serra_gaucha_em_janeiro

Veja como aproveitar a Serra Gaúcha em janeiro

Visitar a Serra Gaúcha em janeiro pode ser uma ótima escolha de destino. Na primeira quinzena do mês, Gramado/RS continua com o ritmo de alta temporada, recebendo muitos turistas e seguindo com as apresentações do Natal Luz.

Ou seja, você consegue aproveitar uma das atrações mais tradicionais da cidade, mas evita a quantidade de pessoas que visitam a Serra no mês anterior. Por ainda ser considerada alta temporada, é preciso se programar para os passeios e reservar restaurantes, mas o fluxo de pessoas estará menor que em dezembro.

Quando falamos da temporada de verão no Sul do país, uma das imagens de Gramado/RS mais tradicionais são as hortênsias. Então, você aproveitará a cidade em um dos seus ápices de beleza, o que contribui para que a paisagem seja ainda mais encantadora!

lago_negro_gramado

As temperaturas na Serra em janeiro

Janeiro é verão, não tem como fugir disso. E, ao contrário do que muitos pensam, no Rio Grande do Sul também faz muito calor. Quem escolhe ir para Gramado/RS nessa época do ano, pode vivenciar temperaturas de até 35º.

No entanto, há um ponto positivo que se destaca em relação aos outros lugares para viajar em janeiro. Por ser uma região de Serra, as temperaturas diminuem a noite e podem atingir até 15º. 

Assim, você tem um clima agradável na hora do jantar e para sair a noite. Sabe aquela sensação de sair para comer alguma coisa e precisar tomar mais um banho antes de dormir porque está se sentindo suado? Em Gramado/RS e nas outras cidades da Serra, você não passa por isso. 

Escolha roupas estratégicas

Montar uma mala estratégica e funcional é a melhor forma de acertar nas escolhas das roupas sem precisar levar o seu guarda-roupa inteiro na mala. E isso não é difícil! Primeiro, pense em seu itinerário e quais atividades vai querer fazer durante a viagem.

Se o seu objetivo é passar mais tempo na natureza fazendo atividades radicais, roupas de ginástica, que permitem uma boa respiração, são peças ideais. Leve diversas opções, pois você poderá suar. Não esqueça de um tênis esportivo, para ter maior conforto e evitar lesões durante as suas aventuras.

Já quem prefere atividades na cidade e atrações clássicas de turismo na região, pode escolher algumas peças mais leves. Procure utilizar roupas com tecidos que permitem boa respirabilidade e não sejam muito colados ao corpo, assim você ficará mais confortável.

Os calçados também merecem atenção, pois ninguém quer ficar com o pé quente e suando ao longo do dia, certo? Escolha opções agradáveis e que sejam frescos mesmo nos dias de altas temperaturas.

roupas_serra_gaucha

Sugestões de passeios para a temporada

Agora que você já sabe a previsão de tempo na Serra Gaúcha e quais roupas utilizar, vale a pena conferir algumas opções de passeios. Um roteiro bem feito te ajuda a aproveitar o melhor das cidades e você não perderá nenhuma atração.

Lago Negro

Um dos pontos turísticos mais famosos em Gramado/RS, o Lago Negro conquista a todos com suas águas escuras e o verde das árvores que o cercam. O parque, onde fica o lago com 14 metros de profundidade, conta com uma área de 89.336 m².

Você pode visitar o local em qualquer momento do dia, de manhã é uma delícia e as temperaturas ainda não estão muito altas. No final da tarde, também é um programa ideal para fechar o dia em grande estilo. Quem gosta de correr, caminhar e andar de pedalinho, encontra no Lago uma ótima opção de passeio.

lago_negro_gramado

Parque do Caracol

O Parque estadual do Caracol fica em Canela/RS, na Serra Gaúcha, e possui uma área de 25 hectares. Você provavelmente já viu na internet a famosa cascata do Caracol, então, já tem um motivo para visitar o parque e ver isso de perto!

Além de desfrutar do ar puro e aproveitar a natureza, é possível fazer trilhas, conhecer o Centro Histórico Ambiental e o Observatório Ambiental. Um programa e tanto para quem quer aproveitar todas as possibilidades de turismo que a Serra Gaúcha pode oferecer!

parque_do_caracol_canela

Snowland

Na Snowland você pode aproveitar a neve em um local fechado em Gramado/RS. São três áreas: o vilarejo alpino, onde você encontra lojas e pode praticar patinação no gelo; a área de alimentação; e a montanha da neve, onde você encontra pista de esqui e muitas outras brincadeiras.

Se você quer aproveitar muito o local, é importante tentar ir em dias em que o movimento é mais baixo. Uma dica: entre o sábado e o domingo, prefira o domingo. Vale lembrar que em janeiro ainda é alta temporada e você pode encontrar os lugares com muitos turistas. Por isso, garanta o seu ingresso com antecedência.

snowland_gramado

Rafting no Adventure Park

Outro passeio imperdível na Serra Gaúcha em janeiro é fazer rafting no Adventure Park. Ele fica no município de Três Coroas/RS e o percurso é de sete quilômetros de rafting. 

Quem nunca praticou rafting, pode ficar calmo, pois antes de começar a atividade, é feito um treinamento com as instruções e comandos que são passados pelo guia. Em um bote inflável, você irá percorrer corredeiras e enfrentará obstáculos naturais que deixam a aventura ainda mais interessante.

rafting_tres_coroas

Maria Fumaça

A excursão de Maria Fumaça por Bento Gonçalves/RS, Garibaldi/RS e Carlos Barbosa/RS é mais um dos passeios clássicos de quem vai para a Serra Gaúcha. Nessa experiência, você terá uma imersão nas tradições ítalo-gaúchas, pois contemplará apresentações artísticas e degustação de bebidas. 

O percurso é de 23 quilômetros e dura cerca de duas horas. Não deixe de aproveitar as degustações de vinho! Um passeio como esse merece total comprometimento e disponibilidade para conhecer coisas novas. E, pode ter certeza você não vai se arrepender!

maria_fumaca_serra_gaucha

Terra Mágica Florybal

Esse é mais um destino em Canela/RS que precisa fazer parte do seu roteiro. Você encontrará réplicas de dinossauros, índios, fósseis e animais gigantes, além de uma floresta de araucária que deixa tudo mais interessante.

Você também pode aproveitar o seu tempo no Parque Florybal ficando nos playgrounds, escorregadores, cinemas e na tradicional loja de chocolate da marca Florybal. 

parque_florybal_gramado

Planeje sua viagem com a facilidade do Roteiro Fácil

Gosta de fazer roteiros de viagens, mas quer uma ajuda para facilitar esse momento? O Roteiro Fácil é um marketplace de roteiros de viagem. Você consegue escolher as datas, passeios, hospedagem e até mesmo o transporte, tudo em um único lugar.

Com ele, fica muito mais fácil organizar tudo e não esquecer de nenhum detalhe! Além disso, você consegue montar uma programação estratégica, otimizando o tempo e conhecendo mais lugares. Você vai ver como a sua experiência em viagens vai mudar!

Além dele, você também pode usar o aplicativo da Bonitour. Ele otimiza seu tempo com o Check-in Online, além de mostrar seu roteiro completo, acompanhar passo a passo a programação da viagem,  ver ofertas dos restaurantes, utilizar o cashback e mais! Com a Bonitour, você tem todos os detalhes da viagem e muitas vantagens na palma da sua mão!

Partiu Serra Gaúcha RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *