serra_da_bodoquena

Serra da Bodoquena: tudo o que você vai ver por lá

pacote-2-de-novembro-bonitoPowered by Rock Convert

A Serra da Bodoquena é uma das preciosidades que você pode conhecer ao visitar Bonito. Para saber tudo o que você vai encontrar por lá, criamos um super guia. Bora conferir? 

O parque

Localizado a 70 km de Bonito, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena é uma das atrações mais procuradas da região. Criado em 2000, tem objetivo de preservar a rica biodiversidade de Mata Atlântica local. 

serra_da_bodoquena

Por enquanto é a única unidade de conservação federal do estado do Mato Grosso do Sul. E não à toa: essa é a maior área contínua com Bioma de Floresta Tropical da área.

A paisagem 

O Parque Nacional está dividido em dois fragmentos: norte e sul. Em seus 76.481 hectares encontramos uma diversidade de cenários que surpreende! São montanhas de rochas calcárias, cerrados e campos alagados. O terreno todo possui características geológicas únicas. 

A região ainda abriga diversas cavernas, grutas e abismos. Essas formações milenares, alagadas ou não, resultam da interação das águas de rios e das chuvas com as rochas.

serra_da_bodoquena

Os rios

O Rio Salobra e o Rio Perdido são os principais cursos de água do Parque. O primeiro fica ao norte e o segundo é localizado no fragmento sul. As águas dos rios, córregos e cachoeiras da Serra são limpas e com ótima visibilidade por conta das rochas. 

Alguns trechos do Rio Perdido são subterrâneos, com as águas fluindo por galerias dentro das rochas. Isso mesmo, a água adentra o solo pelos sumidouros em algumas áreas. Já, em outras, brota para a superfície através das ressurgências

As águas cristalinas são ideais para banho e para se observar as espécies de flora e fauna subaquáticas da região.

A floresta 

A flora da Serra da Bodoquena tem uma vegetação arbórea densa, com transição entre Cerrado e Floresta Estacional Decidual Submontana. Isto é, grande parte de árvores perdem as folhas durante a estiagem. Na chegada da estação chuvosa, se recuperam e voltam à riqueza tropical. 

Os animais

A fauna também é rica em espécies. Entre as aves, encontramos Araras-azuis, vermelhas e canindés, bem como o Gavião Real e as Harpias. Raposas, lobinhos e Lobos-guarás são os canídeos da região. Os felinos são representados pelas Onças-pintadas, Jaguatiricas e pela Onça-parda, também conhecida como Suçuarana ou Puma. Além disso, outros animais vivem por lá, como as Capivaras, Cutias, Antas, Catetos, Queixadas, Pacas, Lontras e Ariranhas. 

Tudo isso sem contar com as espécies ainda não identificadas! 

serra_da_bodoquena_araras

O clima e o tempo

O clima é marcado por dois períodos bem característicos: verão úmido e inverno seco. Semelhante às savanas tropicais, tem inverno com temperaturas entre 15°C e 20°C, além de chuvas mais intensas entre outubro e abril. 

Os atrativos da Serra da Bodoquena

O atrativo Cachoeiras Serra da Bodoquena está localizado em uma fazenda próxima ao Parque Nacional. São 400 hectares ao total, sendo que 350 deles são formados por mata preservada e áreas em recuperação. O local tem fácil acesso, estrada asfaltada e bem sinalizada. Assim, o trajeto de 70Km para quem parte de Bonito leva apenas 1h.

Quem realiza o passeio caminha por uma trilha leve pela mata por 2.500 metros. São até oito paradas para banho em belas cachoeiras e piscinas naturais do Rio Betione

A trilha não tem limite de idade, pois, é plana e realizada à sombra das árvores.

Infraestrutura

Por lá também é possível desfrutar das atividades do balneário. O local tem área gramada, quadra de voley de areia, cadeiras para descanso e quiosque. O visitante pode praticar Tirolesa, aproveitar as piscinas, passeio de boia ou caiaque. 

Todas as atividades são realizadas com acompanhamento de guias de turismo e monitores. Isso garante o conforto e, principalmente, a segurança dos visitantes. 

Confira aqui os detalhes desse passeio.

Quando visitar as Cachoeiras?

O melhor período para fazer o passeio você escolhe! Mas vale lembrar que as condições climáticas influenciam nas atividades. 

O que levar?

Roupas leves e tênis são indispensáveis. Lembre-se da roupa de banho e toalha, repelente e protetor solar. O local possui guarda-volumes. Ah, leve uma câmera fotográfica para registrar tudo!
Partiu Serra da Bodoquena!

Agora que você já está por dentro de tudo o vai ver por lá, que tal compartilhar esse post com seus amigos? Aproveite e comece a se programar com o Roteiro Fácil!

monte_seu_roteiro_aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *