fbpx

Conheça a Serra Gaúcha em dezembro

Conheça a Serra Gaúcha em dezembro

Espírito natalino, aventura, clima agradável e muito mais. Tudo isso você encontra na Serra Gaúcha em dezembro. Prepare-se, pois o fim do ano é, sem dúvidas, uma das melhores épocas para conhecer a região. 

Confira as dicas de passeios e saiba tudo sobre a Serra Gaúcha em dezembro!

O clima e a temporada em dezembro

Primeiramente, vamos descobrir o que esperar no destino no período. Como você já deve imaginar, dezembro é um mês de alta temporada. Já que é quando acontecem os feriados universais mais comemorados (Natal e Ano Novo) e as férias escolares e coletivas.

Por isso, todos os destinos turísticos tendem a ficar mais cheios. E não seria diferente com as cidades da Serra Gaúcha, principalmente porque pessoas do país inteiro viajam para prestigiar e conhecer o famoso Natal Luz, além de aproveitar as diversas opções de passeios.

Como é a Serra Gaúcha no verão?
Como é a Serra Gaúcha no verão?

Outro atrativo do mês é o clima, que fica mais morno, ideal para quem sempre quis conhecer a região, mas evita o frio. A temperatura da Serra Gaúcha em dezembro pode chegar a 30ºC durante o dia e fica na média dos 20ºC durante a noite.

Além disso, esse clima mais quente é ótimo para praticar atividades de ecoturismo, que são ao ar livre e exigem movimentação, como algumas que você vai conhecer logo abaixo.

O que fazer na Serra Gaúcha

As cidades serranas do Rio Grande do Sul são conhecidas pela quantidade de entretenimento que oferecem aos turistas. Em dezembro, vale a pena fugir das áreas urbanas e conhecer um pouco mais da natureza da região, além da principal atração da época. 

Descubra o que fazer na Serra Gaúcha em dezembro
Descubra o que fazer na Serra Gaúcha em dezembro

Natal Luz

O mais esperado e encantador evento da região acontece em Gramado/RS. O Natal Luz tem início em outubro, mas seu pico é em dezembro, mês que dá sentido ao espetáculo. A cidade inteira fica iluminada e carrega o espírito natalino, com uma programação para cada dia da semana. 

Sem dúvida alguma, essa é uma atração que vale a pena ser incluída no seu roteiro de viagem, já que o evento conta com apresentações gratuitas e algumas pagas, com opções para todas as idades.

Parque Snowland 

Apesar do calor da época, você ainda pode curtir o frio de -5 Cº no único parque de neve do Brasil. O Snowland fica em Gramado/RS e promete uma experiência inesquecível e surpreendente. Além disso, o lugar é ideal para ir com a família, agrada desde os pequenos, até os mais velhos.

Sem dúvida, o Snowland vale a pena por todas as atividades que oferece, como patinação no gelo, prática de esqui, snowboard e apresentações teatrais. As roupas e equipamentos indispensáveis para participar das atividades já estão inclusos no valor dos ingresso.

Rafting no Adventure Park

Na cidade de Três Coroas/RS, os mais corajosos podem descobrir na prática o que é rafting. A modalidade de aventura sobre as águas é a atração principal do Raft Adventure Park, que oferece outras atividades ao ar livre e em meio à natureza.

Divirta-se com diferentes atividades no Adventure Park
Divirta-se com diferentes atividades no Adventure Park

O rafting é realizado no Rio Paranhana, em um percurso de 7km a bordo de um bote inflável. A diversão estará garantida nas corredeiras cheias de obstáculos naturais, como toboágua, surf com o bote e pulo da pedra. 

No fim do passeio, se sobrar um gás para curtir ainda mais, você pode aproveitar o restante das atrações disponíveis: tirolesa, paintball, rapel, arco e flecha, arvorismo e tiro ao alvo.

Tirolesas no Eco Parque Cia Aventura

Que tal se aventurar também nas alturas? No Eco Parque Cia Aventura, você encontra uma grande circuito de tirolesas, que proporciona a incrível sensação de voar. 

Ficou com vontade mas não sabe o que é tirolesa? É uma atividade de ecoturismo, na qual os participantes se deslocam de um ponto ao outro, pendurados em um cabo de aço sob uma altura elevada. Resumindo, é adrenalina do começo ao fim.

Aventure-se nas tirolesas do Eco Parque Cia Aventura
Aventure-se nas tirolesas do Eco Parque Cia Aventura

O circuito do Eco Parque Cia Aventura abrange três tirolesas com os seguintes comprimentos: 800 m + 350 m + 250 m. Elas se complementam em uma velocidade de mais de 50 km/h. 

Prepare-se para encontrar paisagens maravilhosas. Você vai sobrevoar parreirais, cascatas e contemplar o Vale do Rio das Antas. O parque está localizado em Nova Roma do Sul/RS e possui outras divertidas atividades ao ar livre.

Gastronomia local

Quando pensamos em uma boa e elegante gastronomia, logo lembramos das cidades da Serra Gaúcha. Seus sabores têm fortes influências das colonizações italiana e alemã. 

Exemplo disso é o café colonial, uma tradição da Itália, que é muito comum na região serrana gaúcha. Trata-se de uma farta mesa, onde o café é o de menos. O saboroso cardápio inclui diversas opções de doces, salgados e bebidas, em quantidade abundante. Você encontrará muitos restaurantes que oferecem o café.

Além disso, como falar da culinária gaúcha e não mencionar os chocolates de Gramado? A cidade é repleta de lojas do delicioso doce e fábricas, que até viraram atrações turísticas e podem ser visitadas. Você encontrará vários tipos: barra, derretido, bombom ou em pó. Sem dúvida, são ótimas lembranças da viagem para presentear a família.

Serra Gaúcha em dezembro: experimente o delicioso café colonial
Serra Gaúcha em dezembro: experimente o delicioso café colonial

Sugestão de roteiro para a Serra Gaúcha

Ficou com vontade de fechar o ano com chave de ouro em uma das regiões mais encantadoras do Brasil? Então não deixe de conferir a sugestão de roteiro de 5 dias pela Serra Gaúcha, com os passeios e atividades da região!

Créditos foto capa: Cleiton Thiele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *