Onde viajar: Serra Gaúcha ou Fernando de Noronha?

Conhecer o Brasil é bom demais, não é mesmo?! É tanta opção bacana que, às vezes, ficamos indecisos sobre para onde viajar. E quando a dúvida fica entre Fernando de Noronha e Serra Gaúcha, o desafio é ainda maior.

Mas estamos aqui para lhe ajudar nessa jornada. E já podemos adiantar que, independentemente da sua escolha, bons momentos não vão faltar.

Os dois destinos, Serra Gaúcha e Fernando de Noronha, possuem atrativos surpreendentes, seja para uma viagem romântica, em família, ou para curtir com os amigos e, até, fazer novas amizades!

Dito isso, algumas características de cada destino podem influenciar na sua escolha. E são elas que iremos explorar elas neste conteúdo!

O que você precisa saber antes de escolher para onde viajar

A Serra Gaúcha é bastante conhecida pelos ambientes românticos que proporciona aos seus visitantes. Já Noronha é cobiçada, principalmente, por suas belas praias.

Serra-Gaucha-ou-Fernando-de-Noronha

Além disso, saber para onde viajar vai depender de fatores como o clima; os passeios disponíveis; a gastronomia; e as melhores épocas para conhecer cada destino.

Clima em Fernando de Noronha e na Serra Gaúcha

O clima em Fernando de Noronha se divide em duas estações: a seca, que abrange os meses de setembro a fevereiro, e a chuvosa, que vai de março a junho. Já a temperatura se mantém na casa dos 28ºC, durante o ano.

Mesmo na estação úmida, Noronha apresenta dias firmes de sol, com uma pequena queda de temperatura durante a noite. E as suas águas cristalinas são propícias para banho o ano inteiro, com a temperatura variando entre 26°C e 28°C.

E os passeios ecoturísticos em Fernando de Noronha? Estes são indicados para qualquer época do ano!

Já o clima na Serra Gaúcha é úmido e tem uma variação de temperatura maior. Por lá, dependendo de quando você for passear, pode-se encontrar dias mais quentes ou mesmo a neve! A temperatura média é de 18ºC, na região.

Durante o verão, os termômetros chegam aos 30ºC, na Serra Gaúcha. É um bom momento para aproveitar os passeios ecoturísticos ao ar livre. E, no inverno, a temperatura pode chegar aos impressionantes -2ºC.

Esse período é ideal para experimentar os pratos quentes dos charmosos restaurantes da Serra. É, também, uma oportunidade de vestir aquele casaco quentinho que nunca sai do armário!

Principais passeios da Serra e Noronha

Conhecer os principais passeios dos dois destinos vai ajudar (e muito!) na sua escolha. Tanto em Fernando de Noronha quanto na Serra Gaúcha, há diversas opções de atividades radicais, ecológicas e relaxantes!

Passeios na Serra  

Snowland

Situado na cidade de Gramado, o Snowland é um divertido parque de neve indoor. O local apresenta a única montanha de neve do Brasil. Por lá, você pode praticar esqui, snowboard e patinação. Tudo isso à -5ºC!

Serra-Gaucha-ou-Fernando-de-Noronha

Eco Parque Cia Aventura

Muito lazer e atividades radicais lhe esperam no Eco Parque Cia Aventura, em Nova Roma do Sul. Os destaques vão para o Bungee Jump, circuito de tirolesas e o famoso rafting no Rio das Antas. Dentre muitas outras atrações para se fazer em família ou com os amigos.

Adventure Park

O Adventure Park em Três Coroas é um passeio maravilhoso para se divertir e, ao mesmo tempo, aproveitar a calmaria da natureza. Mas também tem uma pitada de emoção com o rapel, a tirolesa, e vários atrativos para quem escolhe fazer turismo na Serra Gaúcha.

E, para fechar com o melhor, praticar rafting no Rio Paranhana. Demais!

Trem Maria Fumaça

Sem dúvida, o passeio com o trem Maria Fumaça é um dos atrativos mais famosos e procurados por quem vai visitar a Serra Gaúcha. Movida a vapor, a locomotiva percorre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.  

No roteiro, estão incluídas apresentações musicais, teatrais e de dança. Além disso, os participantes podem degustar vinhos, espumantes, queijos e diversas outras delícias da região. A experiência é incrível.

Passeios em Noronha

Ilha Tour

Quem vai a Fernando de Noronha pela primeira vez, precisa fazer o Ilha Tour. O motivo é que o passeio percorre as principais atrações da ilha, a bordo de um 4×4. Olha só:

  • Projeto Tamar;
  • Museu do Tubarão;
  • Capela de São Pedro;
  • Mirante do Boldró;
  • Baía do Sueste e do Sancho;
  • e muito outros atrativos.

O Ilha Tour pode ser feito em grupo ou de forma privativa. Não esqueça a máquina fotográfica, pois vai ter muita beleza e diversão para você registrar.

Mergulho de Batismo

Fernando de Noronha é ideal para praticar mergulho, devido às suas águas cristalinas, que chegam 50 metros de visibilidade. Na ilha, encontram-se mais de vinte e cinco pontos para mergulhar. E, para quem nunca praticou essa atividade, há o Mergulho de Batismo.

Neste passeio pelo fundo do mar, um instrutor acompanha cada visitante durante todo o trajeto debaixo da água. Nossa dica é levar uma câmera subaquática, para registrar a vida marinha de Noronha!

Serra-Gaucha-ou-Fernando-de-Noronha

Entardecer VIP de Barco

O Entardecer Vip de Barco, em Noronha leva seus participantes para assistirem de camarote ao entardecer, no Morro Dois Irmãos. Entre a Baía do Sancho, Cacimba do Padre e Baía dos Porcos, locais famosos da Ilha, é possível praticar o mergulho a reboque, onde os visitantes são confortavelmente puxados por um barco. Imperdível!

Gastronomia de Fernando de Noronha X Serra Gaúcha

Outro ponto importante que vai lhe ajudar a escolher entre Fernando de Noronha e Serra gaúcha é a gastronomia dos locais. Qual será que vai ganhar você pelo estômago?

Brincadeiras à parte, a culinária da Serra Gaúcha é referência na gastronomia nacional e internacional. Por lá, você pode se deliciar com sequências de Fondue, cafés coloniais,  o famoso churrasco gaúcho, e as comidas típicas da culinária italiana e europeia, as quais são referência na região.

Serra-Gaucha-ou-Fernando-de-Noronha

Já a gastronomia de Fernando de Noronha tem sua base nos frutos do mar. E isso inclui as deliciosas moquecas, as peixadas, lagostas, polvos, macaxeiras, frutas tropicais e, até, os conhecidos bolinhos de carne de tubarão. É tanta opção que vai ser difícil escolher somente um prato.

Viu só como há diversos motivos para conhecer Fernando de Noronha e a Serra Gaúcha? Cada destino tem suas características, mas o principal ponto em comum entre eles é a oportunidade de descobrir novas experiências e emoções.

Serra-Gaucha-ou-Fernando-de-Noronha

E aí, já escolheu o seu destino? Não esqueça de planejar direitinho a sua viagem, independentemente do lugar que você vai conhecer. Ferramentas como o Roteiro Fácil podem lhe ajudar nesse planejamento!

monte_seu_roteiro_aqui

Se você escolheu Fernando de Noronha para a sua próxima viagem, saiba que é possível ir para lá com muita e economia e diversão, com o pacote Noronha Dreams.  

Não esqueça de nos contar nos comentários qual destino você escolheu. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *