capa-fica-dica

#ficadica – Saiba como editar suas fotos para deixá-las incríveis, por Paola Tissot

O #FicaDica é um quadro do blog da Bonitour, onde nossos convidados compartilham suas experiências de viagem e outras dicas através de fotos e relatos escritos. É importante salientar que não possuímos vínculos comerciais com os autores ou assuntos abordados. Esse é apenas um espaço para pessoas contarem suas experiências, compartilharem dicas relevantes ou exporem as atividades que dominam. Quer participar também? Entre em contato com o marketing@bonitour.com.br
***

Oie gente, tudo bem?

Sou a Paola, estudante de Publicidade e Propaganda em Florianópolis e Estagiária de marketing da Bonitour Tecnologia. Nesse post vou dar algumas dicas sobre edição de foto para arrasar nos registros de viagem. Bora lá!

Primeiro passos

Os destinos de ecoturismo tem paisagens que falam por si só, mas para dar aquela turbinada nas redes sociais uma edição bem feita pode realçar ainda mais suas fotos de viagem trazendo aquele ar profissional.

Hoje é muito mais fácil registrar momentos, não é preciso uma câmera caríssima para que suas fotos fiquem incríveis, mesmo a câmera do celular consegue tirar fotos de nível Surpreendentes.

Mas, muitas vezes as fotos não ficam como o esperado, acabando escuras ou muito claras ou, ainda, com um enquadramento errado…Mas, não se desespere! Nesse post vou te dar algumas dicas para brilhar no feed do Instagram. Agora você não tem mais desculpas para reclamar que suas fotos não estão boas!

Antes de começar na edição, é importante desenvolver algumas técnicas para dominar a câmera  e melhorar a qualidade das fotos. Confere aqui algumas dicas.

Edição básica

Editar uma foto não é tão difícil quanto parece. Com alterações muito simples, é possível trazer um destaque enorme nos seus clicks. Existem ajustes que podem ser modificados até mesmo pelo próprio Instagram ou usando aplicativos específicos para isso. 

Listei algumas ferramentas básicas para se começar, mas o melhor jeito de aprender é se aventurar pelo editor. Pegar uma foto e ir aumentando e diminuindo funções para explorar suas finalidades.

Recorte de imagem

Depois de fotografar, o primeiro passo é enquadrar e centralizar sua imagem, deixado suas proporções com mais simetria, e também determinar qual vai ser a taxa de proporção da foto (quadrada vertical ou horizontal). Procure sempre deixar as  partes importantes retas e na linha do horizonte.

Exposição

logo-exposição

Altera a iluminação e o brilho da foto. É uma ótima ferramenta para fotos escuras. Aumentando a exposição (com moderação), você consegue ter mais informação e nitidez sobre a imagem. Mas cuidado para não exagerar e acabar causando um efeito reverso.

Contraste

logo-contraste

Intensifica áreas claras e escuras da imagem, o que é escuro fica mais escuro quando você aumenta o contraste. Uma foto com contraste ideal passa ideia de imagem viva, dramatizada e com contornos mais demarcados, enquanto uma com o contraste mais baixo aparenta leveza, com contornos suaves e acinzentados. 

Saturação

LOGO_SATURAÇÃO

Mede a intensidade de cores. Quanto maior a  saturação, mais as cores ficam vibrantes e quentes e,  quanto menos, tornam-se cores chapadas e sem brilho. É a saturação que acaba deixando as fotos em preto e branco, basta diminuir ela ao máximo.

Controle de cor

logo-controle-de-cor

Ajustar as cores de uma fotografia ajuda a deixá-la mais real e bonita, para que as cores não roubem o foco e briguem entre si. Não é preciso exagerar, vá ajustando aos pouquinhos as tonalidades de cores para chegar ao resultado desejado.

Nitidez

logo-nitidez

Como o próprio nome sugere, é onde você pode intensificar a nitidez da imagem para contrastar os detalhes e linhas dela. Se bem aplicada trazem detalhes que melhoram a foto. Normalmente, se aumenta o mínimo possível para não causar um efeito exagerado e artificial.   

Dica de apps

É difícil dizer qual é O MELHOR aplicativo de edição de imagem, pois depende muito do modelo do seu celular, seu objetivo com aquela foto e qual você vai se adaptar melhor.

Separei alguns dos meus favoritos, onde cada tem suas particularidades e vantagens que são de fácil uso para qualquer pessoa.  

Alguns dos apps possuem versões pagas, com funções adicionais, porém não há necessidade de comprá-las. Suas versões gratuitas já oferecem resultados incríveis.

 VSCO

logo-vsco

Um dos aplicativos mais usados por usuários do Instagram, tem na sua versão gratuita quase 20 filtros para modificar tonalidades de diferentes jeitos, além de opções de ajustes de itens como exposição, contraste e saturação da imagem. Vale lembrar que os filtros são totalmente ajustáveis, basta deslizar o dedo para aumentar ou reduzir o impacto deles.

Airbrush 

logo-airbrush

Sabe aquela mancha indesejada na sua foto? Esse app faz com que ela suma em um passe de mágica! É um aplicativo de edição e retoques com funções parecidas com as do  Photoshop, só que de maneira muito mais simples e fácil. 

Dentro das funções gratuitas, você consegue suavizar a pele, tirar manchas, melhorar iluminação e outras diversas funções. Só não vai exagerar nas plásticas , hein! (risos).

Enlight Quickshot 

logo-enlight

Esse app é ideal para aquelas fotos feitas em  dias com tempo fechado, principalmente agora na época de chuva em Bonito.  Além dos filtros incríveis que ele oferece, você consegue modificar o céu da foto (Sim, o céu!),  trazendo um ar de dia lindo e ensolarado.

Ele também disponibiliza filtros, efeitos de imagem, ajustes básicos e algumas outras funções. Baixa e dá uma conferida!

Seguindo os modelos dos outros apps, o Quickshot está disponível para baixar gratuitamente, porém somente na Apple Store.

Adobe Lightroom  

App queridinho por amantes da fotografia, o Lightroom é um poderoso editor para computador que também tem sua versão mobile. Permitindo que você crie belas fotos ajustando funções da imagem.

Ajustar a curva de cor, brilho, distorção e granularidade, fica ainda mais fácil com sua interface simples e intuitiva, trazendo um realce incrível nas suas fotos.

O app também é conhecido pelos presets, que nada mais são do que predefinições de edição criadas por algum usuário,  que permite o tratamento de imagens .O uso deles economiza tempo e traz uma padronização na hora de editar suas fotos. Fora que facilita quem tem dificuldades nesse momento de pós-produção.

Presets – Lightroom

Pensando nos viajantes da Bonitour, minha equipe e eu vamos disponibilizar alguns presets inspirados nos passeios mais famosos de Bonito/MS,  para você arrasar nas fotos da viagem!

Aqui tem um tutorial passo a passo de como utilizar esses filtros. Basta fazer o download das imagens a seguir.

Para aparecer no perfil da Bonitour no Instagram, marca sua foto de viagem com a #bonitour e #presetsbonitour

Gostou das dicas? Espero ter te ajudado a criar ótimas fotos para sua próxima  viagem.

Qualquer dúvida entre em contato conosco pelas nossas redes sociais.

E não deixe de acompanhar o blog da Bonitour. Até logo!



Paola Tissot
Time de Marketing Bonitour
Florianópolis/SC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *