Tudo sobre os fervedouros do Jalapão

Tudo sobre os fervedouros do Jalapão

Pensando em visitar o Jalapão, em Tocantins? Ótimo! O primeiro passo é descobrir para onde ir. Como são muitas opções de ecoturismo no destino, nós – da Bonitour – sugerimos começar pelos famosos fervedouros do Jalapão. Nesse post você vai conhecer mais sobre eles! Boa leitura!

O que são fervedouros

O que são fervedouros

De maneira bem simples, podemos dizer que um fervedouro é uma piscina natural onde é impossível afundar.

Esses lugares curiosos são comuns em Tocantins. São mais de cem fervedouros registrados, mas apenas alguns estão abertos para visitação.

E por que é impossível afundar? Nas regiões dos fervedouros passam rios subterrâneos, que não têm para onde escoar. Por isso, a água acaba subindo à superfície, com grande pressão. Durante esse caminho, ela encontra uma areia muito fina, presente no solo. Portanto, é essa combinação (água jorrando + areia fina) que causa um efeito semelhante ao do Mar Morto: você flutua sem fazer esforço.

Ou seja: paisagem linda, tranquilidade e água azul em um só lugar. Esses são os motivos por que os fervedouros do Jalapão atraem tantos turistas.

Conheça os melhores fervedouros do Jalapão

Conheça os melhores fervedouros do Jalapão

Os fervedouros estão localizados em propriedades particulares e cobram entrada. O valor varia, começando a partir de R$ 15. Como se trata de um fenômeno natural, não há padrão para o tamanho dos fervedouros: alguns são pequenos (onde só cabe uma pessoa por vez), enquanto outros são grandes e permitem a entrada de grupos. Quando for, leve uma câmera subaquática para registrar seus momentos.

Os principais fervedouros do Jalapão – Tocantins são:

  • Fervedouro do Ceiça (antigo Fervedouro da Glorinha)

Fervedouro do Ceiça (antigo Fervedouro da Glorinha)

Foi o primeiro fervedouro aberto para o público. A pressão da água é grande e, ao redor do local, várias bananeiras completam a bela paisagem. Apesar de não oferecer refeições, o atrativo dispõe de fácil acesso para os visitantes, é mais tranquilo chegar lá do que nos outros fervedouros da região.

  • Fervedouro do Sono

Fervedouro do Sono

Menor do que o Fervedouro do Ceiça, mas não menos bonito. Abriga grupos de até seis pessoas de uma só vez. Depois de se banhar, experimente as comidas típicas da região no restaurante da fazenda. Pela proximidade, uma boa dica é percorrer a sequência Fervedouro do Ceiça – Fervedouro do Sono e depois Cachoeira do Formiga.

  • Fervedouro do Buritizinho

Fervedouro do Buritizinho

A pressão é menor nesse fervedouro, então não se flutua com tanta facilidade. Mesmo assim, muitos o elegem como um dos mais bonitos fervedouros do Tocantins. O motivo são as águas, que adquirem uma tonalidade azul-claro. A infraestrutura também é convidativa para ficar mais tempo: você poderá se banhar no Rio Formiga, anexo à fazenda, onde é possível fazer boia cross (descer o rio de boia). Por fim, quando ficar cansado, reponha as energias com um almoço no restaurante anexo.

  • Fervedouro Bela Vista

Fervedouro Bela Vista

Quem visita, diz que é o mais bonito da região. Talvez o motivo seja o tamanho, que impressiona: com 15 metros de diâmetro e águas bem azuis, parece um oásis. A infraestrutura é cuidadosa com a natureza e os visitantes. Madeira ao redor do fervedouro ajuda a preservar o solo. No Fervedouro Bela Vista ainda é possível acampar e se deliciar com o restaurante de comida caseira.

Comece a planejar a sua viagem para o Jalapão

viagem para o Jalapão

Mesmo que você já esteja acostumado com água (piscina, mar ou cachoeira), a experiência de um fervedouro é única e surpreendente. A paisagem ao redor desses lugares cria um clima relaxante e não ter de fazer esforço nem para flutuar coloca você em um estado quase de meditação.

É por isso que quem visita um fervedouro, quer voltar. E agora que você já sabe que o Tocantins é o melhor lugar para esse tipo de passeio, comece a planejar sua viagem!

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo. Deixe seu comentário, dizendo o que mais te surpreendeu em relação aos fervedouros!

**

Conheça ainda mais sobre o Jalapão:

Saiba o que conhecer no Jalapão

5 motivos para visitar e se encantar com o Jalapão

Conheça os principaisdestinos de Ecoturismo do Brasil

 

Créditos e agradecimentos fotos:

Guia Melhores Destinos  

Monique Renne

Fontes:

*Governo TO 

Guia Melhores Destinos 

Folha Uol 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *