Índice
O Arquipélago de Fernando de Noronha, em Recife-PE, é um dos destinos paradisíacos mais desejados e procurados pelos turistas e também por quem ama o ecoturismo. Como a região é incrível durante todo o ano, que tal uma ajuda da Bonitour para escolher qual é a melhor época para você conhecer o conjunto de ilhas? Então vamos lá!
Qual é o seu perfil de viajante?
Fernando de Noronha é rica em atrativos e proporciona diferentes experiências para cada estilo de viajante. Perfeita para toda a família e para quem está em uma viagem romântica, conta com passeios de barco, tour local, snorkel e outros. Imperdível para quem gosta se aprofundar na cultura, tem o Mirante dos Golfinhos e a caminhada histórica. A ilha é única para quem se aventura sozinho, ou quer desbravar a região com amigos, nada melhor que os esportes em meio a natureza, trilhas e o mergulho livre.
As estações de Fernando de Noronha
O sol está presente durante o ano todo e a temperatura em Fernando de Noronha é estável, com média de 28 °C . As águas cristalinas do mar estão sempre entre os 24 °C e 26 °C.
Os ilhéus, moradores locais, identificam duas estações predominantes: a seca, que vai de agosto a fevereiro e a chuvosa, entre os meses de março e julho. Na época das chuvas, que são esporádicas, as estradas da ilha podem ficar cobertas de lama, dificultando um pouco o ir e vir.
As temporadas do arquipélago
O movimento da ilha também é marcado pelos períodos de férias e feriados. Entre dezembro e fevereiro, bem como julho, ela fica mais cheia e isso reflete nos preços das hospedagens e serviços.
A virada do ano é o momento mais agitado, ideal para quem ama festas e luaus. O investimento pode dobrar em relação a outros períodos. Para quem deseja menos movimento e valores mais convidativos, os meses entre abril e junho são indicados.
O que fazer na Ilha
Como existem inúmeras atrações de turismo e ecoturismo, aqui você encontra algumas sugestões e dicas de passeios para apreciar a fauna e flora do local:
Praias
Como a ilha é dividida em Mar de Dentro, direcionado para o Brasil, e Mar de Fora, voltado para a África, você tem diferentes opções de praias para visitar e relaxar: as primeiras com mais areia e as demais formadas por pedras. Além disso, o Projeto Tamar atua na Praia do Leão com as tartarugas-marinhas.
Surf
Para quem ama as ondas, o período entre dezembro e março é o mais indicado. Janeiro e fevereiro são considerados os melhores meses para aproveitar o swell, vento responsável pelas ondas enormes. Em outubro, novembro e abril tais ondulações são passageiras.
Mergulho
Os meses indicados para encontrar o mar tranquilo, e com uma visibilidade de até 50 metros, são setembro e outubro. Entre dezembro e meados de março o mar agitado, influencia a navegação e estabilidade dos barcos, dificultando a atividade. Entre abril e junho, com chuvas no início do dia e fim da tarde, os mergulhos são bons em visibilidade, mas não tanto em luminosidade.
Trilhas
Existem várias trilhas para desbravar o arquipélago, como a Trilha Leão, Trilha Golfinho e a Trilha Atalaia. Algumas só podem ser realizadas com autorização do IBAMA e acompanhamento de condutores credenciados, e outras são de acesso livre. Entre agosto e fevereiro, aproveite para fazer a Trilha Capim-Açú.
O que levar

Independente da data de sua viagem, coloque roupas leves em sua mala. Lembre-se que o vento pode dar uma sensação de frio, então também invista em um agasalho.
Não esqueça de seus medicamentos; protetor solar e repelente; boné ou chapéu e óculos escuros; calçado para caminhada e chinelos; cangas e toalhas; câmera fotográfica e uma mochila para sua praticidade.
…
Se você curtiu as dicas e quer conhecer outros destinos de ecoturismo no Brasil, visite nosso blog!
Olá, vamos em Maio na semana de 16, eu e meu namorado, é aniversário dele, quais roteiros vcs têm?
Olá Miriam, tudo bem? 😊
Posso te ajudar com essa!
Você conhece a nossa ferramenta do Roteiro Fácil? com ela ficou muito mais simples e rápido montar seu roteiro de viagem.
Você pode acessar ela aqui e já ir organizando seus passeios para Noronha: https://bonitourviagens.page.link/H7SD
Caso precise, nossos consultores de viagem estão online em horário comercial no chat, é só chamar 😉
Abraço.
Gostaria de saber . mais sobre os passeios e o mergulho estarei aí em dezembro
Oi Lúcia, tudo bem?
Vamos montar seu roteiro então! ;D
Nossos consultores vão te passar as informações por e-mail, ok?
Vão sair várias dicas de Fernando de Noronha aqui no blog nos próximos meses, continua acompanhando.
Bjs!