10 trilhas lindas para fazer no Brasil

A internet e o avanço dos meios de transporte abriram as portas do mundo para viajantes. Planejar uma aventura hoje é muito mais fácil do que há 20 anos; você conta com diversas opções de destino e, depois que escolher um, pode visualizar milhares de fotos, ler depoimentos de outras pessoas, conferir listas do que fazer ou evitar, etc.
E falando em listas, o artigo de hoje é perfeito para você, que ama viajar e quer se aventurar em uma trilha, mas sem ir ao exterior. Confira a seguir as principais opções de trilhas em território brasileiro:

Navegue por este conteúdo!
- 1 1. Conheça o Buraco das Araras, em Bonito – MS
- 2 2. Confira o Jardim Elizabeth, em Fernando de Noronha – PE
- 3 3. Arrisque-se na Trilha do Rio do Boi, na Serra Gaúcha
- 4 4. Faça a Trilha Capim-Açú, em Fernando de Noronha – PE
- 5 5. Fique por dentro da Trilha das Lontras, na Serra Gaúcha
- 6 6. Aventure-se na Trilha do Descobrimento, na Bahia
- 7 7. Faça a Travessia dos Lençóis, no Maranhão
- 8 8. Explore a Pedra do Sino, no Rio de Janeiro
- 9 9. Viaje à Cachoeira do Rio Preto, em Goiás
- 10 10. Visite a Boca da Onça, em Bonito – MS
1. Conheça o Buraco das Araras, em Bonito – MS
Esforço físico: leve
Duração aproximada: 1h30m
A trilha é feita perto de Bonito e oferece vários daqueles momentos que “você precisa ver ao menos uma vez na vida”. É o caso, por exemplo, de conferir o casal de jacarés-de-papo-amarelo soltos no habitat. Também é possível avistar diversas aves e inclusive araras-vermelhas!
Isso é possível porque o percurso (de quase um quilômetro) leva até uma dolina – antiga caverna onde o teto desabou. Lá, vivem as araras e diversas outras espécies de animais.
Ao longo da trilha você também pode parar em dois mirantes para observação. Um dos pontos de destaque é que o Buraco das Araras possui uma infraestrutura bem organizada.
2. Confira o Jardim Elizabeth, em Fernando de Noronha – PE
Esforço físico: leve
Duração aproximada: 1h
O espaço foi batizado pelos holandeses, na época da colonização. A trilha pelo Jardim tem pouco mais de um quilômetro e meio, passando pela mata e por uma ponte antiga, do século XVIII.
Uma das grandes vantagens é que o passeio acaba na linda Praia do Cachorro, perfeito para se refrescar depois da caminhada.
3. Arrisque-se na Trilha do Rio do Boi, na Serra Gaúcha
Esforço físico: muito intenso
Duração aproximada: 6 a 7h
Um passeio tão bonito quanto difícil. Você irá atravessar rios, passar por terrenos irregulares e pedregosos e muitas subidas.
É uma aventura para quem está com o condicionamento físico em dia e gosta de estar em contato com a natureza. Além de ser, claro, uma chance especial de valorizar as paisagens naturais do Brasil – em especial a Serra Gaúcha.
4. Faça a Trilha Capim-Açú, em Fernando de Noronha – PE
Esforço físico: leve-moderado
Duração aproximada: 3h
Aberta apenas de agosto a fevereiro, é uma das trilhas mais indicadas em Fernando de Noronha. O percurso é de sete quilômetros, sendo que ao longo do caminho você pode observar de cima toda a Ilha de Fernando de Noronha.
A aventura acaba na Praia do Leão, onde as tartarugas marinhas costumam deixar ovos.
5. Fique por dentro da Trilha das Lontras, na Serra Gaúcha
Esforço físico: moderado
Duração aproximada: quatro horas
A trilha fica a seis quilômetros da cidade de Cotiporã – RS. A caminhada se dá no meio da mata nativa, com muitas quedas d’água.
Aventura perfeita para ficar perto da natureza e conhecer um pouco mais da história da imigração italiana no Brasil.
6. Aventure-se na Trilha do Descobrimento, na Bahia
Esforço físico: intenso
Duração aproximada: cinco dias
A melhor maneira de conhecer as lindas praias da Bahia de uma só vez. Ao longo dos 80 quilômetros da trilha você passa por locais incríveis e pouco conhecidos.
Uma das maiores recompensas é que a aventura acaba em Trancoso, um dos lugares mais famosos e bonitos do estado.
7. Faça a Travessia dos Lençóis, no Maranhão
Esforço físico: intenso
Duração aproximada: quatro a cinco dias
São pouco mais de 30 quilômetros, que trazem a vantagem de passar por trechos intocados do relevo brasileiro. As lagoas e dunas são belíssimas e – para recuperar as energias – conte com a rica culinária local.
8. Explore a Pedra do Sino, no Rio de Janeiro
Esforço físico: moderado a intenso
Duração aproximada: quatro a seis horas
Para fazer essa trilha é preciso comprar a entrada para o Parque Nacional Serra dos Órgãos. O ponto alto do passeio é assistir ao nascer e pôr do sol lá de cima, depois de passar por algumas cachoeiras. A vegetação é bonita e o contato com a natureza deixa a subida menos cansativa.
9. Viaje à Cachoeira do Rio Preto, em Goiás
Esforço físico: leve
Duração aproximada: uma hora
Trilha leve, mas que não fica devendo em questão de beleza. Muitas pessoas aproveitam para nadar lá, em dia de sol.
A dica é ir na baixa temporada, porque o local costuma atrair muitos turistas.

10. Visite a Boca da Onça, em Bonito – MS
Esforço físico: intenso
Duração aproximada: 6h
O nome chama a atenção, mas no passeio não tem onça, apenas uma cachoeira que leva esse nome curioso e ostenta o título de maior queda d’água do Mato Grosso do Sul. A trilha pela mata (ótima chance de ficar perto da natureza e conferir a fauna e flora) se estende por quatro quilômetros.
O grande diferencial do passeio é que você passa por oito cachoeiras, com quatro paradas para banho. Um ótimo jeito de se refrescar e recuperar as energias para seguir até o fim da trilha. As fotos e vídeos mostram como esse lugar é realmente mágico.
**
E essas são apenas algumas das opções! Só em Bonito – MS são diversas opções de trilhas e passeios. Conheça todas com a ajuda do Roteiro Fácil e monte seu programa e monte sua viagem!
Até a próxima!
Guarda do Embau
Olá, Lilian!
Essa trilha é linda também. 😀