turismo_na_serra_gaucha

Turismo na Serra Gaúcha: quantos dias devo programar para ficar?

Está chegando a época mais adorada para os amantes do frio! Aquela que mistura uma coberta quentinha, o chocolate quente, o vinho, o fondue e ótima companhia. Se você está programando um passeio diferente neste início de inverno, a gente já sabe qual a melhor opção! O turismo na Serra Gaúcha se transforma nesta época do ano. Isso porque ele consegue proporcionar as verdadeiras experiências de uma das estações mais românticas do ano. 

Pra onde viajar?

Estando no outono, inverno, verão ou primavera, a região é sempre um destino apaixonante. Ou seja, praticamente não existe a melhor época para visitar a Serra Gaúcha. Claro que as temperaturas mais baixas combinam ainda mais com a arquitetura e paisagem de lá. 

De fato, o turismo na Serra Gaúcha está preparado para receber turistas, aproveitando o melhor da gastronomia local. Quando falam que a Serra é um pedaço descolado do continente europeu no Brasil, é verdade também. E isso fica constatado tanto na cultura da região, quanto na arquitetura e na gastronomia da Serra Gaúcha

São tantos passeios para fazer que fica até difícil saber quantos dias seriam ideais para aproveitar ao máximo. Esse é um questionamento geral dos turistas que querem visitar o local. É nesse ponto que vamos te ajudar neste post! 

O que fazer em Gramado e Canela RS?

O turismo na Serra Gaúcha é cheio de opções de passeios, pra todos os gostos! Desde os que gostam mais de aventuras em família até os que estão mais para uma programação a dois. 

Pros aventureiros, não faltam passeios em meio à natureza. São atrações como tirolesa, bungee jumping, rafting pelo Rio das Antas, pêndulo, quadriciclo, etc. Mas o que mais fazer em Gramado e Canela RS em família? Ou a dois? Separamos alguns passeios imperdíveis!

Maria Fumaça

Não poderíamos começar a falar de turismo na Serra Gaúcha, sem mencionar uma das atrações mais conhecidas: A Maria Fumaça! O passeio é praticamente uma viagem ao passado. Quando as locomotivas eram o principal meio de transporte por aqui. E a Maria Fumaça mantém as tradições e as características dessa origem. 

turismo_na_serra_gaucha

O percurso do passeio de Maria Fumaça dura em média cinco horas. São 23 km de percurso entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. E melhor: você ainda pode aproveitar a rota da uva e degustar vinho ou suco, nas estações. Há também apresentações teatrais, dança e música gaúcha e italiana nos próprios vagões. 

Fábricas de chocolates

Se vamos falar de gastronomia na Serra Gaúcha, precisamos mencionar os chocolates. Você pode encontrar várias pequenas fábricas artesanais em Gramado RS. No próprio centro da cidade, são diversas opções de chocolates para experimentar, provar e sair comprando. 

Na Páscoa a cidade vive intensamente a data festiva. Tem apresentação, desfile, celebração religiosa, coelhinhos da páscoa e muitos chocolates para divertir adultos e crianças! Mas, claro que o chocolate artesanal não acaba junto com o feriado, não se preocupe!

Quer mais opções do que comer na Serra Gaúcha? A gastronomia na Serra Gaúcha reflete bastante da origem cultural da região. Tem almoço verdadeiramente italiano, café colonial, e até um bom churrasco gaúcho! É bem diversificado!

Snowland

Como é o único parque de neve no Brasil, o Snowland precisa estar no seu roteiro de viagem para Serra Gaúcha! São 16 mil metros quadrados de área e você pode aproveitar intensamente o clima como se estivesse na Europa. Tem patinação no gelo, apresentações teatrais, aulas e práticas de esqui e snowboard, tubing, etc. Diversão garantida para as cinco horas de duração do passeio. 

turismo_na_serra_gaucha

Ah, dá até pra tomar um chocolate quente na Montanha de Neve, a parte mais fria do parque! Lá, a temperatura pode chegar a -5ºC! Mas não se preocupe com o frio, porque o Snowland disponibiliza roupas adequadas! 

Catedral de Pedra – Canela e Gramado

Agora pra fechar as principais atrações do turismo na Serra Gaúcha, vamos falar de arquitetura? Assim como nos países europeus, não pode faltar aquela visita histórica: a Catedral de Pedra. A igreja de Canela RS já foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil em 2010, pelo portal de notícias Terra. Já a Igreja de Gramado é outra construção que precisa estar no seu roteiro. Ela fica próxima à rua Coberta, bem no centro da cidade! Ah, e para visitá-las não é necessário comprar nenhum ingresso!

Hoje, ela tem um sistema de iluminação externa bem colorida. Tudo isso dá uma imponência ainda maior para a gótica Catedral Nossa Senhora de Lourdes.  

Roteiro de viagem para Serra Gaúcha

Somando todas as durações, o mínimo que você precisa ficar na região para aproveitar verdadeiramente são dois dias inteiros. E mesmo assim será corrido! O ideal é que você veja o seu orçamento e um roteiro de viagens de acordo com seu gosto! Veja o que a Bonitour montou de pacote para a Serra Gaúcha

Mas, o principal fator para essa organização é a antecedência! Quanto antes você definir os dias que irá permanecer, é mais fácil elencar os passeios para serem feitos. Assim, você aproveitará da melhor forma possível. 

E se precisar de uma ajuda com esse planejamento, é só entrar no Roteiro Fácil! A ferramenta vai te ajudar a definir os melhores passeios e organizar o seu roteiro de forma simplificada! 

monte_seu_roteiro_aqui

Está com dúvidas de quantos dias vai ficar na Serra? Ou com dificuldades para definir as atrações? Conta conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *