cataratas_iguacu

Qual a melhor época para viajar para Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é uma das cidades mais visitadas do Brasil. Tanto por conta da aproximação com o Paraguai – o paraíso das compras baratas -, quanto pelas belas Cataratas do Iguaçu! Claro que esses são alguns dos principais atrativos por lá. Inclusive separamos alguns dos melhores passeios para fazer em Foz do Iguaçu em outro post. Mas, você sabe qual a melhor época para viajar para Foz do Iguaçu? Calma, que a gente te esclarece tudo!

arco_iris_cataratas

Foz do Iguaçu: quando ir?

Aposto que você já sabe como ir para Foz do Iguaçu, mas sabe quando ir? A cidade é muito conhecida pelo calor durante o ano. Realmente, Foz do Iguaçu tem temperaturas mais elevadas no verão. E assim como as temperaturas aumentam no verão, elas também caem bastante no inverno. Mas isso não é um dos fatores que mais influencia a melhor época para viajar para Foz do Iguaçu! Sabe o que é? A vazão das Cataratas! Como assim?

casal_cataratas

Pouca chuva significa pouca vazão do principal ponto turístico de lá. Mas, antes que você pense que isso é ruim, calma! A diminuição dessa vazão torna algumas quedas ainda mais belas, como a Garganta do Diabo. E até deixa a espuma mais branca e menos turva quando há menos chuva em Foz do Iguaçu. Porém, o fato é: mesmo se chover, ainda dá para visitar as Cataratas sim!

passeio_quedas

Para te ajudar na definição da melhor época para viajar para Foz do Iguaçu, separamos as dicas pelas estações do ano!

quedas_cataratas

Verão

Entre dezembro e março, viajar para Foz do Iguaçu é sinônimo de muito calor. As temperaturas ficam na média de 36°C. Junto com o calor, vem a chuva. O período é conhecido como a temporada das chuvas por lá. O que deixa as Cataratas do Iguaçu mais cheias e as comportas da Hidrelétrica de Itaipu abertas. Então, é um ponto bem positivo!

Outono

No outono, a temperatura cai um pouco, assim como a chuva em Foz do Iguaçu. Assim, você vai poder observar e admirar ainda a beleza das Cataratas do Iguaçu de outra forma. Inclusive, podendo fazer o passeio do Macuco Safari, que te leva até a Garganta do Diabo.

Inverno

Nos meses de junho a setembro, a temperatura média fica em torno dos 18°C em Foz. As chuvas cessam. É perfeito para aproveitar a gastronomia local. E se você quiser observar as Cataratas, não se esqueça dos casacos. A umidade realmente aumenta bastante por lá. Mas as quedas das Cataratas ficam muito bem definidas!

Primavera

Ipês floridos já mostram que a primavera chegou em Foz do Iguaçu. As trilhas das Cataratas do Iguaçu ficam mais encantadoras que nunca. E o calor já começa a aumentar, assim como a chance de chuva em Foz do Iguaçu.

O que levar na mala?

Independente da época escolhida para viajar para Foz do Iguaçu, temos algumas dicas do que levar na mala! A principal: roupas secas e capa de chuva são obrigatórios. Isso porque a queda das Cataratas, mesmo sem chuva, molha e muito os visitantes. No outono e inverno, um casaco é sempre importante. Ah, e na primavera e verão, lembre-se do protetor solar e sandálias ou chinelos. Outra dica preciosa: sempre leve água mineral. Nunca se sabe quando você vai conseguir parar para comprar uma, certo?

E aí, qual melhor época para viajar para Foz do Iguaçu?

aviao_ceu

Tudo isso depende do propósito da sua viagem. Se você quer muito conhecer as Cataratas com o maior volume possível na queda, é melhor ir no verão mesmo. Se a vazão em si não importar tanto e sim a definição das quedas, pode ir no inverno. O fato é que as Cataratas do Iguaçu continuarão por lá, belas do mesmo jeito, independente da época da viagem.

O que também pode determinar a melhor época para viajar para Foz do Iguaçu é a quantidade de turistas! Normalmente, os meses de férias escolares, como julho, dezembro e janeiro, o turismo é mais intenso. Por isso mesmo, não esqueça de planejar o roteiro de viagem com antecedência.

Agora, a dúvida que fica é: como você prefere ver as Cataratas? Com um queda bem intensa ou mais definida? Qual é a melhor época para viajar para Foz do Iguaçu, na sua opinião? Compartilhe conosco!

E conheça nossos outros destinos imperdíveis com a ferramenta Roteiro Fácil! É simples, rápido e repleto de passeios incríveis!

roteiro_facil



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *