fbpx

Noronha em outubro: saiba tudo sobre o destino

Noronha em outubro: saiba tudo sobre o destino

No mês das crianças, nada melhor do que presentear os pequenos, ou você mesmo, com uma viagem especial. Portanto, se você tem o sonho de conhecer um dos pontos turísticos mais desejados do Brasil, visitar Fernando de Noronha em outubro é uma ótima opção. Neste texto, você descobre mais sobre o clima, conhece os passeios que te aguardam em Noronha e descubra pra onde viajar em outubro.

Continue a leitura e saiba tudo sobre Fernando de Noronha em outubro!

Clima de Fernando de Noronha em outubro

Pode acreditar, o clima em Fernando de Noronha é de sol o ano inteiro, e em outubro não é diferente. Ao contrário do que estamos habituados, com quatro estações no ano, o arquipélago possui apenas duas: uma de seca e outra chuvosa. 

A primeira época vai de setembro a fevereiro, as temperaturas ficam sempre na casa dos 30ºC, com rajadas de vento e um céu limpo. Já o segundo período, acontece de março até agosto. Durante esses meses, o calor ainda é grande, a diferença é que pancadas de chuva sempre são esperadas.

De modo geral, a temperatura média do arquipélago, durante todo o ano, é de 28ºC. Ou seja, a melhor época para ir para Fernando de Noronha é o ano inteiro. Mas, para acompanhar todo esse sol intenso do Nordeste, os turistas que vão viajar para Noronha em outubro irão notar sempre uma brisa refrescante.

Média temporada em Fernando de Noronha

Se ainda estiver em dúvida sobre quando ir para Fernando de Noronha, saiba que, além do maravilhoso clima em outubro, o mês também é uma excelente escolha para os turistas por outros motivos. Nesta época do ano, por exemplo, o mar fica mais calmo para realizar os melhores passeios.

Se for viajar com crianças, será ainda mais incrível. Isso porque, no linguajar dos surfistas e barqueiros, na estação de maior seca, o mar fica com pouco swell, ou seja, não se mantém agitado. Nessa época, as praias parecem piscinas naturais, se transformando em um dos melhores lugares para viajar com crianças

Outubro não é considerado alta temporada em Noronha. Durante o mês, os preços no arquipélago costumam estar mais em conta, dando um alívio no seu bolso. Assim, dependendo do período que você planeja ficar na ilha, é possível aproveitar melhor os passeios e conhecer mais a beleza do lugar.

Tudo sobre a Atalaia em Fernando de Noronha
Atalaia em Fernando de Noronha | Foto: Rodolfo Barreto

O que fazer em Fernando de Noronha em outubro

O que não faltam são opções de o que fazer em Fernando de Noronha em outubro, isso porque o destino conta com diversas opções de passeios e atividades para todos os gostos e idades. Conheça os principais:

Ilha Tour

O Ilha Tour é um dos passeios em Fernando de Noronha mais completos e incríveis. Feito em um veículo 4×4, ele passa pelos principais pontos turísticos da ilha com paradas para banho e mergulho livre em várias praias. 

Entardecer VIP

O pôr do sol já é lindo por natureza, mas poder apreciá-lo em alto mar é ainda melhor. É exatamente essa experiência que o passeio Entardecer VIP oferece para você desfrutar de lindas paisagens a bordo do barco nas águas cristalinas de Noronha.

Mergulho de batismo

Lindo por terra e ainda mais incrível abaixo da superfície. Faça o melhor mergulho de cilindro em Fernando de Noronha com o tradicional Mergulho de batismo, um passeio que renderá memórias únicas e fotos incríveis. 

Passeio de barco

As águas cristalinas de Fernando de Noronha encantam desde o primeiro contato. Para conhecê-la ainda mais de perto, o passeio de barco é indispensável, principalmente em outubro, por conta do mar mais calmo.  

Curiosidades sobre Fernando de Noronha

Muitas pessoas se perguntam onde fica Fernando de Noronha. O arquipélago é formado por 21 ilhas e ilhotas de origem vulcânica, que ocupam uma área total de 26 km² — sendo 17 km² apenas da principal ilha.

O local, que hoje pertence ao estado de Pernambuco, já serviu como base para os Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial e, antes de se tornar um local turístico, possuía uma penitenciária para presos políticos.

A Ilha de Fernando de Noronha já foi uma prisão
A Ilha de Fernando de Noronha já foi uma prisão | Créditos: Daniel Wiedemann

Entrada na ilha

A ilha possui um pequeno aeroporto, que não contém estrutura para reabastecimento de aeronaves. Por esse motivo, ao fechar seu pacote para Fernando de Noronha, saiba que o local recebe vôos diretos apenas de Natal, Recife e São Paulo.

Por motivos geográficos, as capitais de Rio Grande do Norte e Pernambuco, respectivamente, são as mais próximas. A dica da Bonitour é optar por um vôo de Recife ou São Paulo que, apesar de serem mais distantes, possuem mais opções de horários.

Taxas para entrar em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha vive do ecoturismo. Mas, para que sua fauna e flora sejam mantidas, existem regras e taxas que visam garantir a preservação do local

A primeira é a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), que é cobrada de acordo com o período que você ficará no arquipélago. Você pode consultar e pagar on-line no site do governo de Pernambuco.

A outra taxa cobrada na ilha é para a entrada ao Parque Nacional Marinho (PARNAMAR). Neste, há um valor fixo para turistas brasileiros e outro valor para estrangeiros. O ingresso possui validade de 10 dias. Saiba mais no site oficial do parque.

O PARNAMAR não é obrigatório, mas é ele que dá acesso a alguns dos principais picos de mergulho em Noronha, como as praias do Sancho, Atalaia, Sueste e Leão; há também os mirantes do Sancho, dos Golfinhos e da Baía dos Porcos; além de passeios de barco e trilhas.

Taxas e pedágios em Fernando de Noronha
Taxas e pedágios em Fernando de Noronha

As melhores praias de Fernando de Noronha

Falando em praias de Noronha, abaixo você irá perceber o quanto vale a pena viajar para Noronha. O destaque, claro, vai para a Praia do Sancho, eleita a melhor praia do mundo por algumas vezes.

Praia do Sancho - Uma das praias mais lindas do mundo
Praia do Sancho – Uma das praias mais lindas do mundo

Mas ela não é a única. Por isso, não deixe de conhecer também a Praia do Leão, Praia do Atalaia, Praia do Cachorro, Praia do Meio, Praia do Boldró e a Baía dos Porcos.

Dica da Bonitour: faça um checklist

Você já viu que em Fernando de Noronha faz sol o ano inteiro e que o mês de outubro é considerado uma época de seca. Porém, apesar de todo esse calor, ao anoitecer, a ventania aumenta e, para os mais friorentos, um casaquinho será necessário.

Esse não é o único acessório indispensável na sua mala. Para ajudá-lo, preparamos uma lista com itens que podem ser facilmente esquecidos, mas que são extremamente importantes:

  • Boné ou chapéu
  • Protetor solar
  • Repelente
  • Casaco e calça
  • Camisa de lycra para nado
  • Óculos de sol
  • Sapato fechado para trilhas
  • Sandália ou chinelo
  • Snorkel

Portanto, se você está prestes a viajar para Fernando de Noronha em outubro ou em qualquer outro mês, essa lista ajudará a tornar a sua viagem ainda mais completa e inesquecível.

Conheça a sugestão de roteiro para o destino

Agora que você já sabe tudo sobre Fernando de Noronha em outubro e conhece também os principais passeios do destino, que tal conferir a sugestão de roteiro da Bonitour? Para te ajudar, preparamos um roteiro de 4 dias, com os melhores passeios e experiencias do destino. Clique e confira ou, se preferir, nos chame no WhatsApp para montar o seu roteiro.

Perguntas Frequentes:

Como é Noronha em outubro?

Noronha em outubro é um verdadeiro paraíso tropical. As temperaturas são agradáveis, com médias de 28°C e pouca chance de chuva, oferecendo um clima perfeito para conhecer as praias do destino. Além disso, outubro é considerado média temporada.

Qual é a melhor época para ir para Noronha?

Fernando de Noronha apresenta duas estações distintas: uma temporada seca e outra chuvosa. A estação seca acontece de setembro a fevereiro, caracterizada por temperaturas em torno dos 30ºC, ventos suaves e céu claro. Por outro lado, a estação chuvosa abrange o período de março a agosto. Nesses meses, o calor continua presente, mas é acompanhado por eventuais pancadas de chuva.

Quais são os meses de baixa temporada em Fernando de Noronha?

A baixa temporada em Noronha acontece, principalmente, no período de chuvas na ilha, que acontece entre março e junho. Neste período, o destino está mais tranquilo e há mais vagas em passeios e hospedagens.

Quantos dias são suficientes para ficar em Fernando de Noronha?

Para explorar as principais praias da ilha e aproveitar o máximo esse paraíso tropical, o recomendado é reservar, pelo menos, 3 dias para conhecer Fernando de Noronha. No entanto, se você quer uma experiência super completa, um itinerário de 5 a 10 dias irá garantir uma viagem ainda mais inesquecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *