Antes de começarmos, conheça um pouco sobre a história de Gramado. A cidade surgiu em 1954, depois de se separar de outro município. Não é populosa (pouco mais de 30 mil habitantes), mas muito organizada.

Mini Mundo - Gramado

Gramado logo cedo viu que a paisagem natural era um ponto que atraía muitos visitantes. Investiu então no turismo, com cadeias de hotéis, centros de eventos, feiras, convenções e – principalmente – restaurantes (são mais de 200). Hoje, 90% da receita de Gramado provém do turismo*.

Quer saber mais sobre essa bela cidade e o que não pode deixar de experimentar quando for visitá-la? Acompanhe então o conteúdo que preparamos para você:

Aprecie a variedade da gastronomia

  • Café Colonial

Café Colonial

Um banquete inspirado em uma tradição alemã. Você se serve à vontade, escolhendo entre variados pratos típicos como salames, geléias, queijos, cucas (falaremos sobre elas mais adiante), linguiças defumadas, pães caseiros, tortas e doces.

  • Sequência de Fondue

Sequência de Fondue

Um prato tipicamente suíço, mas muito famoso em Gramado por combinar com o frio da região. O fondue de Gramado oferece carnes exóticas, queijo e chocolate. Para acompanhamento, há pães, frutas, bolachas e legumes.

O rodízio é mais interessante pela variedade, pois oferece as três opções: carne, queijo e chocolate.

  • Churrasco no espeto

Churrasco

Gramado fica no Rio Grande do Sul – estado famoso nacionalmente pelo churrasco. Sendo assim, não poderiam faltar boas casas de carne na cidade. Quando for, não deixe de experimentar as especialidades das churrascarias – costela de boi e cordeiro.

  • Chocolate

Chocolate

O primeiro chocolate artesanal do Brasil** é de Gramado. A paixão por esse doce continua até hoje, a cidade hoje abriga 19 lojas em funcionamento. Gramado também foi pioneira ao abrir o primeiro parque temático de chocolate da América.

  • Chimarrão

Chimarrão

Na cidade é fácil encontrar cuia, bomba e erva nas lojas, apesar de ser difícil achar um lugar que venda a bebida pronta. É a sua chance de aprender a fazer seu próprio chimarrão, levando para casa todos os itens necessários. Aproveite!

  • Comidas da culinária italiana e alemã

Comidas da culinária italiana e alemã

Imigrantes desses países colonizaram a região, deixando como herança receitas de licores, chás, doces caseiros, pães artesanais, queijos, salames e pratos típicos como salsichas e eisbein (joelho do porco, usado como ingrediente muito importante da culinária alemã. Pode ser preparado cozido, frito ou assado, dependendo do prato. Normalmente é servido com chucrute).

Quer provar? Experimente nos restaurantes típicos de Gramado e região.

Aproveite as Noites na Serra

Tratam-se de pacotes especiais, que promovem festas onde você faz uma imersão em diferentes culturas. Há dança, gastronomia, música e jogos.

Noites temáticas Serra Gaúcha

Surpreenda-se com o Tour Raízes Culturais de Gramado

Rota Rural - RS

Quem visita Gramado hoje não consegue imaginar como essa cidade – cheia de modernidades e atrações turísticas – um dia já foi uma pacata colônia onde viviam diversos imigrantes.

Para voltar um pouquinho no tempo, indicamos o Tour Raízes Culturais. Em um passeio, de aproximadamente 4 horas, você conhece 5 pontos turísticos que levam você à Gramado do fim do século XIX e início do XX.

Você irá conhecer casas da época, um moinho, um local de produção de erva-mate e um museu rural, terminando o tour com um lanche ou o tradicional café da colônia, que é feito com produtos locais e mais simples.

**

Depois de todas essas dicas, é só comprar as passagens e aproveitar tudo que Gramado tem a oferecer. Difícil vai ser escolher por onde começar, entre tantas opções!

A Serra Gaúcha oferece Ecoturismo para todos os gostos e idades. Se você planeja se aventurar sozinho ou reunir toda a família para um passeio, conte com a Bonitour para te ajudar nessa tarefa. Entre em contato e saiba mais.

CONTINUE SUA LEITURA:

Ecoturismo: Lugares para conhecer na Serra Gaúcha

A melhor época para visitar a Serra Gaúcha.

AGRADECIMENTO E CRÉDITOS FOTOS:

Guia Melhores Destinos

@edineimonquero

FONTES:

*Wikipedia – Turismo

**TripAdvisor

Partiu Serra Gaúcha RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *