fbpx

11 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio

11 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio

A Serra Gaúcha/RS encanta os visitantes por sua rica gastronomia e cultura, paisagens incríveis e opções de atividades de ecoturismo. Por lá, as cidades mais conhecidas são Gramado e Canela, mas a região oferece diversas outras opções de destinos menos conhecidos, mas que valem muito a pena serem visitados no seu roteiro pela Serra Gaúcha. Continue a leitura e confira 11 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio!

Bento Gonçalves

A aproximadamente 120km de Gramado/RS, Bento Gonçalves/RS é considerada a capital brasileira do vinho e é um destino repleto de lugares por onde os primeiros imigrantes italianos começaram o cultivo da uva. 

Bento Gonçalves
Bento Gonçalves | Créditos: Buenas Dicas via Unsplash 

A cidade também é conhecida por seus diferentes roteiros gastronômicos e repletos de atrativos históricos, como o Vale dos Vinhedos, conhecido por suas vinícolas e o Caminhos de Pedras, roteiro gastronômico com diferentes tipos de comida. Outras dicas de roteiros pelo destino são: Cantinas Históricas, Vale do Rio das Antas e Encantos de Eulália.  

Cambará do Sul

Cambará do Sul/RS está localizada a 192 km de Porto Alegre/RS e é a cidade porta de entrada para os principais cânions do Rio Grande do Sul. Outro fato interessante do destino é que, por lá, está o maior conjunto de cânions da América do Sul. Por isso, o destino é perfeito para quem gosta de aventura e contato com a natureza.

Cambará do Sul
Cambará do Sul | Créditos: Jaime Spaniol via Unsplash 

Os principais cânions que não podem ficar fora do seu roteiro pelo destino, são:

Cânion Itaimbezinho

O Cânion Itaimbezinho é o cartão postal da cidade e o cânion mais visitado da região. Ele está no Parque Nacional de Aparados da Serra, a 18 km de distância do centro de Cambará do Sul/RS.

Cânion Fortaleza

Já o Cânion Fortaleza está localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km de distância do centro de Cambará do Sul/RS. O cânion tem 1.240 m de altura acima do nível do mar e o nome Fortaleza deve-se aos seus paredões que parecem muralhas. 

Nova Petrópolis

Localizada a cerca de 35 km de Gramado/RS, Nova Petrópolis/RS é conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha. A cidade é considerada um dos destinos mais bonitos do sul do país. Cercada por parques, jardins e muita cultura, o destino é acolhedor e oferece diversos programas para aproveitar em família ou em uma viagem romântica em casal. 

Nova Petrópolis
Nova Petrópolis | Créditos: Diego Grandi via Shutterstock 

A cidade faz parte da Rota Romântica do Rio Grande do Sul e oferece diferentes atrações para visitar, como a Praça das Flores, cercada por árvores e inúmeros canteiros de flores. Um dos seus destaques é a Rua Coberta, que possui lojinhas de artesanato e conta com ótimos eventos durante o ano todo.

Garibaldi

A um pouco mais de 100 km de Gramado/RS, Garibaldi/RS é considerada a capital brasileira do espumante e é um destino bastante romântico, histórico e gastronômico.

Em 1913 foi elaborado o primeiro espumante brasileiro no destino. E, desde então, Garibaldi intensificou o seu trabalho com vinhos e espumantes. A cidade oferece a Rota dos Espumantes com várias vinícolas para visitar e degustar as famosas bebidas. 

Garibaldi
11 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio: Garibaldi

Vinícolas em Garibaldi

No centro da cidade, está a centenária vinícola Peterlongo, criadora do primeiro espumante do Brasil. Além da degustação, o local oferece também uma visita guiada e um museu tradicional. 

Outra vinícola que não pode ficar de fora do seu roteiro é a Cooperativa Garibaldi. Com mais de 80 anos de existência, além da visita padrão, também oferece experiências que precisam ser agendadas, como a degustação às cegas e a Taça e Trufa, uma experiência que combina a degustação de espumantes e vinhos com trufas artesanais.

Farroupilha

A apenas 19 km de Caxias do Sul/RS, Farroupilha/RS é considerada o berço da colonização italiana no Rio Grande do Sul e carrega também os títulos de capital nacional da malha, capital nacional do kiwi e capital do espumante moscatel.

Farroupilha
Farroupilha | Foto: Mariana Ávila via Miriam Caravaggio 

O nome da cidade foi uma homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, em 1934, quando ela se emancipou de Caxias do Sul. Hoje, os seus principais pontos turísticos são o Santuário de Nossa Senhora de  Caravaggio e o Salto Ventoso.

Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

Localizada em Caravaggio, distrito de Farroupilha, a 6 km do centro da cidade, é o maior santuário religioso do sul do país. No dia 26 de maio, data da Padroeira de Farroupilha, recebe milhares de fiéis.

Salto Ventoso

Salto Ventoso é uma cachoeira localizada no Distrito de Nova Sardenha, a 12 km da cidade. Com 55 m de altura, a cachoeira cai sobre uma gruta em forma de ferradura e a sua principal característica é a possibilidade de visualizar a cachoeira por trás da queda d’água. 

Bom Jesus

A cerca de 150 km de Caxias do Sul/RS, Bom Jesus/RS é uma das cidades mais frias do Brasil e o destino oferece paisagens incríveis de campos naturais e lindas cachoeiras. 

Bom Jesus
Bom Jesus | Créditos: Reprodução via Rota das Cascatas 

As atrações turísticas que mais se destacam no destino estão localizadas em áreas rurais, algumas acessíveis somente por trilhas, mas que valem a pena o esforço. 

Barragem Rio dos Touros

Localizada a 16 km do centro da cidade e com visitação livre, a Barragem Rio dos Touros costumava abastecer uma tubulação para uma pequena usina que gerava energia para Bom Jesus. Hoje, se tornou uma atração turística.

A represa tem aproximadamente dois metros de altura e 180 de comprimento e forma uma longa cachoeira.

Rota das Cascatas

Uma das principais atrações do destino, a Rota das Cachoeiras é um conjunto de três cachoeiras incríveis. A visita acontece através de uma trilha de 14 km (ida e volta) e passa pelas cachoeiras: Roseira, Cachoeirão e Cascata da Ferradura, além de um belo mirante natural.

São Francisco de Paula

A 45 km de Gramado/RS, São Francisco de Paula/RS é o destino perfeito para escapar do agito das cidades mais visitadas. Considerada como um recanto para descansar, a cidade é composta por diversas atrações, como o Lago São Bernardo e o Parque das Oito Cachoeiras.  

São Francisco de Paula
São Francisco de Paula | Créditos: Pedro Fritsch via Unsplash 

Lago São Bernardo

Cartão postal da cidade, o Lago São Bernardo é uma das opções mais belas da serra, e oferece passeios de trilhas de fácil acesso. 

Parque das Oito Cachoeiras

Próximo ao Lago São Bernardo, o Parque das Oito Cachoeiras oferece um passeio que passa por oito quedas d’água, uma mais incrível que a outra.

Jaquirana

Um pequeno município com pouco mais de 6 mil habitantes, Jaquirana/RS é um segredo até mesmo para os gaúchos. Localizada entre São Francisco de Paula e Bom Jesus/RS, a cidade não possui infraestrutura turística, mas é uma ótima opção de passeio bate e volta para quem está hospedado pela região. 

Jaquirana
Jaquirana | Créditos: Claudio Arriens via Flickr

O seu principal atrativo é a Cachoeira Passo do S, uma opção de passeio para quem gosta de aventura. A 37 km da cidade, o caminho é repleto de obstáculos, mas a vista faz o esforço valer a pena. A cachoeira tem 100 m de queda volumosa e um pouco acima dela, o traçado do rio faz um S, que dá nome ao local. 

Três Coroas

A 25 km de Gramado, Três Coroas/RS se destaca pelos seus parques de aventura, rafting no Rio Paranhana e pelo templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling

Templo Budista de Três Coroas

O templo budista Chagdud Gonpa Khadro Ling é o primeiro templo tibetano tradicional da América Latina. Localizado no alto de uma montanha, é aberto à visitação ao público, onde se pode conhecer a arte, cultura e religiosidade budista.

Três Coroas
11 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio: Raft Adventure Park em Três Coroas

Raft Adventure Park

Para quem ama aventura, o Raft Adventure Park é uma ótima opção. Além de oferecer uma infraestrutura completa com restaurante, banheiros, vestiários e espaços para crianças, o parque oferece atividades como o rafting, tirolesa de 1.200m e paintball. 

Para saber mais, acesse o post completo sobre o parque

Antônio Prado

A pouco mais de 50 km de distância de Caxias do Sul/RS, Antônio Prado/RS já serviu até mesmo como cenário para filme. Em 1995 a cidade ficou famosa por ter sido cenário para o filme O Quatrilho, longa nacional que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. 

Antônio Prado
Antônio Prado | Créditos: Tetraktys via Wikipédia 

Além disso, a cidade foi tombada pelo Iphan como o maior conjunto arquitetônico da colonização italiana no Brasil. São 48 edificações do início do século 20, a grande maioria com visita apenas externa. A maior atração da cidade, sem dúvidas, é conhecer as construções enquanto caminha pelas ruas do destino. 

São José dos Ausentes

Pequena cidade no norte da Serra Gaúcha, São José dos Ausentes/RS é famosa por registrar as menores temperaturas do Brasil, inclusive com chances de se ver neve durante o inverno. 

Além disso, a região está repleta de cânions, cachoeiras, trilhas e campos cobertos de araucárias que já foram cenário de novelas da TV Globo. É lá também que fica o ponto mais alto do estado, o Pico Monte Negro com 1.403 m de altitude.

São José dos Ausentes
São José dos Ausentes | Créditos: Mariahsebben via Wikipédia 

Outro local que vale a pena ser visitado é o Cânion da Boa Vista, com um visual incrível da Serra e ainda conta com duas quedas d’água que estão entre as cachoeiras mais altas do Brasil. A Cachoeira da Boa Vista, com 310 m e a cascata Diagonal, com 257 m.

Conheça a Serra Gaúcha com a Bonitour!

Na Serra Gaúcha, existem diversas atrações para quem procura uma viagem tranquila em família ou até mesmo para quem quer praticar o ecoturismo e busca atividades mais radicais. Confira o nosso guia de viagem completo sobre o destino! 

Para conhecer os passeios e dicas do que fazer na Serra Gaúcha, acesse o site da Bonitour! Nele, você pode também montar o roteiro da sua viagem de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. E ainda, baixando o aplicativo de viagens, você tem acesso ao seu roteiro, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. 

Capa | Créditos: Jaime Spaniol e Pedro Fritsch (via Unsplash) e Bonitour Viagens 

checklist-de-viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.