planejar_viagem_para_jalapao

O que ter em mente antes de planejar sua viagem para o Jalapão

Nosso país é enorme e nem sempre buscamos nos aventurar em novos destinos. E isso acontece porque ficamos com várias dúvidas quando os locais não têm o turismo muito explorado. Mas se você já sabe que ainda existe muita beleza natural para ser descoberta no Brasil, está no lugar certo. Reunimos pontos importantes para quem pensa em fazer uma viagem para o Jalapão! Confira:

Um paraíso pouco conhecido

Localizado na região Norte, o Jalapão fica no coração do cerrado, situado a 300 km de Palmas. Ele se estende por uma área de 34 mil km², no centro-leste do estado de Tocantins – TO.  Por lá, o contraste de cenários enche os olhos. Dunas avermelhadas, águas cristalinas e o capim dourado conquistam visitantes de todas as regiões.

planejar_viagem_para_jalapao

O destino ainda é pouco explorado, mas já possui infraestrutura para receber os turistas. Para quem está aberto a viver novas experiências, culturas e sabores, os guias são indispensáveis para indicar os melhores caminhos durante essa jornada.

Como chegar

Para quem viaja para o Jalapão de avião, a primeira parada é no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas. Para seguir o percurso o transporte é terrestre. A partir de Palmas, a principal via de acesso é a TO-030 até Santa Tereza do Tocantins, passando pela TO-130 até Ponte Alta. Essa parte do trajeto é asfaltada, mas o restante do caminho é feito em pista de terra e areia fofa, por isso um utilitário esportivo  4×4 irá oferecer mais conforto e menos risco de atolar.

planejar_viagem_para_jalapao

A região turística do Jalapão se estende por vários municípios, sendo o Parque Estadual do Jalapão apenas uma parte de sua área total. Uma das principais portas de entrada do Parque é o município de Mateiros, com acesso pela TO-255.

O acesso pode parecer complicado, mas garantimos que vale a pena.

Transporte

Você chega de carro ao Jalapão e é com esse meio de transporte que irá se deslocar pela região. Como já contamos acima, as estradas da região nem sempre são pavimentadas, por isso a importância de um 4×4. Os veículos sem tração nas quatro rodas costumam atolar.

A sinalização na região nem sempre está disponível e o GPS não funciona, por isso a dica é contratar um guia experiente. Isso garante mais tranquilidade já que o sinal de celular pode falhar em vários momentos.

Hospedagem

O Jalapão é um paraíso em que você precisa de pouco para vivenciar muito. Aqui a simplicidade e a tradição caminham lado a lado. A região não possui hotéis, por isso você precisa avaliar qual a é melhor opção de hospedagem para garantir seu conforto. Várias pousadas trazem comodidade e garantem o café da manhã. Quem prefere aventura, pode optar por utilizar um camping.

Melhor época

Boa notícia! Você pode escolher qual é o melhor momento para realizar uma viagem para o Jalapão conforme seus gostos e desejos. A região, independente da estação, é ótima para realizar diferentes atividades, seja de aventura ou de relaxamento.

planejar_viagem_para_jalapao

Na época da estiagem, entre maio e setembro, os passeios em rios, fervedouros e cachoeiras são ótimos para se refrescar. Já, para quem prefere se aventurar em atividades ao ar livre, os melhores meses vão de outubro a abril. Essa época mais chuvosa é ótima para esportes como o rapel, o rafting e a escalada.

Descubra mais sobre os paraísos do ecoturismo

Agora que você sabe os primeiros passos para fazer uma viagem para o Jalapão, aproveite para descobrir mais sobre esse  destino! Nosso blog está cheio de dicas especiais de ecoturismo para várias regiões.

Além disso, acesse o Roteiro Fácil para programar a sua próxima viagem. A ferramenta conecta todas as informações dos destinos em um só lugar. Com alguns cliques você tem liberdade para escolher passeios e atrativos, datas e horários, transporte e hospedagem que deseja.

monte_seu_roteiro_aqui

Créditos de imagens:

Monique Renne, @luciano_zulu_, @manoelasimao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *