praia_do_sancho_fernando_de_noronha

Conheça a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha

Powered by Rock Convert

Que Fernando de Noronha é um lugares mais lindos do mundo, em todos os sentidos, nós já sabemos. Mas quando o assunto se restringe às suas praias, temos uma explosão de belezas incríveis. É o que acontece quando falamos da Praia do Sancho, em Fernando de Noronha.

A Praia do Sancho já foi considerada por quatro vezes a “melhor praia do mundo”, sendo que o último título foi em 2019. Além disso, o Sancho é a única praia brasileira entre as eleitas 25 melhores, ainda neste ano. A premiação ocorreu após uma votação do público do site de avaliações de viagens TripAdvisor

praia_do_sancho_fernando_de_noronha

As outras premiações de melhor praia do mundo para o Sancho ocorreram nos anos de 2014, 2015 e 2017. 

Mas o que será que faz dessa praia um lugar tão conhecido por suas belezas? Qual é o conjunto de atributos que o Sancho reúne para ser tão reconhecido mundialmente? É o que vamos descobrir neste artigo, dedicado a essa maravilha da natureza em terras brasileiras. 

Acompanhe!

Características da Praia do Sancho, em Fernando de Noronha

A Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, possui águas cristalinas, puxando para o verde-esmeralda, e grandes bancos de corais, com diversos tipos de vida marinha. Estas características fazem do local um dos melhores pontos para a prática do mergulho livre do Brasil

A praia é isolada e possui areia branquinha, sendo parte dela coberta por vegetação nativa e limitada por uma alta falésia, onde os pássaros constroem suas casas e formam grandes aglomerados. 

De abril a julho, duas cachoeiras formam uma queda d’água devido ao período chuvoso, que jorram de cima de um precipício. Já de janeiro a junho, é a época da desova das tartarugas marinhas, momento em que a visita se torna proibida entre 6h e 18h.

Como chegar à Praia 

Ao chegar em Fernando de Noronha, é possível ir para a Praia do Sancho de duas formas. 

Chegada por trilha

Na primeira delas, a considerada mais difícil, é preciso caminhar 320 metros pela trilha do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, que desemboca em uma passarela em madeira ecológica, adaptada para pessoas com deficiência, até o mirante, que oferece uma das mais belas vistas da Baía do Sancho.

Depois, os visitantes descem por um penhasco com mais de 50 metros de altura, através de duas escadarias com 208 degraus, ao todo, encravados na rocha. Além disso,  há uma terceira escadaria, mas essa construída em pedra. 

praia_do_sancho_fernando_de_noronha

Devido ao aumento da procura pelo local nos últimos anos, em 2018, o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) determinou horários de descida e subida nas escadas.

Chegada de barco à praia

Já a segunda forma de visitar o Sancho é por meio de embarcações, sendo, ao todo, dezesseis autorizadas a ancorar na praia. Os barcos costumam ficar atracados cerca de 40 minutos para que os visitantes pratiquem mergulho livre.

Ir de barco é a maneira mais indicada para idosos, crianças e pessoas com dificuldades de locomoção, que desejam chegar à praia por meio de um passeio mais calmo e sem grande esforço físico.

praia_do_sancho_fernando_de_noronha

É bom saber que essas embarcações não influenciam negativamente nos corais da praia (um dos poucos lugares em que isso não acontece), o que faz da visita um momento de harmonia com a natureza e com o ecossistema do local.

Passeios na Praia do Sancho

Além do passeio de barco, o Ilha Tour é outro passeio que leva os visitantes de Fernando de Noronha à Praia do Sancho

No Ilha Tour, um dos passeios mais procurados pelos turistas que visitam Fernando de Noronha pela primeira vez, os bugueiros fazem o transporte pelos principais pontos da ilha, incluindo a Praia do Sancho. Ao chegar por lá, há um Posto de Informação e Controle, com área de descanso, duchas de água doce, lanchonetes, lojinhas, estacionamento, cadeiras e guarda-sóis.

Melhor época para visitar

Para os visitantes que desejam curtir o sol e o calor do verão com mais opções de agito, a melhor época para visitar a Baía do Sancho é entre dezembro e final de fevereiro. 

Já para quem está procurando conhecer a praia em um momento de calmaria, entre os meses de março e outubro é a época mais indicada. 

Taxas ambientais para conhecer o Sancho

Para aproveitar a Praia do Sancho, os visitantes devem comprar um ingresso do Parque Nacional Marinho, por meio da empresa EcoNoronha. O valor dos ingressos para brasileiros custa R$ 106. Já para estrangeiros, o valor é de R$ 212. O ingresso é válido por 10 dias de acesso à área do Parque.

É possível adquirir as entradas na Praça Flamboyant, no Posto de Informação e Controle da Praia do Sancho ou no site do Parnanoronha.

E aí, curtiu a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha? Aproveite e continue a sua leitura conhecendo os passeios imperdíveis em Noronha e quais são as cinco praias que não podem ficar de fora da sua lista ao visitar a ilha. 

Você também pode conhecer a nossa página épica de Noronha, que reúne absolutamente todas as informações que você precisa sobre o destino!

Partiu_Fernando_de_Noronha

E se você já está arrumando as malas para Noronha, utilize o nosso Roteiro Fácil, para você montar o seu cronograma personalizado de passeios em Noronha! 😉

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *