Conheça o melhor da Serra Gaúcha em dezembro

Espírito natalino, magia, muita luz, aventura e clima agradável. Tudo isso você encontra na Serra Gaúcha em dezembro. Prepare-se, pois o fim do ano é, sem dúvidas, uma das melhores épocas para conhecer a região. 

Se você está se programando para visitar as cidades da Serra Gaúcha nesse período, confira todas as nossas dicas de atrações, passeios e sugestões gastronômicas.

O clima e a temporada em dezembro

Como você já deve imaginar, dezembro é um mês de alta temporada. É quando acontecem os feriados universais mais comemorados (Natal e Ano Novo) e as férias escolares e/ou coletivas.

Logo, todos os destinos turísticos tendem a ficar mais cheios. E não seria diferente com as cidades da Serra Gaúcha, principalmente porque pessoas do mundo todo vão prestigiar e conhecer o famoso Natal Luz, além de aproveitar as diversas opções de passeios.

Outro atrativo do mês é o clima, que fica mais morno, ideal para quem sempre quis conhecer a região, mas evita o frio. A temperatura da Serra Gaúcha no fim do ano pode chegar a 30ºC durante o dia e fica na média dos 20ºC durante a noite.

Esse clima mais quente é ótimo para praticar atividades de ecoturismo, que são ao ar livre e exigem movimentação, como algumas que você vai conhecer logo abaixo.

Atrações e passeios na Serra Gaúcha

As cidades serranas do Rio Grande do Sul são conhecidas pela quantidade de entretenimento que oferecem aos turistas. Em dezembro, vale a pena fugir das áreas urbanas e conhecer um pouco mais da natureza da região, além da principal atração da época. 

Natal Luz

O mais esperado e encantador evento da região acontece em Gramado/RS. O Natal Luz tem início em outubro, mas seu pico é em dezembro, mês que dá sentido ao espetáculo. A cidade inteira fica iluminada e carrega o espírito natalino, com uma programação para cada dia da semana. 

Sem dúvida alguma, essa é uma atração que vale a pena ser incluída no seu roteiro de viagem. Tem apresentações gratuitas e algumas pagas, que podem ser adquiridas diretamente pelo site da Bonitour. 

Parque Snowland 

Apesar do calor da época, você ainda pode curtir o frio de -5 Cº no único parque de neve do Brasil. O Snowland fica em Gramado e promete uma experiência inesquecível e surpreendente. O lugar é ideal para ir com a família, agrada desde os pequenos, até os mais velhos.

Sem dúvidas, o Snowland vale a pena por todas as atividades, como patinação no gelo, prática de esqui, de snowboard e apresentações teatrais. As roupas e equipamentos indispensáveis para participar das atividades já estão inclusos no valor dos ingresso.

Rafting no Adventure Park

Na cidade de Três Coroas/RS, os mais corajosos podem descobrir na prática o que é rafting. A modalidade de aventura sobre as águas é a atração principal do Raft Adventure Park, que oferece outras atividades ao ar livre e em meio à natureza.

O rafting é realizado no Rio Paranhana, em um percurso de 7km a bordo de um bote inflável. A diversão estará garantida nas corredeiras cheias de obstáculos naturais, como toboágua, surf com o bote e pulo da pedra. 

No fim do passeio, se sobrar um gás para curtir ainda mais, você pode aproveitar o restante das atrações disponíveis: tirolesa, paintball, rapel, arco e flecha, arvorismo e tiro ao alvo.

Tirolesas no Eco Parque Cia Aventura

Que tal se aventurar também nas alturas? No Eco Parque Cia Aventura, você encontra uma grande circuito de tirolesas, que proporciona a incrível sensação de voar. 

Ficou com vontade mas não sabe o que é tirolesa? É uma atividade de ecoturismo, na qual os participantes se deslocam de um ponto ao outro, pendurados em um cabo de aço sob uma altura elevada. Resumindo, é adrenalina do começo ao fim.

O circuito do Eco Parque Cia Aventura abrange três tirolesas com os seguintes comprimentos: 800 m + 350 m + 250 m. Elas se complementam em uma velocidade de mais de 50 km/h. 

Prepare-se para encontrar paisagens maravilhosas. Você vai sobrevoar parreirais, cascatas e contemplar o Vale do Rio das Antas. O parque está localizado em Nova Roma do Sul/RS e possui outras divertidas atividades ao ar livre.

Rumo 4X4

Quem ama turismo de aventura não pode perder o Rumo 4X4, um passeio a quatro rodas pelas trilhas das florestas de Gramado/RS e Canela/RS. Você terá a experiência de pilotar uma Troller 4×4 em meio à natureza e paisagens maravilhosas.

Em cerca de 1h30, os participantes vivenciam o espírito off-road em um trajeto repleto de obstáculos. Muita lama, erosões, travessia de riachos, subidas íngremes, pedregulhos, ladeiras estreitas, poças d’água e pontes farão parte do seu caminho.

A direção só pode ser assumida por maiores de 18 anos com CNH válida. Durante todo o percurso, há um piloto profissional acompanhando, pronto para auxiliar no que for necessário. E quem não dirige, participa como passageiro. No carro cabem até quatro pessoas.

O passeio conta com uma parada para admirar e fotografar a beleza da região, no local apelidado carinhosamente de “meu escritório” pelos instrutores e organizadores da atividade. Sem dúvidas, vale a pena participar do Rumo 4X4, que acontece com ou sem chuva. 

Gastronomia local

Quando pensamos em uma boa e elegante gastronomia, logo lembramos das cidades da Serra Gaúcha. Seus sabores têm fortes influências das colonizações italiana e alemã. 

Exemplo disso é o café colonial, uma tradição da Itália, que é muito comum na região serrana gaúcha. Trata-se de uma farta mesa, onde o café é o de menos. O saboroso cardápio inclui diversas opções de doces, salgados e bebidas, em quantidade abundante. Você encontrará muitos restaurantes que oferecem o café.

Como falar da culinária gaúcha e não mencionar os chocolates de Gramado? A cidade é repleta de lojas do delicioso doce e fábricas, que até viraram atrações turísticas e podem ser visitadas. Você encontrará vários tipos: barra, derretido, bombom ou em pó. São ótimas lembranças da viagem para presentear a família.

Feche seus passeios com a gente!

Não faltam motivos para escolher a Bonitour na sua viagem para a Serra Gaúcha em dezembro. Você pode contar conosco para cada um dos passeios citados anteriormente. Oferecemos as melhores experiências de ecoturismo para esse e outros destinos brasileiros.  

Se você gostou das sugestões, já pode adicioná-las no seu roteiro de viagem, com auxílio da nossa ferramenta Roteiro Fácil. Com ele, é possível planejar seus passeios de forma totalmente organizada e prática!

roteir_fácil_bonitour


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *