Dicas para visitar a Serra Gaúcha com as crianças

Vai viajar para a Serra Gaúcha, mas ainda não definiu que roteiro seguir? Sabemos que planejar uma viagem em família não é fácil e, por isso, separamos as melhores dicas para você curtir esse passeio com a criançada.  Viajar quase sempre gera algum tipo de ansiedade, mais ainda quando se trata de um grupo familiar. As expectativas são muitas, então evite surpresas fazendo um bom planejamento da viagem e buscando apoio de profissionais de turismo capacitados e competentes. Saber de antemão as prioridades e o tipo de entretenimento que deseja oferecer às crianças são itens importantes a considerar no momento de organizar seu roteiro. Pensando em sua tranquilidade, separamos aqui algumas ótimas opções de passeios para você e seus filhos. 

As cidades da região têm inúmeros e incríveis atrativos, quase todos capazes de satisfazer aos mais variados gostos. Mas, como nosso foco está direcionado às crianças, e estas não gostam de calmaria, selecionamos opções que podem ser as preferidas da garotada. Confira nossas dicas:

Passeios para fazer com as crianças na Serra Gaúcha

Passeios para fazer com as crianças na Serra Gaúcha

  • Mundo à Vapor (Canela/RS) – É um museu que funciona como parque temático, dedicado às máquinas a vapor e sua história. O local também disponibiliza um “Espaço Kids”, onde crianças menores podem relaxar e brincar ou se divertir em passeio na mini locomotiva nos jardins do Parque.
  • Ecoparque Sperry (Canela/RS) – É um ponto turístico dedicado às atividades de preservação do meio ambiente, com localização privilegiada, dentro do Vale do Quilombo.  São cenários de riquezas naturais que podem ser visitados por meio de diversas trilhas.  Se você quiser saber mais sobre opções de passeios que envolvem o ecoturismo, escrevemos um artigo sobre.  
  • Snowland (Gramado/RS) – É o único ponto do Brasil em que você irá encontrar neve o ano todo. Tem patinação no gelo, castelo de gelo e pista de esqui na neve. É um lugar mágico que possui mais de 10 atrações para toda a família. Este é, com certeza, um passeio imperdível para quem visita a Serra Gaúcha.

Passeios para fazer com as crianças na Serra Gaúcha 2

  • O Reino do Chocolate (Gramado/RS) – É um passeio imprescindível para quem viaja com os filhos. É diversão e conhecimento, tudo acompanhado de muito sabor. Enquanto curtem o ambiente, os visitantes conhecem toda a história do chocolate.
  • Gramado Zoo (Gramado/RS) – Um passeio muito instrutivo, principalmente para a criançada, pois prioriza o bem-estar animal, a pesquisa, a educação ambiental e a conservação.  Grandes viveiros e vidros blindados possibilitam integração e proximidade com diversos animais, em ambientes que tentam reproduzir seu habitat natural. Além disso, uma das inovações desse Zoo é a apresentação de animais exclusivamente da fauna brasileira.
  • Aldeia do Papai Noel (Gramado/RS) – É o único parque temático natalino que fica aberto à visitação o ano todo. Entre as atrações destacam-se a Árvore dos Desejos, o Chalé dos ursos, a Fábrica de Brinquedos, Aldeia de Neve, a Garagem do Papai Noel e um monotrilho que percorre o parque. O lugar expressa com beleza a magia do Natal, tornando-se, por isso, inesquecível para todos, especialmente crianças.

Dicas extras para encantar a família

Dicas extras para encantar a família

  • Alpen Park (Canela/RS) – Está situado a 3km da Catedral de Pedra em Canela. São 60.000 m² verdejantes que proporcionam ao visitante um visual incrível e inesquecível.  Possui várias atrações, dentre as quais podemos citar: tirolesa, trenó, rapel e montanha russa, em meio à exuberância da Natureza. Os atrativos são para todas as idades.
  • Parque Terra Mágica Florybal (Canela/RS) Conta com brinquedos, dinossauros gigantes, e muitas atrações que são perfeitas para aproveitar com a família. Uma peça teatral encerra o passeio, produzida e representada por atores locais, destinada principalmente ao público infantil e com tema focalizando a conscientização ambiental.
  • Museu de Cera Dreamland (Gramado/RS) – Os ícones do cinema e da cultura pop podem ser vistos em tamanho natural e com extremo realismo. São estátuas que parecem vivas, e a criançada pode tirar fotos ao lado de seus artistas e super-heróis favoritos.

Dicas extras para encantar a família 2

  • Parque Mini Mundo (Gramado/RS) – Um parque formado por réplicas em miniatura de prédios de diversas partes do mundo. O local conta com espaço para alimentação, lojas temáticas e um ambiente para as crianças  se divertirem.
  • Mundo Encantado (Gramado/RS) – Atração temática composta por 7 cenários, que juntos contam a história da colonização da região por meio de réplicas em movimento. Um passeio que irá instruir de maneira leve e encantadora.
  • Parque dos Dinossauros (Canela/RS) – O parque  Vale dos Dinossauros em Canela, possui réplicas perfeitas de espécies que habitaram o nosso planeta e conta a história e características de cada uma delas. Os Dinossauros encantam  públicos de todas as idades.
  • Parques da Serra (Bondinhos aéreos) – Umas das maiores atrações do Parque da Serra são os bondinhos aéreos. No percurso o visitante desfruta de belas paisagens chegando até a Estação Animal, parte mais elevada do empreendimento, onde estão as trilhas auto-interpretativas. Descendo novamente de bondinho chega-se a Estação Cascata, um cenário espetacular que tem como pano de fundo a Cascata do Caracol.

Dicas finais

  • Escolha a melhor época para ir a Serra Gaúcha, de acordo com seu perfil, pois a região tem as estações do ano bem diferenciadas;
  • Monte um roteiro de acordo com as preferências de sua família;
  • Tente comprar com antecedência os ingressos para as atrações;
  • Confira nosso blog;

Para que toda a família aproveite plenamente o passeio, é importante conferir antecipadamente o que fazer em Gramado e região, além do que indicamos aqui. A viagem é incrível e possui opções para todas as idades. Com essas dicas não tem como errar! Aproveite e conheça as melhores trilhas para se fazer no Brasil, dentre as quais estão algumas da nossa querida Serra Gaúcha.

Partiu Serra Gaúcha

Comments (4)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *