Veja as melhores dicas do que fazer na Serra Gaúcha em outubro

Está se planejando para visitar a Serra Gaúcha em outubro? Acredite, não poderia haver uma data melhor! Com o fim do inverno ainda em setembro, os turistas vão encontrar um clima mais ameno e cidades bem mais tranquilas ao que vemos nos meses de alta temporada.

Para te ajudar, mostramos para você quais são as principais atividades e programações nas cidades turísticas da Serra Gaúcha. Confira!

Mudança de clima

Historicamente, o Sul é a região mais fria do país e, por isso, é comum ao se preparar para uma viagem à Serra Gaúcha, começar a separar as roupas mais quentes do guarda-roupa, pensando em temperaturas negativas e até neve.

Porém, outubro é o primeiro mês completo da primavera. Nessa estação, os termômetros começam a subir em relação aos meses anteriores e já não existe a necessidade de levar tantas roupas e acessórios de frio — o que libera mais espaço na mala de viagem!

Dica Bonitour: “Em 2019, a primavera acontece entre 23 de setembro e 22 de dezembro. Durante esses meses, o clima na Serra Gaúcha é agradável para os não amantes do frio.”

Mas que fique bem claro, isso não significa que você deverá levar apenas bermudas e camisetas para a viagem. Mesmo na primavera, em alguns dias, principalmente ao anoitecer, é comum a temperatura cair e o uso de casaquinhos e calças se mostra necessário.

De acordo com medidas climatológicas realizadas pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a média da previsão do tempo em Gramado, principal cidade turística da Serra Gaúcha, é de mínima 14º e máxima 22º neste mês.

Dicas de passeios na Serra Gaúcha

Se você já viajou à Serra Gaúcha, deve conhecer as românticas Canela e Gramado. Agora, se essa será a sua primeira vez nesta região encantadora, veja nossas dicas sobre os principais passeios a serem realizados nestas e outras cidades do Sul.

Terra Mágica Florybal

Localizado em Canela, cidade do Rio Grande do Sul, o Parque Terra Mágica Florybal é uma das principais procuras dos turistas que vão à Serra Gaúcha. Com mais de 40 atrações, ele é considerado um dos melhores parques temáticos do país.

Com uma área total de 67 mil m², sendo 12 mil m² de área natural preservada, o destino é perfeito para famílias ou casais. Entre as principais atrações, estão: cinema 7D, Voo do Pterodáctilo e o Dino Móvel — a temática é inspirada em um universo de dinossauros.

Snowland

Se o seu sonho é conhecer a neve e poder realizar esportes como o esqui e tubing, o Snowland é o destino ideal. O parque temático é um dos passeios em Gramado mais realizados pelos turistas e permanece aberto durante todo o ano.

As roupas e equipamentos necessários para a prática dos esportes já estão inclusos no ingresso. Porém, a dica da Bonitour é, ainda assim, ir bem agasalhado para não passar frio quando estiver de bunda na neve congelante.

Maria Fumaça

Uma epopéia italiana! Assim é definida esta atração. O trem do vinho, como é conhecido, parte de Gramado/RS e percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, em um percurso de 1h30. 

Na parada em Bento Gonçalves, os tripulantes à bordo podem degustar o suco de uva branco. Já na parada de Garibaldi, há degustação de espumante moscatel e suco de uva tinto, uma atração inesquecível para os amantes de vinho e ferrovias.

Parque do Caracol

O Parque do Caracol é mais uma unidade de conservação brasileira que explora o ecoturismo no país. Localizado em Canela, os turistas adeptos à natureza irão se apaixonar por mais esse incrível lugar da Serra Gaúcha.

Os visitantes poderão realizar diversas atividades no local, as mais comuns são: trilhas ecológicas, que permeiam por todo o parque; observatório ecológico, um elevador panorâmico com 27 metros de altura; escada da perna bamba, ideal para aventureiros e o mirante do parque, dono de uma visão com beleza rara à cascata.

Bondinhos Aéreos

Logo após o Parque do Caracol, está o Parques da Serra, mais uma área gigante de preservação ambiental e com o uso sustentável do turismo. Inserido no bioma da Mata Atlântica, o local é o destino perfeito para quem adora estar presente na natureza.

Porém, a principal atração deste local está no ar. São os famosos Bondinhos Aéreos, que oferecem aos turistas belas paisagens das principais cidades da Serra Gaúcha, da floresta e da linda Cascata do Caracol.

Na cidade você ainda encontra inúmeros outros passeios incríveis, como o Mini Mundo, as fábricas de chocolate e atrações para os mais aventureiros, que oferecem atrações radicais, como: raftings, tirolesa, pêndulo e etc. 

Calendário de atrações em outubro

Além de todas essas dicas incríveis que demos de passeios pelas principais cidades turísticas da Serra Gaúcha, em outubro contamos com outras atrações especiais. Quer saber quais são? Confira nossa lista!

Chegada das hortências

A primavera traz para as cidades da Serra Gaúcha um aspecto ainda mais romântico e encantador com a chegada das hortências. Logo que desembarcar em Gramado, por exemplo, você vai notar os inúmeros jardins floridos ao seu redor.

Mas é no Le Jardin Parque Lavanda a nossa dica de visita. Conhecido como o primeiro parque de lavanda do país, o local reúne mais de 10 mil espécies de plantas. A preocupação ecológica também mostra o quanto a região é engajada com o ecoturismo e aparece como um destino ideal para famílias ou casais turistas.

Natal Luz

O evento mais esperado do ano, para quem mora ou visita Gramado, começa justamente em outubro. É a partir deste mês que a cidade se transforma em pura magia, tornando-se a casa do Papai Noel e encantando qualquer um que passa pelas charmosas e iluminadas ruas.

São lojas, árvores, postes… tudo ganha cor com a chegada do Natal Luz. Portanto, se ainda havia dúvidas sobre conhecer Gramado em outubro, agora não existe mais. Reúna toda a família e venha conhecer a magia desta data especial!

Oktoberfest

Se você gosta de agitação, em outubro ocorre o tradicional festival inspirado nas comemorações germânicas. A Oktoberfest de 2019 ocorre entre os dias 18 a 27 de outubro no município de Igrejinha, apenas a 33 km de distância para Gramado.

Para amantes do chopp que estão com viagem marcada para Serra Gaúcha em outubro, durante esses dias, reserve uma data na agenda para conhecer a tradicional festa da região Sul e se encante.

Vantagem de conhecer a Serra Gaúcha em outubro

Além de contar todas essas atrações imperdíveis em outubro, o mês ainda é considerado como um período de baixa temporada — o que é ótimo para os turistas que visitam as cidades da Serra Gaúcha neste período. 

Costumeiramente, são considerados como alta temporada no Brasil os meses de julho, dezembro, janeiro e fevereiro, além de feriados prolongados. Por isso, passeios e atrações costumam estar mais vazios no restante do calendário, como outubro.

Programe-se para conhecer a Serra Gaúcha

Depois de conhecer todas as programações e atividades para viajar à Serra Gaúcha em outubro, ainda temos uma surpresa especial que deixará a viagem de férias completa: o nosso Roteiro Fácil, uma maneira rápida e segura de se planejar.

roteir_fácil_bonitour
roteir_fácil_bonitour

Deixa a Bonitour te ajudar a personalizar da melhor forma e conheça todos esses lugares incríveis que citamos, tudo de forma prática em um dos destinos mais procurados no turismo brasileiro: as românticas cidades da Serra Gaúcha.













Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *