tela-do-app-bonitur

Saiba como planejar sua viagem gastando pouco

Quem é que não gosta de economizar? Melhor do que somente economizar, é viajar gastando pouco. E saiba que, ao contrário do que muita gente pensa, é possível sim!

Nesse texto, apresentamos algumas dicas para você que quer planejar uma viagem sem desembolsar muito dinheiro. Descubra como pode ser fácil. 

Antecedência é tudo

Quanto antes você começar o seu planejamento de viagem, melhor. Não só para a sua organização, mas também para o seu bolso.

Os preços das passagens e hospedagens aumentam de acordo com a proximidade das datas selecionadas. Se você buscar hoje por passagens para a próxima semana e depois refazer a busca para daqui três meses, pode ter certeza que haverá uma grande diferença nos valores. 

Mulher-pesquisando-por-passagem-aerea

Além de encontrar preços mais em conta, com antecedência você tem a vantagem de parcelar e até quitar os gastos antes da data de embarque. Essa técnica do parcelamento serve também para passeios. Você pode comprar antes e ter uma preocupação a menos quando chegar no local. 

Se a sua viagem for internacional, você pode ter alguns custos a mais, dependendo do destino. É importante colocar na conta e se antecipar com gastos como passaporte, vistos e certificado internacional de vacinação. Confira aqui algumas dicas que podem te ajudar.

Economize com passagens e hospedagem

Como citamos há pouco, o planejamento antecipado te ajuda a economizar com passagens de transportes e acomodações, mas também há outras formas a serem somadas. 

Dependendo do seu destino, os preços das diárias em um hotel podem ser bem caros. No entanto, você não precisa desistir de conhecer um lugar novo por esse motivo. Se você vai viajar com pouco dinheiro, opte por hospedagens alternativas, como hostels e pousadas. Geralmente, as diárias são mais baratas. 

Você pode encontrar diversas opções nos sites Booking.com e Trivago, especializados em serviços de hospedagem. Algumas delas possuem café da manhã e são tão confortáveis quanto hotéis. Além de gastar menos, você ganha novas experiências, com um jeito diferente de se acomodar.

Agora, se o assunto é passagens áreas, todo mundo sabe que a melhor maneira de economizar é aproveitando os programas de milhagem. Usar cartões de crédito é a forma mais fácil de acumular pontos. Verifique as regras do seu banco e não deixe suas milhas expirarem. 

Pessoa-usando-o-cartao-de-credito

As principais companhias aéreas no Brasil oferecem seus próprios clubes de milhagem, que possibilitam a troca de pontos acumulados por outros tipos de produtos também (roupas e eletrônicos, por exemplo). Os mais conhecidos são:

  • LATAM – Multiplus;
  • GOL – Smiles;
  • Azul – TudoAzul.

Além dessas duas formas de aproveitar milhas, também existem plataformas que compram as pontuações. É o caso da MaxMilhas, que tem opções de passagens aéreas e venda de milhas em um só lugar. É uma boa alternativa para comprar com descontos.

Aproveite a baixa temporada

Essa é uma das melhores dicas para economizar que podemos te dar. Determinados meses são propícios para viajar e são exatamente eles que você deve evitar para ter uma viagem barata, seja qual for o destino.

Os períodos de alta temporada para o turismo no Brasil são: feriados normais e prolongados; meses de férias escolares e coletivas, como julho e dezembro; e os meses de janeiro e fevereiro. 

As demais datas, fora de época, são as que você deve procurar. A baixa temporada é quando os destinos não são tão convidativos para turistas e podem ficar bem mais baratos. Seguindo o tradicional critério de oferta e demanda, os proprietários de hospedagens equilibram os preços, assim como as companhias aéreas.

Além dos valores, você encontra as cidades, passeios e atrativos mais vazios e tranquilos para conhecer, podendo aproveitar melhor. Outra vantagem é a maior disponibilidade de quartos nas pousadas, hostels e hotéis. Diferentemente de épocas festivas, você não precisa ficar com o que sobrou. 

Controle seu orçamento 

Ao se planejar, estipule todos os gastos e organize as finanças. Se possível, faça uma planilha e coloque na ponta do lápis (ou na coluna do Excel) tudo o que você vai gastar. Desde os custos das passagens, estadia, alimentação, passeios, locomoção até as possíveis lembrancinhas. 

O mais importante na hora de programar os gastos é ter uma reserva. Nunca se sabe qual imprevisto pode aparecer. Assim, você faz uma viagem com mais tranquilidade e se garante caso algo saia do que foi planejado. 

Pessoa-fazendo-calculos-de-seu-orçamento

Por segurança, muitas pessoas só andam com cartões de débito ou crédito, mas em viagens é bom levar dinheiro em espécie. Sempre tem um lugarzinho ou outro que não tem maquininha. Então, é bom estar preparado, principalmente se for uma emergência.

Nesse orçamento controlado, vale a pena colocar gastos com mercado. Muitas vezes, comprar os ingredientes e/ou comidas congeladas pode ser mais barato do que sair para comer em restaurantes a cada dia do seu roteiro de viagem. Essa dica é válida principalmente se for em grupo, todos dividem e economizam.

Troque experiências e recomendações 

Você é do tipo que confia em um serviço, produto ou experiência pelas recomendações de outras pessoas? Que tal usar esse hábito também para obter dicas de economia? 

Se você conhece alguém que já foi para o mesmo destino que você pretende ir, troque figurinhas. Tire todas as suas dúvidas com essa pessoa, pergunte sobre a estadia, preços, peça dicas de onde comer e o que conhecer. A experiência do outro pode agregar para a sua. 

Podemos começar a exercitar isso por aqui mesmo. Temos uma recomendação para você que busca por uma viagem barata pelo Brasil: conhecer Bonito/MS em baixa temporada. A cidade do ecoturismo é bastante econômica e oferece passeios e paisagens incríveis. Sem dúvidas, vale a pena, #ficaadica.

Passeio-pela-Gruta-do-Lago-Azul-em-Bonito-MS

Nossas ferramentas podem te ajudar. Conheça!

Para te ajudar a viajar gastando pouco, oferecemos o aplicativo Bonitour, disponível nas principais lojas de apps. Com ele, você encontra ofertas de restaurantes, promoções e o serviço de cashback, em Bonito, Fernando de Noronha e Serra Gaúcha. 

Outra plataforma essencial é o Roteiro Fácil, que te auxilia montando o roteiro de passeios dos nossos destinos de forma simples e direta. Você escolhe tudo com antecedência e economiza seu tempo.

roteiro-facil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *