De cachoeiras a esportes radicais: conheça 6 recordes do ecoturismo

Não faltam motivos, nem opções, para os amantes do ecoturismo estarem sempre planejando a próxima viagem. O contato com a natureza ganha uma sensação especial quando vem somada a atrações, literalmente, grandiosas! Os recordes do ecoturismo proporcionam viagens de encher a vista, seja a partir da intervenção humana ou da ação natural dos efeitos do tempo e do clima.  

Já pensou em descer na maior tirolesa do Brasil? E que tal saltar do maior bungee jump do mundo? Já se você gosta mais de manter os pés em terra firme, não tem problema. A maior cachoeira do mundo está aí para lhe surpreender com praticamente um quilômetro de altura!

Viu só?! As possibilidades de escolha são tão grandes quanto os recordes acumulados pelas atrações. Inclusive, alguns desses locais são reconhecidos pelo famosos livro Guinness Book, dadas as suas grandezas. 

Conheça, a seguir, os maiores recordes do ecoturismo e comece a se planejar para conhecê-los na próxima viagem! 

6 recordes do ecoturismo que vão fazer você se surpreender

1. A maior cachoeira do mundo 

A  Angel falls, na Venezuela, forma a maior cachoeira do mundo. Aliás, ela é tão grande que chega a ter 151 metros a mais que o maior prédio construído pela humanidade. 

Isso mesmo, o arranha-céu Burj Khalifa possui 828 metros de altura, enquanto as Cataratas Ángel possuem 979 metros de queda ininterrupta! Para se ter uma ideia, ela é 10 vezes mais alta que as Cataratas do Iguaçu, que tem quedas máximas de 82 metros. 

A paisagem é proporcionada pelo Rio Churún, que nasce na região do Parque Nacional Canaima e cai abundantemente em toda a extensão das Cataratas Ángel.  

A maior cachoeira do mundo é um reduto da floresta amazônica venezuelana. E desde 1990, o parque foi aberto para visitação, sendo que, em 1994, virou Patrimônio Mundial da Natureza pela UNESCO. Logo em seguida, o Guinness Book  confirmou o que ninguém duvidava: as Cataratas Ángel possuem a maior cachoeira do mundo

A melhor época para visitar a atração é entre os meses de junho e início de dezembro. Nesta época, a temporada de chuvas mantém os rios cheios e garantem a beleza do cenário! Recentemente, tem-se popularizado o nome tradicional das cataratas, que se chama Kerepakupai Merú, na língua nativa local.

2. Cataratas Victoria – A maior queda d’água do mundo

Diferentemente da maior cachoeira do mundo, que tem como diferencial a sua extensão vertical, a maior queda d’água do planeta se caracteriza pela imponência da sua extensão horizontal, em forma de catarata.

E apesar de ter apenas 108 metros de queda vertical, a Cataratas Victoria é a maior queda d’água do mundo, pois toda sua extensão soma 1708 metros. Este espetáculo da natureza também é conhecido pelo nome na língua local: Mosi oa Tunya, “a fumaça que troveja”. 

As quedas d’água que compõem as cataratas são tão grandes que estão localizadas em dois países. A Zâmbia e o Zimbábue são responsáveis por cuidar do local, que se divide entre o Parque Nacional Mosi-oa-Tunya (Zâmbia) e Parque Nacional Victoria Falls (Zimbábue), no coração da África Oriental. 

Se as caminhadas e trilhas pelo local não forem suficientes para a sua aventura, você pode escolher por passeios mais radicais. Isso porque o Parque oferece: 

  • passeios de helicóptero para uma visão panorâmica; 
  • rafting de 23 km, pelo Rio Zambezi;
  • bungee jump de 111 metros, da Ponte Victoria Falls

Ou seja, as alternativas de ecoturismo com aventura estão disponíveis para todos os gostos!

3. Maior tirolesa do mundo 

Entrando nos recordes do ecoturismo criados pelos humanos, podemos concluir que a natureza é linda de todos os ângulos e velocidades! Essa é uma verdade comprovada pelos viajantes que descem os 2,8 km da tirolesa Jabal Jais Flight. Reconhecida, em 2018, como a maior tirolesa do mundo!

recordes_do_ecoturismo

Não é de se espantar que esteja localizada nos Emirados Árabes Unidos, famoso por  empreendimentos humanos que quebram recordes. A tirolesa parte de uma plataforma a 1,6 km do nível do mar e se estende por entre as montanhas de Jabal Jais. Quem se arrisca, desce de frente, como um super-herói voando por 3 minutos, e chega até os 150 km/h! E aí, você encararia essa descida?!

4. Maior tirolesa das Américas 

Se você não estiver planejando visitar os Emirados Árabes Unidos nos próximos anos, que tal visitar a maior tirolesa das Américas? Localizada em Porto Rico, a tirolesa El Monstruo não fica muito atrás da versão que a desbancou.

recordes_do_ecoturismo

Sua extensão é de 2,2 km e pode atingir, também, os 150 km/h. A atração é encontrada dentro do Toro Verde Nature Adventure, onde também são oferecidos outros roteiros de aventura e ecoturismo. Lançada em 2017, a atração porto-riquenha foi responsável por tirar o título de maior tirolesa das Américas do Brasil. 

5. Maior tirolesa do Brasil

Está buscando por uma aventura ainda mais perto de você, mas sem perder a emoção? Então, aproveite para conhecer a maior tirolesa do Brasil, que fica em Santa Catarina, e se jogue! Entre 2014 e 2017, essa tirolesa se manteve como a maior das Américas. 

recordes_do_ecoturismo

Para você ter uma noção de quão grande é esta tirolesa, ela começa em um município e termina em outro! A plataforma de lançamento saí do município de Rodeio/SC e, após 2 km a 800 m de altitude,  o aventureiro chega a Benedito Novo/SC. Quem se aventurar por ela, pode atingir até os 100 km/h!

6. Maior bungee jump do mundo

O maior bungee jump do mundo também passou por uma série de novos recordes, nos últimos anos. O título, que já foi da África do Sul, atualmente é da Ponte de Vidro de Zhangjiajie, na China.

recordes_do_ecoturismo
Bilder des Tages (180526) — ZHANGJIAJIE, May 26, 2018 — An enthusiast goes bungee jumping from Zhangjiajie Grand Canyon s glass-bottom bridge, during a challenge in Zhangjiajie scenic spot, central China s Hunan Province, May 26, 2018. Enthusiasts from Russia, Australia, Britain and other countries and regions participated in the challenge on Saturday. ) (lb) CHINA-HUNAN-ZHANGJIAJIE-BUNGEE JUMPING (CN) YanxYuan PUBLICATIONxNOTxINxCHN

O salto de 233 metros supera em 3 metros o bungee jump recordista anterior, mas o mais interessante da atração é pular da ponte com fundo de vidro. Já pensou em andar 233 metros acima do chão e ver toda essa altura bem abaixo dos seus pés?!

7. Melhores raftings do mundo 

Este item é para quem não tem problema em se molhar e gosta de muita aventura! Afinal, descer pelas correntezas de um rio com seus amigos pode ser uma experiência única e inesquecível. A National Geographic listou os 10 melhores destinos para realizar rafting no mundo, desde o nível iniciante até o profissional.

O ranking consta regiões como Alasca e Canadá, Estados Unidos, Patagônia Chilena, Equador, Nepal, Turquia, Itália e, inclusive, a cataratas Victoria, no Zimbábue! As opções são diversas e o que importa é saber o nível de aventura que você deseja encarar.

Destinos de ecoturismo na Serra Gaúcha

Conhecer os recordes do ecoturismo fez nascer a vontade de agendar a sua próxima viagem? Com o Roteiro Fácil é possível conhecer destinos que contemplam atividades de ecoturismo, aqui no Brasil.

recordes_do_ecoturismo

O ecoturismo da Serra Gaúcha, por exemplo, é ideal para praticar várias das atividades que citamos anteriormente, como rafting, tirolesa, bungee jump e muitos outros. E o Roteiro Fácil simplifica bastante o processo para você adquirir os seus passeios. Com a distância de um clique, o viajante pode conferir mais informações sobre as atrações e garantir sua reserva. 

Separe um dia da sua viagem para conhecer o Eco Parque Cia Aventura, em Nova Roma do Sul/RS, a 120 km de Gramado/RS, ou para apreciar o Adventure Park, em Três Coroas/RS. Nestes passeios, você encontra atividades radicais e muito contato com a natureza, em atrações de: 

  • quadriciclo; 
  • bungee Jump
  • rafting, no Rio das Antas ou no Rio Paranhana;
  • tirolesas;
  • e mais: paintball, rapel, arvorismo, etc.

Por fim, nossa dica é fazer um roteiro que seja perfeito para as suas preferências. E nós garantimos: há opções de ecoturismo na Serra Gaúcha para todos os gostos. Lembre-se de facilitar, agilizar e tornar mais prático o planejamento da sua trip na Serra Gaúcha com o Roteiro Fácil!

monte_seu_roteiro_aqui




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *