fbpx

Veja como aproveitar a Serra Gaúcha em janeiro

Veja como aproveitar a Serra Gaúcha em janeiro

Sem dúvida, visitar a Serra Gaúcha em janeiro pode ser uma ótima escolha para começar o ano bem. Na primeira quinzena do mês, por exemplo, Gramado/RS continua recebendo muitos turistas e seguindo com as apresentações do tradicional Natal Luz. Além disso, os visitantes encontram diversas opções de atividades e passeios para conhecer.

Continue a leitura e saiba mais sobre a Serra Gaúcha em janeiro!

O clima na Serra Gaúcha

Janeiro é verão e, ao contrário do que muitos pensam, no Rio Grande do Sul também faz muito calor. Quem escolhe ir para Gramado/RS ou Canela/RS, por exemplo, pode vivenciar temperaturas de até 35º.

No entanto, há um ponto positivo que se destaca em relação aos outros lugares para viajar em janeiro: por ser uma região de serra, as temperaturas diminuem a noite e podem atingir até 15º. 

Como é a Serra Gaúcha no verão?
Como é a Serra Gaúcha no verão?

O que levar?

Montar uma mala estratégica e funcional é a melhor forma de acertar nas escolhas sem precisar levar o seu guarda-roupa inteiro na mala. Primeiro, pense em seu itinerário e quais atividades vai querer fazer durante a viagem.

Se o seu objetivo é passar mais tempo na natureza fazendo atividades radicais, por exemplo, roupas de ginástica, que permitem uma boa respiração, são peças ideais. Além disso, não esqueça de um tênis esportivo, para ter maior conforto e evitar lesões durante as aventuras.

Já quem prefere atividades na cidade e atrações clássicas de turismo na região, pode escolher algumas peças mais leves. Procure utilizar roupas com tecidos que permitem transpiração e e não sejam muito colados ao corpo, assim você ficará mais confortável.

Descubra o que levar na mala para a Serra Gaúcha em janeiro
Descubra o que levar na mala para a Serra Gaúcha em janeiro

O que fazer em janeiro?

Agora que você já sabe a previsão de tempo na Serra Gaúcha e quais roupas utilizar, vale a pena conferir algumas opções de passeios. Um roteiro bem feito te ajuda a aproveitar o melhor das cidades e você não perderá nenhuma atração.

Lago Negro em Gramado/RS

Um dos pontos turísticos mais famosos em Gramado/RS, o Lago Negro conquista a todos com suas águas escuras e o verde das árvores que o cercam. O parque, onde fica o lago de 14 metros de profundidade, conta com uma área de 89.336 m².

Você pode visitar o local em qualquer momento do dia, de manhã é uma delícia e as temperaturas ainda não estão muito altas. No final da tarde, também é um programa ideal para fechar o dia em grande estilo. Quem gosta de correr, caminhar e andar de pedalinho, encontra no lago uma ótima opção de passeio.

Conheça o Lago Negro em Gramado/RS
Conheça o Lago Negro em Gramado/RS

Parque do Caracol em Canela/RS

O Parque Estadual do Caracol fica em Canela/RS e possui uma área de 25 hectares. Você provavelmente já viu na internet a famosa Cascata do Caracol, então, já tem um motivo para visitar o parque e ver toda a sua beleza de perto!

Serra Gaúcha em janeiro: conheça o Parque do Caracol
Serra Gaúcha em janeiro: conheça o Parque do Caracol

Além de desfrutar do ar puro e aproveitar a natureza, no local é possível fazer trilhas, conhecer o Centro Histórico Ambiental e o Observatório Ambiental. Sem dúvida, um programa e tanto para quem quer aproveitar todas as possibilidades de turismo que a Serra Gaúcha pode oferecer!

Snowland em Gramado/RS

Na Snowland você pode aproveitar a neve em um local fechado em Gramado/RS. São três áreas: o vilarejo alpino, onde você encontra lojas e pode praticar patinação no gelo; a área de alimentação; e a montanha da neve, onde você encontra pista de esqui e muitas outras brincadeiras.

Snowland: divirta-se no parque de neve indoor
Snowland: divirta-se no parque de neve indoor

Se você quer aproveitar muito o local, é importante tentar ir em dias em que o movimento é mais baixo. Uma dica: entre o sábado e o domingo, prefira o domingo. Vale lembrar que em janeiro ainda é alta temporada e você pode encontrar os lugares com muitos turistas. Por isso, garanta o seu ingresso com antecedência.

Rafting no Adventure Park em Três Coroas/RS

Outro passeio imperdível na Serra Gaúcha em janeiro é fazer rafting no Adventure Park. Ele fica no município de Três Coroas/RS e o percurso é de 7 km. 

Quem nunca praticou rafting, pode ficar calmo, pois antes de começar a atividade, é feito um treinamento com as instruções e comandos que são passados pelo guia.

Muita aventura te espera no Rafting no Adventure Park
Muita aventura te espera no Rafting no Adventure Park

Em um bote inflável, você irá percorrer corredeiras e enfrentará obstáculos naturais que deixam a aventura ainda mais interessante.

Maria Fumaça em Bento Gonçalves/RS

A excursão de Maria Fumaça por Bento Gonçalves/RS, Garibaldi/RS e Carlos Barbosa/RS é mais um dos passeios clássicos de quem vai para a Serra Gaúcha.

Conheça o tradicional passeio de trem Maria Fumaça
Conheça o tradicional passeio de trem Maria Fumaça

Nessa experiência, você terá uma imersão nas tradições ítalo-gaúchas, pois contemplará apresentações artísticas, visitas guiadas à um centro cultural, uma vinícola, uma tradicional loja de trufas artesanais e degustação de bebidas e biscoitos coloniais. O percurso é de 23 km e dura cerca de duas horas.

Terra Mágica Florybal em Canela/RS

Esse é mais um destino em Canela/RS que precisa fazer parte do seu roteiro. No Parque Terra Mágica Florybal, você encontrará réplicas de dinossauros, índios, fósseis e animais gigantes, além de uma floresta de araucária que deixa tudo mais interessante.

Serra Gaúcha em janeiro: encanta-se na Terra Mágica Florybal em Canela/RS
Serra Gaúcha em janeiro: encanta-se na Terra Mágica Florybal em Canela/RS

Você também pode aproveitar o seu tempo no Parque Florybal curtindo os playgrounds, escorregadores, cinemas e na tradicional loja de chocolate da marca Florybal. Sem dúvida, um atrativo perfeito para crianças!

Sugestão de roteiro ideal para a Serra Gaúcha

Ficou com vontade de começar o ano com tudo e conhecer as atrações incríveis da Serra Gaúcha? Então não deixe de conferir a sugestão de roteiro de 5 dias pela Serra Gaúcha, com alguns dos melhores passeios da região ou nos chame no WhatsApp para montar o seu roteiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *