fbpx

10 destinos brasileiros para quem ama trilha

10 destinos brasileiros para quem ama trilha

O Brasil, sem dúvidas, é um dos países com as paisagens naturais mais exuberantes do mundo e dentre as diversas opções de destinos para quem gosta de aventura e contato com a natureza, temos uma variedade enorme de lugares incríveis para a realização de trilhas e trekking.

Nesse texto reunimos 10 destinos que contém algumas das melhores trilhas do Brasil. Confira!

O que é trilha?

Uma trilha, por definição, é um caminho ou estrada de passeio terrestre usado para caminhada ao ar livre, ciclismo ou outras atividades de locomoção. São caminhos existentes ou estabelecidos, que tem como objetivo aproximar o visitante à natureza ou conduzi-lo a um atrativo específico, possibilitando seu entretenimento e educação através de sinalizações, guias turísticos ou, em alguns casos, o acompanhamento de guias de turismo.

Já o trekking, é também um esporte caracterizado pela caminhada, com a diferença de que a atividade dura mais de um dia e envolve dormir “fora”, enquanto as trilhas convencionais podem ser realizadas em apenas algumas horas.

Confira abaixo as principais opções de destinos no Brasil, divididas por estado, para quem ama trilhas:

1.Bonito/MS

Buraco das Araras

Esforço físico: leve

Duração aproximada: 1h30

A trilha é feita perto de Bonito/MS e oferece vários daqueles momentos que “você precisa ver ao menos uma vez na vida”. É o caso, por exemplo, de conferir o casal de jacarés-de-papo-amarelo soltos no habitat. Também é possível avistar diversas aves e inclusive araras-vermelhas.

Isso é possível porque o percurso, de aproximadamente 1 km, leva até uma dolina (antiga caverna onde o teto desabou). E por lá vivem as araras e diversas outras espécies de animais. Ao longo da trilha você também pode parar em dois mirantes para observação. 

Buraco das Araras em Bonito MS

Boca da Onça

Esforço físico: intenso

Duração aproximada: 6h

A cachoeira Boca da Onça é maior queda d’água do Mato Grosso do Sul e para chegar até ela é necessário realizar uma trilha pela mata que se estende por 4 km.

O grande diferencial do passeio é que você passa por oito cachoeiras, com quatro paradas para banho. Um ótimo jeito de se refrescar e recuperar as energias para seguir até o fim da trilha. 

Além dessas, Bonito/MS oferece outras opções de trilhas em meio à natureza, clique aqui e conheça!

Trilha Boca da Onça em Bonito MS

2.Fernando de Noronha/PE

Jardim Elizabeth

Esforço físico: leve

Duração aproximada: 1h

O espaço foi batizado pelos holandeses, na época da colonização. A trilha pelo Jardim tem pouco mais de um 1 km, passando pela mata e por uma ponte antiga, do século XVIII.

Uma das grandes vantagens é que o passeio acaba na linda Praia do Cachorro, perfeito para se refrescar depois da caminhada.

Trilha Jardim Elizabeth em Fernando de Noronha PE

Trilha Capim-Açu

Esforço físico: leve-moderado

Duração aproximada: 3h

Aberta apenas de agosto a fevereiro, é uma das trilhas mais indicadas em Fernando de Noronha. O percurso é de 7 km, sendo que ao longo do caminho você pode observar de cima toda a Ilha de Fernando de Noronha.

A aventura acaba na Praia do Leão, onde as tartarugas marinhas costumam deixar seus ovos.

Trilha Capim-Açu em Fernando de Noronha PE
Foto: Ivocpaes / CC BY-SA

3.Serra Gaúcha/RS

Trilha do Rio do Boi

Esforço físico: intenso

Duração aproximada: 6 a 7h

Um passeio tão bonito quanto difícil. Você irá atravessar rios, passar por terrenos irregulares e pedregosos e muitas subidas. É uma aventura para quem está com o condicionamento físico em dia. Além de ser, claro, uma chance especial de valorizar as paisagens naturais do Brasil, em especial a Serra Gaúcha.

Trilha Trilha do Rio do Boi na Serra Gaúcha RS
Foto: Rafael Nicolaidis / CC BY-SA

Trilha das Lontras

Esforço físico: moderado

Duração aproximada: 4h

A trilha fica a 6 km da cidade de Cotiporã/ RS. A caminhada se dá no meio da mata nativa, com muitas quedas d’água. Aventura perfeita para ficar perto da natureza e conhecer um pouco mais da história da imigração italiana no Brasil.

4.Rio de Janeiro

Pedra do Sino

Esforço físico: moderado a intenso

Duração aproximada: 4 a 6h

Para fazer essa trilha é preciso comprar a entrada para o Parque Nacional Serra dos Órgãos. O ponto alto do passeio é assistir ao nascer e pôr do sol lá de cima, depois de passar por algumas cachoeiras.

Marco no cume da Pedra do Sino no Rio de Janeiro RJ
Foto: Marcio Sette / CC BY-SA

Morro Dois Irmãos

Esforço físico: moderado

Duração aproximada: 2h

Uma das trilhas mais buscadas por quem viaja para o Rio de Janeiro é a Trilha do Morro Dois Irmãos. A aventura vale a pena já que a visão é única e dá para ter um panorama 360º de toda a cidade maravilhosa. Em dias ensolarados a paisagem fica ainda mais bonita.

5.Goiás

Cachoeira do Rio Preto

Esforço físico: leve

Duração aproximada: 1h

Trilha leve, mas que não fica devendo em questão de beleza. Muitas pessoas aproveitam para nadar por lá, em dias de sol. A dica é ir na baixa temporada, porque o local costuma atrair muitos turistas.

Cachoeira do Salto do Rio Preto na Chapada dos Veadeiros GO
Foto: Aline Fortuna / CC BY-SA

Cachoeira Santa Bárbara, Chapada dos Veadeiros

Esforço físico: leve

Duração aproximada: 2h

Um dos lugares mais incríveis da Chapada dos Veadeiros é a Cachoeira Santa Bárbara, no município de Cavalcante/GO. O trajeto até a cachoeira é de 6 km, que podem ser feitos a pé ou em carro 4×4. A trilha só pode ser feita com guia de turismo e leva em torno de duas horas. As águas transparentes da cachoeira, com areia branca ao fundo, criam um cenário paradisíaco.

6.Bahia

Trilha do Descobrimento

Esforço físico: intenso

Duração aproximada: cinco dias

A Trilha do Descobrimento é a melhor maneira de conhecer as lindas praias da Bahia de uma só vez. Ao longo dos 80 km você passa por locais incríveis e pouco conhecidos. Uma das maiores recompensas é que a aventura acaba em Trancoso, um dos lugares mais famosos e bonitos do estado.

Vale do Pati

Esforço físico: intenso

Duração aproximada: 3 a 6 dias

Considerado como um dos lugares mais bonitos para trekking no Brasil, o Vale do Pati fica localizado no Parque Nacional da Chapada da Diamantina/BA. No local você também tem o privilégio de se banhar nas águas do Cachoeirão que possui mais de 90 metros de altura, formando um lindo lago no fim da queda.

Cachoeira Vale do Pati na Chapada da Diamantina BA
Foto: AndréOlmos / CC BY-SA

7.Maranhão

Travessia dos Lençóis

Esforço físico: moderado

Duração aproximada: quatro a cinco dias

São pouco mais de 30 km, que trazem a vantagem de passar por trechos intocados do relevo brasileiro. As lagoas e dunas são belíssimas e, para recuperar as energias, a rica culinária local é uma atração à parte. 

Um jeito diferente de conhecer os Lençóis Maranhenses é fazendo a travessia que percorre o parque nacional. A caminhada é de nível moderado, com mais de 30 km, e pode ser percorrida entre quatro e cinco dias. Uma das principais atrações são as lagoas Bonita e da Gaivota, o Rio Preguiça e o povoado de Atins.

Travessia do Lençóis Maranhenses
Foto: Raphael Pizzino / CC BY-SA

8.Santa Catarina

Lagoinha do Leste

Esforço físico: intenso

Duração aproximada: 1h30 a 2h30

A praia Lagoinha do Leste em Santa Catarina não deixa a desejar quando o assunto é sossego. Com águas esverdeadas e praticamente inexploradas, o local é um verdadeiro colírio para os olhos. Para chegar à praia, existem dois caminhos por terra. O mais curto começa na comunidade de pescadores do Pântano do Sul e leva cerca de uma hora e meia em uma trilha que passa por dentro da mata. A outra opção é pela trilha a partir do Matadeiro, que tem duração de aproximadamente 2h30min e margeia o costão que separa uma praia da outra.

E ainda, na praia da Lagoinha, existe o Morro da Coroa, que proporciona uma vista panorâmica do local. A subida até o morro é íngreme, mas não exige muito esforço. Quando se chega no ponto mais alto, a vista é de tirar o fôlego. 

 Trilha da Lagoinha do Leste em Florianópolis SC

Trilha da Praia do Rosa até Garopaba 

Esforço físico: intenso

Duração aproximada: 2 a 3h

Essa trilha atravessa diferentes praias, todas com mirantes cinematográficos. A trilha inicia na Praia Vermelha, em Imbituba/SC e o ponto final é na Praia da Ferrugem, em Garopaba/SC, onde o último mirante do percurso garante um visual de perder o fôlego.

9.Mato Grosso

Chapada dos Guimarães

Esforço físico: moderado a intenso

Duração aproximada: depende da atividade

A Chapada dos Guimarães/MS reserva muitas atrações naturais aos visitantes, principalmente para aqueles que gostam de trilhas e cachoeiras. Uma das mais bonitas do local é a Cachoeira Véu da Noiva. Para chegar até ela, é necessário percorrer um trajeto curto de cerca de 600 metros, que leva a um mirante com uma visão privilegiada da imensa queda d’água.

Além disso, no local é possível realizar outras trilhas em meio a natureza, a pé ou de bike. O visual  durante as caminhadas é de encher os olhos e podem durar horas ou mesmo trekkings de 3 dias, dependendo do interesse e preparo físico do visitante.

Trilha do Mel na Chapada dos Guimarães MS
Foto: Fabiovf / CC BY-SA

 10.Roraima

Trilha do Monte Roraima, tríplice fronteira 

Esforço físico: intenso

Duração aproximada: 6 a 8 dias

A trilha do Monte Roraima fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. O trekking tem o seu início na Venezuela, pois dos lados do Brasil e da Guiana estão os paredões, e é um dos pontos mais altos do nosso país, com cerca de 2.875 metros de altitude. A caminhada pode levar em torno de seis a oito dias e exige um bom preparo físico. 

Trilha do Monte Roraima RR

Viaje com a Bonitour!

Ficou interessado em conhecer algumas das melhores trilhas no Brasil? A Bonitour pode te ajudar! Em nosso site, você pode montar o roteiro da sua viagem para Bonito, Fernando de Noronha ou Serra Gaúcha de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. E baixando nosso aplicativo, você tem acesso ao seu roteiro, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. Acesse o nosso site e confira.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba nossas dicas por e-mail 🙂