Descubra qual é a melhor época para visitar a Serra Gaúcha

Quando estamos planejando uma viagem, além de escolher o destino, temos que pensar em qual é a melhor época para conhecer tal região, certo? Mas para quem visita a região, isso não é um problema. Afinal, independente da estação, atrações não faltam na querida Serra Gaúcha.

Tempo, clima e atrações estão no topo da lista de pontos considerados por quem planeja uma viagem para Gramado-RS, Canela e os municípios da região. Como as chuvas são bem distribuídas durante o ano todo, o frio ou o calor podem ser os determinantes para sua escolha.

Para te ajudar decidir qual o melhor período para fazer a sua viagem, a Bonitour conta mais sobre as particularidades do calendário local. Confira!

Dezembro a março

Dezembro a março

A paisagem é tomada pelas hortênsias durante os meses mais quentes do ano. Elas florescem em novembro e podem ser vistas até o fim da estação. A grande atração de Gramado durante o período é o Natal Luz, cuja programação tem início em outubro e término em janeiro.

Conhecida como alta temporada, essa época concentra maior número de visitantes. Os espetáculos de luz e a decoração natalina tomam conta da cidade e encantam os turistas.

As atrações de ecoturismo também são imperdíveis. O turista pode visitar cachoeiras como a do Ecoparque Sperry e desbravar a natureza na Trilha do Rio do Boi.

Máximas: 25°C – 30°C.

Mínimas: 16°C – 18°C.

Abril – Páscoa

 Abril - Páscoa

Na troca das estações, abril anuncia o inverno com leve queda nas temperaturas, chuvas leves e até veranicos.  E é a partir de maio que a programação de Páscoa começa a tomar conta da cidade, surpreendentemente atraindo até 400 mil pessoas para a região!

A decoração temática, com ovos e coelhinhos, espalha o encanto desta data por todos os lados. Na programação gratuita, shows, espetáculos e desfiles. Além disso, os visitantes podem conhecer fábricas de chocolates a aproveitar as atividades lúdicas e educativas que acontecem na cidade.   

A Semana Santa ainda oferece uma programação emocionante. O Gramado Aleluia apresenta encenações artísticas, a Procissão de Ramos e a Procissão de Passos na Igreja Matriz São Pedro, e a celebração da Morte e Paixão de Cristo.

Para quem curte aventura e o Ecoturismo, temos duas dicas: as atrações do Alpen Park e o passeio de bondinho aéreo no Parque da Serra.

Máximas: 22°C – 25°C.

Mínimas: 11°C – 15°C.

Maio a setembro – Luva e cachecol

A Serra é muito apreciada durante o inverno. A época é muito esperada pelos turistas que amam o friozinho, os cenários dignos de cinema e o clima de inverno europeu.

Marcada por temperaturas negativas e geadas, a estação torna as ruas da cidade ainda mais charmosas e encantadoras. Enquanto o clima romântico é garantido pela presença dos casais apaixonados.

Ao criar um roteiro fácil, entre os diversos passeios da serra gaúcha, destaque para o Snowland, parque de neve indoor.

Máximas: média de 20°C.

Mínimas: média de 15°C.

 

Uma dica: para quem sonha com a neve, ainda que o fenômeno não seja tão frequente, o melhor mês para tentar encontrar os flocos de gelo é julho.

 

Agosto na Serra Gaúcha

Agosto

O inverno ainda é marcado pelo Festival de Cinema de Gramado, pois ele é um dos mais importantes da América Latina. O evento movimenta a cidade, é palco de espetáculos e festas, e além disso, conta com a presença de artistas do mundo todo.

Mínimas: abaixo de 10°C.

Escolha melhor período para a sua viagem

Seja no agito da alta temporada e dos feriados, ou no slow travel. Agora, você já sabe que a Serra Gaúcha está te esperando. Então, se em cada época do ano você encontra uma realidade diferente, chegou a hora de montar seu roteiro!

Partiu Serra Gaúcha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *