fbpx

5 destinos de ecoturismo no Nordeste do Brasil

5 destinos de ecoturismo no Nordeste do Brasil

Destinos de ecoturismo no Nordeste do Brasil – Imagens: Jaime Dantas, Matheus Seiji Goto e Maicon Teixeira via Unsplash, Anderps e  Julius Dadalti via Wikipedia

O Brasil é um dos países mais ricos em diversidade natural e é perfeito para a prática do turismo de aventura. De norte a sul, o país está repleto de destinos com belezas naturais exuberantes e atividades em meio a matas, praias, rios, cachoeiras e muito mais! Neste texto, você vai conhecer 5 destinos de ecoturismo no Nordeste do Brasil. Confira!

Pipa/RN

Localizada em Tibau do Sul, a 80 km de Natal, Pipa é um dos destinos mais procurados do estado e se tornou um dos lugares mais populares do Brasil. Por lá, são diversas praias com águas cristalinas, mirantes, dunas e lagoas.

Pipa/RN - Autor: Jaime Dantas via Unsplash
Pipa/RN – Autor: Jaime Dantas via Unsplash 

Algumas de suas principais atrações, são:

Praias

A praia central de Pipa é um lugar perfeito para um banho de mar e ainda conta com uma ótima estrutura de quiosques, além de estar bem perto do centro da vila. Além dela, outras praias imperdíveis são:

  • Praia Baía dos Golfinhos
  • Praia do Madeiro
  • Praia do Amor
  • Praia das Minas
  • Praia de Cacimbinhas

Chapadão de Pipa

Chapadão de Pipa/RN - Autor: Sergio Rocha via Adobe Stock
Chapadão de Pipa/RN – Autor: Sergio Rocha via Adobe Stock

O Chapadão de Pipa é um dos principais mirantes e pontos turísticos do destino. O local conta com uma linda vista da Praia do Amor, perfeita para tirar fotos e registrar os momentos no destino.

Passeio de buggy 

O passeio de buggy em Pipa funciona como um city tour pelas principais praias da região. O roteiro pode incluir: Chapadão de Pipa, Praia do Madeiro, Dunas de Cacimbinhas, Lagoa de Guaraíras, entre outros. 

Jericoacoara/CE

Jericoacoara/CE - Autor: Ricardo Avelar via Unsplash
Jericoacoara/CE – Autor: Ricardo Avelar via Unsplash

Jericoacoara/CE, um dos destinos de ecoturismo no Nordeste mais famosos do país, é uma vila localizada a cerca de 300 km de Fortaleza, na cidade de Jijoca de Jericoacoara. É um lugar tranquilo, com ruas de areia e cenários ideais para quem busca descansar e renovar as energias. 

Algumas de suas principais atrações, são:

Praia de Jericoacoara

A principal praia da vila é a Praia de Jericoacoara, muito utilizada por praticantes de windsurf. A praia costuma ter um mar calmo e seu visual muda constantemente com o subir e descer da maré.

Duna

Dunas de Jericoacoara/CE - Autor: Roberto Garrido via Pexels
Dunas de Jericoacoara/CE – Autor: Roberto Garrido via Pexels

A duna, um dos cartões postais de Jericoacoara, é uma atração imperdível para o fim de tarde. Quando o sol se aproxima do mar, os visitantes vão até o alto da duna para apreciar a vista. É possível ir andando, com uns 10 minutos de caminhada a partir da vila.

Pedra Furada

Pedra Furada de Jericoacoara/CE - Autor: Anderps via Wikipedia
Pedra Furada em Jericoacoara/CE – Autor: Anderps via Wikipedia

Outro cartão postal do local, a Pedra Furada em Jericoacoara é uma pedra com uma fenda no meio que fica na beira do mar. Em determinado período do dia, o sol se põe “dentro” da pedra e é o cenário perfeito para fotos! 

Taxas

Ao visitar o destino, os turistas precisam pagar o valor diário de acordo com o tempo que permanecerão na vila. Atualmente, desde 2021, o valor definido pela prefeitura é de R$ 30 reais por semana, por pessoa. Você pode pagar pela internet no site da prefeitura ou ao chegar na vila. 

Lençóis Maranhenses/MA

Lençóis Maranhenses/MA - Autor: Julius Dadalti via Wikipedia
Lençóis Maranhenses/MA – Autor: Julius Dadalti via Wikipedia

Os Lençóis Maranhenses são uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil. São conhecidos por sua paisagem desértica de grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água da chuva. Um maravilhoso destino de ecoturismo no Nordeste do Brasil. A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores lagoas do destino. 

Quando ir

A temporada de chuva nos Lençóis Maranhenses acontece de janeiro a junho e atinge o auge nos meses de fevereiro a maio. É durante esse período que as lagoas enchem e a paisagem se transforma em um verdadeiro paraíso. 

Para quem deseja viajar durante a cheia, o ideal é ir nos meses de abril e maio. Porém, a desvantagem é a possibilidade de ainda pegar muitos dias de chuva na região. Por isso, para garantir dias de sol e lagoas cheias, o melhor é ir nos meses de junho, julho e agosto. 

Para saber mais, acesse: Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses.

Chapada Diamantina/BA

Chapada Diamantina/BA - Autor: Matheus Seiji Goto via Unsplash
Chapada Diamantina/BA – Autor: Matheus Seiji Goto via Unsplash

A Chapada Diamantina, localizada no interior da Bahia, ocupa uma área de 38 mil km², repleta de belezas naturais. Na região, existem cenários incríveis, cercados por cachoeiras, poços de águas transparentes, grutas e diversas trilhas

Algumas de suas principais atrações, são:

Morro do Pai Inácio

O passeio para o Morro do Pai Inácio está entre os mais populares do destino de ecoturismo no Nordeste. Para conhecê-lo, é preciso realizar uma caminhada de apenas 500 metros. Este trajeto pode ser feito por todos, mas é preciso um pouco de fôlego para vencer a subida. 

Ao chegar ao topo do Pai Inácio é possível observar a imensidão da Chapada Diamantina, além de poder ver os Morros Três Irmãos e um incrível pôr do sol.

Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça é uma das maiores quedas d’água do Brasil, com 340 metros de altura e tem um dos cenários mais lindos da Chapada Diamantina. O passeio mais comum para conhecê-la é a trilha “de cima”, trajeto de 12 km (ida e volta) que leva ao topo da cachoeira. Apesar do percurso exigir um pouco de fôlego, já que os primeiros 2 km são de subida, a vista da cachoeira faz tudo valer a pena!

Maceió/AL

Maceió/AL - Autor: Maicon Teixeira via Unsplash
Maceió/AL – Autor: Maicon Teixeira via Unsplash

Em Maceió, capital do Alagoas, você pode encontrar uma das orlas mais bonitas do Brasil e toda sua beleza se deve, principalmente, ao mar, que muito se assemelha ao famoso mar do Caribe.

Algumas das principais atrações desse destino de ecoturismo no Nordeste, são:

Piscinas naturais de Pajuçara

Conhecer as piscinas naturais de Pajuçara está entre os passeios mais procurados da cidade. Realizado durante a maré baixa, o caminho até as piscinas naturais leva cerca de 20 minutos. Nelas, os visitantes encontram águas cristalinas, onde é possível relaxar em meio aos corais ou mergulhar com diversos peixinhos. 

Praia de Ponta Verde

Repleta de coqueiros, a Praia de Ponta Verde está entre as mais queridas de Maceió. A praia conta com um mar calmo e piscinas naturais. Por lá, os visitantes encontram também a famosa placa “Eu Amo Maceió”, perfeita para registrar a visita ao destino.

Praia de Jatiúca

Em comparação às outras, a Praia de Jatiúca é a mais vazia e a preferida dos praticantes de esportes aquáticos. Com ótimas ondas, o local é ideal para iniciantes do surf, stand up paddle e kitesurf. 

Dica Bonitour: Rota das Emoções

Já imaginou como seria um roteiro que inclui Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara em uma única viagem? A Rota das Emoções é um percurso de 900 km de estrada que inclui atrações turísticas de três estados: Ceará, Maranhão e Piauí.

Rota das Emoções - Créditos: Imagens via Rota das Emoções
Destinos de ecoturismo no Nordeste: Rota das Emoções – Créditos: Imagens via Rota das Emoções 

Além de contar com esses destinos de ecoturismo no Nordeste, o roteiro passa por outros lugares e pode ser personalizado com base no seu estilo de viagem. Acesse o site da Rota das Emoções e saiba mais!

Conheça o Roteiro Fácil! 

Gostou das dicas? Confira também a lista com 5 destinos de ecoturismo no Sudeste do Brasil

Além desses, o Brasil conta também com outros pontos incríveis para a prática do ecoturismo. No site da Bonitour, você pode montar o roteiro da sua viagem para destinos como Fernando de Noronha/PE, Bonito/MS e Serra Gaúcha/RS

Veja mais 5 destinos de ecoturismo no Sudeste do Brasil
Veja mais 5 destinos de ecoturismo no Sudeste do Brasil

A Bonitour também oferece aplicativo próprio, cashback e a facilidade do check-in online nos destinos. Com ele, você pode consultar o horário do seu transporte, conferir as atividades e ter acesso a todos os ingressos na palma da mão. Acesse o site e conheça todos os benefícios!

Planilha-financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.