Serra Gaúcha – seu guia completo de Ecoturismo

Hoje falaremos sobre um destino de ecoturismo brasileiro muito interessante: a Serra Gaúcha.

O equilíbrio entre homem e natureza é um tema cada vez mais discutido, tanto em mesas de bar como em painéis políticos globais. Produtos que não agridem a natureza são cada vez mais buscados, assim como se popularizam os movimentos de vegetarianos e veganos.

E se nas prateleiras dos mercados é importante pensarmos na natureza, é essencial nos preocuparmos com ela durante viagens e passeios. Felizmente, a prática do ecoturismo – um turismo sustentável, que busca aproveitar regiões com belas paisagens e atrativos sem gerar impacto ao ecossistema local – está crescendo.

Confira então a seguir guia as principais cidades da Serra Gaúcha e seus atrativos naturais.

ecoturismo e serra gaúcha (1)

1. Conheça os destinos mais comuns

Quando se fala em Serra Gaúcha, os primeiros nomes que despontam são Gramado e Canela. É natural, já que as duas cidades investem há bastante tempo nessa área (para se ter idéia, o turismo representa 86% da economia de Gramado*).

Gramado foca mais no turismo gastronômico, mas uma bela opção é o Lago Negro, onde você pode passear de pedalinho e ficar próximo à natureza.

Já em Canela, o destaque é o Parque Estadual do Caracol, com um mirante que oferece uma vista incrível das cachoeiras, o Ecoparque Sperry e o Parque Vale da Ferradura.

ecoturismo e serra gaúcha (1)

2. Visite as cidades menos conhecidas

Cambará do Sul fica a pouco mais de 120 km de Gramado e traz opções bem atrativas para ficar próximo da natureza. Dessa cidade, os destaques são: Cânion Fortaleza e Cânion do Itaimbezinho – localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra – e o Parador Casa da Montanha, um hotel localizado no meio da serra, que oferece passeios pela região.

Adiante de Cambará do Sul fica São José dos Ausentes (quase 190 km de Gramado). Por lá o destaque é o Cânion Monte Negro.

A 45 km de S.J. dos Ausentes fica a cidade de Bom Jesus, onde alguns costumam se aventurar com carros 4×4 (e guias locais) para chegar até a Cachoeira da Ferradura.

Se você busca algo mais perto, São Francisco de Paula é a saída. São 45 km de distância de Gramado para conhecer um lugar que muitos costumam dar destaque: o Parque das Oito Cachoeiras, que oferece trilhas para conferir cada uma dessas quedas d’água.

ecoturismo e serra gaúcha (1)

3. Ajude a valorizar o ecoturismo

Depois que montar seu roteiro e fizer as malas, não se esqueça do que falamos lá no começo do artigo: respeite a natureza e ajude a fomentar um tipo de turismo que irá preservar aquele local, assim como as espécies de plantas e animais que vivem ali.

Ecoturismo significa viagens e diversão, mas vai muito além disso: é um jeito de entrarmos em conexão com a natureza, reforçando nossa responsabilidade de preservarmos os locais por onde passarmos.

O Brasil é muito rico em destinos turísticos focados na natureza. Se você quer ficar por dentro de mais lugares para praticar o ecoturismo, conheça o destino número 1 do país nessa prática: Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Aqui você encontra um guia completo da cidade e do que pode fazer por lá. E aqui você confere tudo que precisa saber sobre os passeios.

Obrigado pela leitura e até a próxima!

*Fonte: Tua Rádio

Partiu Serra Gaúcha

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *