viagem-para-galapagos

3 coisas para você ter em mente antes de planejar a sua viagem para Galápagos

Galápagos é um arquipélago, formado por 13 ilhas de origem vulcânica, que ocupam 10km², no Oceano Pacífico, na área territorial do Equador. Este paraíso natural ficou famoso ainda no século XIX, quando Charles Darwin escreveu o livro  A Origem das Espécies (1835). O que atraiu o cientista na época e atrai turistas de todo o mundo ainda hoje é a grande variedade de animais que podem ser vistos lá. Este é um dos únicos lugares do mundo em que se pode nadar com pinguins, visitar leões-marinhos em praias com areia vermelha, ver os atobás de pés azuis e as famosas tartarugas gigantes. Para preservar este bioma único, o arquipélago foi transformado em Parque Nacional do Equador, em 1959, e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1978.

viagem-para-galapagos

Se não faltam motivos para conhecer estas “Ilhas Encantadas” (como Galápagos é apelidada), saber como se preparar e o que levar para este destino pode ser um diferencial.

O que levar com você

Primeiro, não existe uma época do ano ideal para visitar e por estarem em uma região tropical, as ilhas de Galápagos têm um clima muito semelhante ao do Brasil.  A alta temporada de visitações é entre julho à setembro e dezembro à janeiro, principalmente pela vinda de turistas dos Estados Unidos e Europa. Para quem viaja nesta época do ano é fundamental fazer reservas antecipadas, principalmente dos passeios.

viagem-para-galapagos

Tenha na mala roupas leves e confortáveis, os passeios envolvem caminhadas e visitas a céu aberto. Leve roupas de banho para os mergulhos e não esqueça do protetor solar, repelentes, óculos de sol e chapéu. Serão dias em meio à natureza, leve isso em consideração.

Outro item que requer certa antecedência e não pode faltar é o certificado internacional de vacinação de febre amarela.  

O que é proibido

viagem-para-galapagos

Segundo, além do que levar, é importante saber o que não levar na sua mala. Saiba desde já que nada pode ser transportado entre as ilhas. Sapatos, roupas e mochilas são vistoriados antes de desembarcar em terra ou voltar para o barco, especialmente nos cruzeiros entre elas. Inclusive, pode ser solicitado que você lave a sola de seus sapatos para que nada mesmo seja transportado para este local se manter preservado. Por isso, frutas, vegetais, plantas e animais são proibidos.

Existem regras, é bom saber!

viagem-para-galapagos

Por último é bom saber que existem várias outras regras. Os animais não podem ser tocados ou ameaçados de nenhuma forma, muito menos alimentados. Em geral, os passeios acontecem em  grupos de até 20 pessoas, acompanhado de um guia naturalista. É importante sempre permanecer nas trilhas e seguir as orientações.Todos esses cuidados fizeram com que a ilha de Galápagos saísse da lista de Patrimônios Mundiais Ameaçados, feita pela Unesco, em 2010.

Viaje sempre!

Se você gosta de arquipélagos naturais, cenários exuberantes e passeios ao ar livre, mas não planeja sair do Brasil, você vai adorar conhecer Fernando de Noronha, um dos melhores destinos ecoturísticos da América do Sul. Se quiser conhecer Noronha, você pode explorar todas as possibilidades do nosso Roteiro Fácil, para montar sua viagem e explorar este destino.

Roteiro_facil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *