passagens_aereas

Saiba como comprar passagens aéreas baratas

Viajar é tudo de bom e fica ainda melhor quando conseguimos reduzir os gastos, não é mesmo? Uma das formas de economia que viajantes adoram é com as passagens aéreas. Já pensou em ir para seu destino dos sonhos pagando pouco? 

Em 2017, as companhias aéreas começaram a cobrar por bagagem despachada. Além disso, em 2019, a Avianca saiu do mercado brasileiro, o que causou o aumento dos preços praticados pelas demais companhias. 

Com tudo isso, entender as regras, conhecer dicas para economizar e descobrir como comprar passagens aéreas baratas faz a diferença para qualquer viajante!

Economize com as bagagens

A Agência Nacional de Aviação Civil, mais conhecida como ANAC, mudou as regras sobre as bagagens. Antes, as companhias aéreas eram obrigadas a oferecer uma franquia de bagagem de até 23 kg para cada passageiro em voos nacionais. Para viagens internacionais, duas malas de viagem de até 32 kg cada.

malas_aeroporto

A mudança proposta pela ANAC com a edição da Resolução n° 400 cancelou essa obrigatoriedade. Assim, as companhias passaram a ter permissão para cobrar pela bagagem despachada, sendo o valor praticado definido de forma autônoma por cada uma delas. Apenas uma mala de até 10 kg ― considerada como bagagem de mão para ser levada no bagageiro interno da aeronave ― é gratuita. 

Para economizar, a principal dica é avaliar se é possível levar tudo o que você precisa na bagagem de mão. Algo possível de ser feito em viagens curtas e em território nacional. 

Em todo caso, é importante atenção às regras do que pode ser levado na bagagem de mão e às dimensões da mala (até 55 cm de altura e 40 cm de largura)!

Despacho voluntário

É bom saber que as companhias podem separar os passageiros entre os que têm e os que não têm bagagem de mão para otimizar o embarque no aeroporto. Nessas circunstâncias, pode acontecer de oferecerem um despacho gratuito e voluntário das malas de mão. 

A medida é adotada pelas companhias em caso de necessidade, considerando que as aeronaves nem sempre dispõem de espaço interno suficiente para todas as malas de 10 kg. Essa possibilidade ainda surpreende passageiros, sobretudo os que realizam sua primeira viagem de avião.

pessoas_no_aviao

Sites para comprar passagens aéreas baratas

Para ter melhores chances de conseguir bons preços e comprar passagens aéreas baratas a dica é acessar sites especializados. Alguns deles trabalham com milhas e, por isso, conseguem oferecer valores mais baixos. Outros servem como ferramentas de comparação para que você descubra sua melhor opção. 

São eles:

Para entender melhor a vantagem de contar com os comparativos, segue o exemplo de uma viagem para Bonito ― que, inclusive, você pode conhecer melhor pelo Roteiro Fácil da Bonitour, bem como outros destinos como a Serra Gaúcha ou Noronha.

Quando um turista decide visitar Bonito, acaba optando por pegar um voo até Campo Grande ao invés de descer já no aeroporto da cidade de destino. Isso porque pousar em Campo Grande custa metade do preço do que pousar em Bonito. E são os sites de comparativos que indicam isso.

Dar abertura para rotas alternativas, por vezes, é algo que ajuda o viajante a economizar com as passagens. Nestes casos, é sempre importante observar a duração do período de espera entre um voo e outro para melhor planejar a viagem. 

Essa flexibilidade também favorece aqueles que se dispõem a viajar durante a madrugada. Voos em horários menos convencionais provocam uma quebra de padrões para os viajantes, mas têm valores mais acessíveis.

Clube de milhas aéreas

Ainda sobre as milhas aéreas que podem ser usadas para o turismo no Brasil ou no exterior, existem os clubes próprios das companhias, dos bancos e de outras empresas de pontuação. 

O Smiles, da Gol, é um dos serviços que permite que você acumule milhas à medida que visita os vários lugares para viajar no Brasil ou fora dele, por meio da companhia. Em outras palavras, quanto mais você viaja, mais milhas acumula para ter desconto nas próximas passagens. 

Já o Multiplus é de cartão de crédito que rende pontos a cada compra feita, enquanto o Dotz é um serviço que também pode ser usado em compras em diversos estabelecimentos. Posteriormente, há a possibilidade de trocar sua pontuação por milhas e desconto nas passagens aéreas.

Existe ainda o Oktoplus, uma ferramenta de gestão para que você acompanhe e controle todos os seus programas de pontos em um só lugar. Assim, tem mais facilidade para usar suas milhas ou até mesmo vendê-las!

Promoção de passagens aéreas 

Para quem viaja pouco, não usa o cartão de crédito com muita frequência ou tem qualquer outra dificuldade para acumular milhas, existe ainda alternativa: a de acompanhar promoções de passagens aéreas

A famosa Black Friday, a 4ª sexta-feira de novembro, é uma data marcada por descontos em milhares de produtos e serviços. Entre eles, estão as passagens de avião para localidades diversas. 

Para aproveitar essa promoção, é importante fazer pesquisas prévias para comparar os preços e certificar de que os valores praticados na Black Friday são mesmo vantajosos. Algo que requer atenção e planejamento. 

Outra opção é se apoiar em estratégias para achar preços mais baratos como pesquisar passagens durante a madrugada. Nesta faixa de horário, o volume de busca tende a ser mais baixo, impactando positivamente os valores. 

Também vale usar a aba anônima para acessar os sites que vendem passagens áreas porque a geolocalização influencia os preços. E ainda, considerando que os preços variam com frequência, é interessante criar alertas em cada site para receber avisos sempre que houver uma promoção de passagens aéreas

Dicas extras de economia e praticidade

Mesmo com todas as ferramentas ao seu dispor, uma estratégia que pode fazer toda a diferença para economizar com as passagens aéreas é comprar com antecedência. 

Quanto mais perto da data da viagem, mais altos estarão os valores praticados pelas companhias. E isso vale tanto para a alta quanto para a baixa temporada. Deixar a compra para a última hora, mesmo com milhas, resulta em uma economia menor do que seria possível. 

A antecedência também ajuda você a comparar com atenção as condições apresentadas por cada companhia aérea, site ou programa de pontos. Isso garante que você encontre a melhor opção possível para seu plano de viagens e para o seu bolso. 

Planejando sua viagem com calma, é possível que você consiga se programar para viajar em dias da semana em que os valores são mais baixos. A saber, sexta, sábado e domingo são mais caros que os demais dias. 

Quer mais praticidade?

Tempo é dinheiro! É comum encontrar filas no aeroporto para os trâmites do embarque. Por isso, nossa dica é para que você recorra ao check-in online para gastar menos tempo nessa etapa de sua viagem. 

Com a Bonitour, essa praticidade também se aplica para além dos voos! Para você aproveitar ao máximo seus destinos conosco, pode usar nosso aplicativo de check-in online para seus passeios e consultar todo seu roteiro, além de outras funcionalidades!

Agora que você já sabe como comprar passagens aéreas baratas, acesse o site da Bonitour e escolha seu próximo destino de viagem!

monte_seu_roteiro_aqui





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *