o-que-fazer-no-pantanal

O que fazer no Pantanal

O Pantanal é um dos destinos turísticos mais procurados por brasileiros e estrangeiros e não é sem motivo. A maior planície inundável do planeta abriga uma biodiversidade incrível e é de beleza única.

A localização do Pantanal engloba o Brasil ― no sul do Mato Grosso e no noroeste do Mato Grosso do Sul ―, o norte do Paraguai e o leste da Bolívia. Assim, há muito a se conhecer e o destino é ideal para amantes da natureza que viajam entre amigos, com a família ou até a dois.

Seja qual for a sua companhia de viagem, que tal conhecer mais sobre o Pantanal antes de colocar o “pé na estrada”? Acompanhe!

Ideal para os amantes da natureza

Quem gosta de ecoturismo, o Pantanal é um destino e tanto! A região recebe da UNESCO os títulos de “Patrimônio Natural Mundial” e “Reserva da Biosfera”.

A região sofre influência, por parte do Brasil, da Amazônia, do Cerrado e da Mata Atlântica. E, por parte do Paraguai e da Bolívia, do bioma Chaco. Assim, dentre as opções do que fazer no Pantanal, está a de observar e se encantar com a sua natureza.

o-que-fazer-no-pantanal

Dados apontam que o Pantanal abriga cerca de 650 espécies de aves, 230 de peixes, 80 de mamíferos e 50 de répteis. Isso sem mencionar a flora que é variada, inclusive em razão das mudanças de cenário provocadas pelas inundações.

Para apreciar toda essa beleza natural, uma das alternativas mais comuns para os turistas é fazer passeios ou cruzar a região por meio de barcos. Passeios a cavalo, de jipe e até a pé também são possíveis a depender da localização.

Um paraíso para os aventureiros

O turismo de aventura também está na lista do que fazer no Pantanal. As opções vão desde atividades como escalada e trekking a passeios em corredeiras para quem busca mais adrenalina.

Além disso, também é possível participar de safáris e passar um tempo em pontos de observação noturnos para conhecer a fauna silvestre da região. Os que optarem por essa atividade podem ter a oportunidade de observar de perto animais como jacarés e lobos e até a onça-pintada, símbolo do Pantanal.

Locais para visitar

A localização do Pantanal é extensa que tem como principais cidades: Cáceres (MT), Barão de Melgaço (MT), Aquidauana (MS), Corumbá (MS), Miranda (MS) e Porto Murtinho (MS). Confira porque algumas delas podem ser incluídas como pontos turísticos em seu roteiro de viagem:

o-que-fazer-no-pantanal

Aquidauana

Aquidauana é um município de Mato Grosso do Sul e merece entrar no roteiro de quem está no Pantanal e busca um dia mais tranquilo. Lá existem praias de água doce ideais para nadar e aproveitar o momento.

Há também a possibilidade de realizar passeios e atividades de pesca esportiva.

Corumbá

Corumbá também fica no Mato Grosso do Sul, localizada bem próximo à Bolívia. Por lá fica o rio Paraguai, um convite à parte para os amantes da natureza e da pesca esportiva.

Além disso, Corumbá é cidade histórica e suas atrações culturais são ideais para quem quer aproveitar a viagem para conhecer mais sobre o Pantanal.

Miranda

Miranda é um paraíso no Pantanal que combina história e natureza. O centro da cidade, que fica em Mato Grosso do Sul, tem preservada sua arquitetura do início do século 20. Nos arredores, por sua vez, existem diversas opções de hospedagem com atrações ecoturísticas.

Há hotéis que funcionam em fazendas e que oferecem a oportunidade de observar a fauna e a flora da região. A experiência pode ser feita por meio de trilhas, cavalgadas, safáris fotográficos e até focagem noturna de jacarés.

o-que-fazer-no-pantanal

Bônus: Bonito

Bonito-MS é outro badalado destino ecoturístico. Apesar de não fazer parte do Pantanal, fica bem próximo e vale entrar em seu roteiro de viagem. Aos que gostam do contato com a água, visitar cidades da região pode ser ideal para conhecer mais da fauna e flora da região.

o-que-fazer-no-pantanal_bonito

A dica é conferir nosso Roteiro Fácil para a cidade para conhecê-la melhor. O destino é um dos favoritos para os mergulhos de observação de rios, também chamados de flutuação.
Precisa de mais informações? Veja aqui porque viajar para o Pantanal!

monte_seu_roteiro_aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *