fbpx

06 motivos para você conhecer os Lençóis Maranhenses

06 motivos para você conhecer os Lençóis Maranhenses

Encontrar motivos para viajar parece até brincadeira, não é? Quem precisa achar razões para simplesmente aproveitar um local diferente e paisagens únicas? Ainda mais se esse local é um destino como os Lençóis Maranhenses! Mas você sabe quais são as características de destaque por lá? Ou por que a região agrada tanto os visitantes? É isso que a gente vai explicar a você neste post!

Onde ficam os Lençóis Maranhenses?

Os Lençóis Maranhenses ficam na verdade em um parque nacional. A unidade de conservação brasileira está localizada na região nordeste do Maranhão. É dividido entre as cidades de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão. São mais de 150 mil hectares de um cenário incrível que mescla diversos ecossistemas, fauna, flora e muita diversão!

E para aproveitar da melhor forma é preciso planejar a viagem e as datas de acordo com o clima da região. Nos Lençóis Maranhenses, o ideal é visitar entre junho e agosto, quando as lagoas estão mais cheias e o tempo está mais estável. Veja a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses no nosso post!

Mas você conhece a região, ou pelo menos já ouviu falar, deve lembrar das dunas e lagoas de lá. Essa paisagem quase sem fim, realmente é a principal característica da região. E é por ela que começamos a relatar os principais motivos para conhecer os Lençóis Maranhenses!

01. Passeios nos Lençóis Maranhenses

Ondulações de lagoa e dunas infinitas. Essa mescla entre água e areia, parte da cidade de Barreirinhas, que é a porta de entrada dos passeios. Após subidas e descidas nas dunas, o que compensa e refresca os viajantes é a água cristalina. Entre uma duna e outra, lá está uma lagoa cristalina, onde você pode aproveitar e relaxar.  

Além disso, os Lençóis Maranhenses têm trilhas intensas para quem adora se aventurar na natureza! A Travessia dos Lençóis, por exemplo, passa por entre essas dunas e lagoas, e dura cerca de quatro a cinco dias. Inclusive, consideramos uma das 10 trilhas mais lindas para fazer no Brasil.

Lagoa Azul nos Lençóis Maranhenses

Um dos passeios mais famosos é o da Lagoa Azul nos Lençóis Maranhenses. Nos grandes lençóis, a atração tem uma cor intensa. Quem aproveita por lá parece que está tomando banho em meio ao deserto, repleto de dunas no entorno. Além da Lagoa Azul, outra grande atração é a Lagoa do Peixe.

02. Muita aventura de lancha e quadriciclo

Mais do que aproveitar as trilhas e relaxar nas lagoas, a aventura por lá segue com outros meios de transporte. Entre os mais conhecidos estão os passeios de lancha e de quadriciclo. São várias as praias e passeios nos Lençóis Maranhenses, perfeitos para alugar as lanchas ou quadriciclos para percorrer as paisagens.

A lancha é muito usada para conhecer as principais cidades às margens do Rio Preguiças. O passeio conta com três paradas, em Vassouras, Mandacaru e Caburé. E com várias histórias contadas durante o percurso!

03. Gastronomia de dar água na boca

Outro ponto forte da região é a gastronomia, claro! Boas comidas sempre serão um motivo a mais para visitar um local! Nos Lençóis Maranhenses não é diferente! Em Barreirinha, a cidade mais próxima dos pontos turísticos, os destaques são os frutos do mar e a carne de sol. Pratos típicos do nordeste brasileiro.

E como o tempo é ameno independente da estação do ano, ainda dá para aproveitar um sorvete artesanal. O destaque vai para o de açaí! Ou seja, é um destino recheado de boas comidas para aliar à paisagem espetacular e aventuras!

04. História do nordeste brasileiro

A região nordestina também é uma atração por toda a sua história. Por isso, um outro motivo para visitar os Lençóis Maranhenses é a cultura espalhada por todas as cidades da região. A capital maranhense, São Luiz, está repleta disso. Nas ruas do centro histórico, é possível observar e visitar conjuntos de casas coloniais mais antigos do país. Além de museus e prédios abertos à visitação.

Vale lembrar que São Luiz é a única cidade brasileira fundada por franceses. Mas também é conhecida por abrigar o principal conjunto de construções de azulejos portugueses do país.

05. Vida noturna

Vale dizer que os passeios nos Lençóis Maranhenses não se limitam à natureza, não! Se você gosta de agito, é bom visitar a Rua Beira Rio. Lá, são vários bares, restaurantes, baladas para conhecer!

Porém, se o seu estilo for mais tranquilo, aproveite a natureza e as dunas até à noite! O pôr do sol por lá e a lua ficam de outros tons em meio às dunas e lagoas!

06. Pôr do sol

Realmente, o pôr do sol é uma atração à parte nos Lençóis Maranhenses! Um dos locais mais visitados para acompanhar esse momento é a Lagoa da Esperança. A ideia é ficar observando e admirando o pôr do sol nas dunas mesmo.

Lagoa Bonita

A segunda lagoa mais famosa, além da Lagoa Azul nos Lençóis Maranhenses, é a Lagoa Bonita. Incrível também para acompanhar o pôr do sol inesquecível! Tudo perfeito para que você possa vivenciar um momento único junto à natureza!

Roteiro Fácil

Para programar toda a sua viagem, é preciso focar no planejamento completo. Nada melhor do que uma ajudinha para tornar esse planejamento mais simples e ágil. Uma das ferramentas é o Roteiro Fácil, que já disponibiliza o roteiro ideal para os principais destinos turísticos! Entre eles, os passeios de Bonito, em Mato Grosso do Sul!

Quer saber mais sobre a ferramenta? Ou tem outras dicas e motivos importantes para visitar os Lençóis Maranhenses? Comente e entre em contato com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *