capa_pescadores

Tradição da Tainha em Florianópolis

Você já conhece Floripa no inverno? Nessa época do ano, não são só as frentes frias que chegam na ilha. Os pescadores e a culinária local ficam em festa com a chegada da Tainha em Florianópolis!

Safra da Tainha

Esse peixe, que faz parte da gastronomia local, dá as caras na região no período entre abril e julho. Sua pesca é regulamentada e neste ano de 2019, o início da safra foi em 1º de maio. A Tainha, que migra do sul do continente e passa pelo litoral catarinense, chega em grandes cardumes, com o objetivo de se reproduzir. A captura da Tainha acontece nas praias de Floripa. É possível ver a captura em vários pontos, onde grupos de pescadores puxam imensas redes de pescas repletas dos peixes. Quem passa por ali, pode ajudar na captura, puxando a rede junto aos pescadores e quem sabe, já levar uma Tainha fresca para casa!

destaque_pescadores

Foto: Kelly Lima (@limaeart)
destaque_pescadores
Foto: Kelly Lima (@limaeart)

Culinária local

Na culinária, a Tainha possui diversas receitas. O jeito mais comum de consumir a Tainha, é assada ou grelhada e suas ovas são normalmente usadas para fazer farofa. Por ser muito popular nessa época do ano, restaurantes costumam dar maior destaque a seus pratos com o tradicional peixe. Pirão de peixe, vinagrete e farofa, são os principais acompanhamentos ao pedir um prato com Tainha.
A Tainha é facilmente encontrada em peixarias nessa época, mas ganha destaque no Mercado Público de Florianópolis, que conta com diversas peixarias e restaurantes especializados no preparo dela.

tainha_grelhada

Eventos que celebram a Tainha

Na Barra da Lagoa, uma das praias mais procuradas de Florianópolis, acontece anualmente a edição da Festa da Tainha, onde é possível experimentar a Tainha preparada frita ou assada, frutos do mar, iguarias locais e bebidas, tudo a preço popular. A Festa também conta com atividades culturais, que incluem números folclóricos (como o Boi de Mamão), exposições de arte e artesanatos locais, shows nacionais e atrações para as crianças.

O Festival I Love Tainha, que acontece no Mercado Público de Florianópolis, também é um eventos realizados para celebrar um dos peixes mais típicos da culinária ‘’manezinha’’. O Festival conta com um cardápio exclusivo a base de Tainha, oferecido por vários restaurantes do Mercado e nas edições anteriores contou com shows locais, como o da banda Dazaranha.

Baixa Temporada em Florianópolis

O frio em Floripa tem suas vantagens. É nessa época que viajar para a Ilha da Magia se torna mais barato, por ser tratar da baixa temporada. Passagens, hospedagem e alimentação costumam ter seus preços reduzidos e assim, você pode conhecer os locais que costumam ser lotados no verão e se apaixonar pela cultura local e pela culinária açoriana. Para quem gosta de natureza, há dezenas de trilhas que são uma boa pedida para aqueles finais de semana ensolarados, mesmo no inverno. Além disso, programas culturais pela cidade são frequentes e, por vezes, gratuitos.

trilha_florianopolis

Para ver mais dicas de viagem para Floripa, leia também:
Saiba o que levar na sua viagem para Florianópolis

Roteiro Fácil

Você já conhece o nosso Roteiro Fácil?

Planeje sua viagem sem estresse e aproveite os melhores passeios de cada destino.

monte_seu_roteiro_aqui


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *