06_pratos_tipicos_brasileiros_que_valem_a_viagem

6 pratos típicos brasileiros que valem a viagem

Cada região do país possui alguma receita que é única e que desperta vários sentidos, lembranças e muita curiosidade. Além disso, a culinária brasileira é um dos nossos maiores registros vivos de conhecimento!

Para contar um pouco dessa história conheça 6 pratos típicos de diferentes regiões do Brasil. Vem com a gente que é de dar água na boca!   

Riqueza e sabor em todas as regiões

Em cada direção desse país gigantesco encontramos destinos incríveis e uma deliciosa gastronomia. Dá uma olhada:

No Norte, a influência indígena e a riqueza das águas criou receitas com peixes, frutos e mandioca. Junto às pimentas e iguarias, ganhamos caldos e assados, pratos como a maniçoba e o tacacá.

pratos_tipicos_brasileiros

Enquanto isso, o Nordeste tem pratos com feijão, raízes como inhame e macaxeira, frutas nativas, leite de coco, azeite de dendê, peixes e crustáceos. Quibebe, caruru e vatapá são alguns deles.

As carnes e o chimarrão são muito apreciadas no Sul. Os pratos nascidos na região, como arroz carreteiro e o barreado, dividem espaço com aqueles trazidos pelos imigrantes.

No sudeste destacamos o queridinho de cada estado: no Rio de Janeiro temos a feijoada, em São Paulo o virado à paulista, em Minas Gerais os queijos e o feijão-de-tropeiro e no Espírito Santo a moqueca capixaba.

E no Centro-Oeste a carne dos rebanhos, os peixes de água doce e as frutas do cerrado são os ingredientes mais genuínos.

Descubra pratos típicos que valem a viagem

Você já provou alguma receita acima? Então chegou a hora de descobrir outras que você precisa conhecer. Confira!

Bonito

Em Bonito MS, destino ecoturístico que pode ser visitado durante o ano todo, a Carne de Jacaré é um de seus pratos mais exóticos e marcantes. O prato já é tradicional na região e carne não provém da caça, mas sim de produtores licenciados.

pratos_tipicos_bonito

Saiba onde comer em Bonito MS.

#DicaBonitour: O solo da região é rico em calcário, algo que influencia na composição da água. Durante a viagem consuma bebidas com água filtrada.

Serra Gaúcha

As temperaturas mais baixas pedem um bom vinho acompanhado de uma especialidade da Serra Gaúcha: o fondue. Oferecido e mantido aquecido em um réchaud, as pessoas podem se servir diretamente de opções doces à base de chocolate, acompanhadas de frutas e biscoitos, ou salgadas, onde carnes, queijos, legumes e pães são envolvidos pelo queijo.

pratos_tipicos_serra_gaucha

Descubra onde comer aqui!

Fernando de Noronha

O prato mais popular de Noronha é o peixe enrolado na folha de bananeira, em que diferentes peixes são envoltos nas folhas e assados na brasa para ganhar mais sabor. Geralmente é servido acompanhado de outros assados, como banana, cebola e batata, bem como arroz e farofa.

pratos_tipicos_noronha

Veja onde comer em Fernando de Noronha.

Jalapão

Quem visita o Jalapão se encanta com belos cenários e muitos sabores. Na hora da refeição, prove a Paçoca de Carne de Sol. A receita leva carne seca, farinha de mandioca e temperos, que viram uma farofa socada no pilão. Sua tradição vem do fácil preparo e boa durabilidade.

prato_tipico_jalapão

Ficou com vontade? Saiba onde comer no jalapão.

Foz do Iguaçu

Quem visita Foz se encanta com a grandiosidade das Cataratas e com as delícias de sua gastronomia. A região une culturas e tem pratos como a miadra, o dourado assado e o boi no rolete. Além disso, pensando em agradar os turistas do mundo todo, o município elegeu o Pirá de Foz como seu carro chefe. A receita leva o surubim, um peixe típico da região, com molho de gengibre, acompanhado de purê de aipim e arroz com espinafre.

prato_tipico_foz_do_iguaçu

Lençóis Maranhenses

Maranhão tem várias belezas para se orgulhar. Sabores também! Seu prato típico é o Arroz de Cuxá, que mistura a cultura árabe, portuguesa e africana. Na receita usa-se a vinagreira, erva típica da região. O prato geralmente leva camarão seco e vários outros temperos.

Onde comer o arroz de cuxá nos Lençóis Maranhenses? Em praticamente todos os restaurantes da região, dos mais tradicionais aos mais sofisticados.

#DicaBonitour: todas as regiões oferecem vários pratos a la carte, bem como receitas dietas restritas, como a vegana, e que também agradam as crianças.


Prove essas delícias! Comece a planejar sua viagem

Para viver as melhores experiências, utilize o Roteiro Fácil. Na plataforma você monta seu roteiro de viagem com rapidez e segurança. Além de conhecer novos destinos recebe a  programação de horários, vagas disponíveis, distância entre os atrativos e hospedagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *