Guia de viagem: saiba tudo sobre a Nascente Azul

Uma área destinada à agropecuária que se transforma em uma dos mais belos complexos de ecoturismo. Isso não só é possível, como é realidade no Mato Grosso do Sul. A Nascente Azul foi um projeto iniciado em 2008 para recuperar uma área completamente degradada, localizada a 29 km da cidade turística de Bonito. Desde 2012, a área virou referência para a região, destacando-se pelas suas principais atrações: a prática da flutuação, o balneário Nascente Azul, o Nascente Azul Adventure – com a maior tirolesa do estado – e o mergulho no Lago da Capela.

Para entender melhor sobre o destino e o que aproveitar das atrações, fizemos um guia de viagem com tudo o que você precisa saber da Nascente Azul.  E você pode reservar o seu passeio aqui no roteiro fácil!

Flutuação na Nascente Azul

Mergulhar em águas transparentes – ou boiar -, rodeado de peixes, em que a cor clara da água reflete toda a gama de animais aquáticos e a vegetação do local. Cena de filme ou retrato das ilhas caribenhas? Nenhum dos dois. Você pode fazer isso aqui mesmo no Brasil. A flutuação na Nascente Azul é uma das principais atrações da região de Bonito – MS. E você nem precisa saber nadar para praticar!

flutuação_na_nascente_azul_bonito

O passeio está localizado na nascente do Rio Bonito e o acesso se dá por meio de uma trilha curta, de aproximadamente 300 metros. Lá, o viajante recebe os seus equipamentos para a prática da flutuação e depois enfrenta mais uma trilha – agora um pouco maior – de 1500 metros pela Floresta de Bacuri. Como a área está inserida no bioma do Pantanal, nas próprias trilhas é possível contemplar toda a diversidade da flora e da fauna pantaneira, como os travertinos, tufas calcárias características.

Para realizar o passeio de flutuação na Nascente Azul, que em bom português pode ser traduzida para “boiar na água”, o turista não precisa saber nadar, já que há guias especializados, colete salva-vidas, roupas e equipamentos próprios para a prática, como snorkel com máscara e sapato para flutuação. Se você quiser aproveitar de outra forma, também pode fazer mergulho livre (ou apneia) em um dos pontos da nascente.

A atração dura cerca de 150 minutos e é restrita a crianças menores de três anos e grávidas em meses avançados da gestação. Ah, vale lembrar que o passeio é acessível a cadeirantes e, para curtir, basta levar roupas leves, de banho e toalhas.

Orçamento_bonito_ms

Chuva

Uma pergunta comum nos passeios abertos é referente às condições meteorológicas. Caso chova um pouco, o passeio não é afetado e a água continua 100% cristalina. Porém, se houve um grande volume de chuva, assim como em outras locais abertos, o acesso à atração pode ser interrompido e cancelado. Se isso acontecer, a Bonitour entrará em contato e poderá reembolsá-lo ou fazer um novo agendamento.

Balneário da Nascente Azul

Das águas da nascente do Rio Bonito, forma-se o balneário da Nascente Azul. O lago proveniente das águas cristalinas do rio é chamado de Lago da Capela, por conta de uma capela restaurada que fica ao lado do local. O passeio no balneário da Nascente Azul fica na sede do complexo e é a grande atração da viagem.

O complexo possui toda a infraestrutura necessária para você passar o dia inteiro lá. No local, há opções de alimentação, banheiros, playground, guarda-volumes, redário, vestiário e, inclusive, wifi disponível para quem quer postar as fotos da Nascente Azul em tempo real.

balneario_nascente_azul

Outra atração do passeio é a Cascata que tem cerca de dois metros de altura e que pode servir como uma hidromassagem natural a partir da queda d’água. Assim, você pode relaxar logo após a trilha e a flutuação.

Não há idade mínima para conhecer o balneário da Nascente Azul e o passeio, ao todo, dura cerca de 240 minutos.

E se você acha que é só isso, está muito enganado!

Tirolesas na Nascente Azul

Além do mergulho no Lago da Capela, outra atração do passeio no balneário da Nascente Azul é o Adventure, detentor da maior tirolesa de Mato Grosso do Sul, com 450 metros. Você pode aproveitar a atração e as crianças também, já que há opção de tirolesa infantil (para os pequenos que têm uma altura mínima de 1,20 metro). O complexo conta ainda com o Aqualokko e com o pêndulo humano, que desafia os limites da gravidade e faz o visitante se balançar a uma altura de 12 metros.

nascente_azul_tirolesa

Vale lembrar que quem quiser curtir a tirolesa, o uso de colete salva-vidas é obrigatório. A segurança sempre é fundamental para a prática do ecoturismo.

Planejamento antecipado

Se você ficou com  vontade de conhecer esse cenário único, é importante que planeje com antecedência. Afinal, a capacidade do local é bem limitada durante o dia e a reserva é fundamental para garantir a sua presença.

Confira o vídeo que fizemos no nosso canal de como é esse passeio:

Se quiser fazer isso de forma simples, a Bonitour oferece a opção do Roteiro Fácil. No aplicativo, você pode montar o roteiro, definir horários, datas de forma fácil e otimizada. Além da Nascente Azul e de Bonito – MS, o Roteiro Fácil já organiza a sua viagem para a Serra Gaúcha e Fernando de Noronha.

Quer conhecer mais sobre o aplicativo ou sobre os destinos? Está com vontade de aproveitar e viajar para Bonito e ir na Nascente Azul? Compartilhe o nosso guia e deixe o seu comentário!

experiencia_daniel_bonito_roteiro_facil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *