fbpx

5 destinos de ecoturismo no sul do Brasil

5 destinos de ecoturismo no sul do Brasil

Neste texto, você conhece cinco destinos de ecoturismo no sul do Brasil.

O Brasil é um país que se destaca por suas belezas naturais e em todo o seu território podemos encontrar uma grande variedade de lugares para a prática do turismo de aventura. No sul do país, por exemplo, existem diversos destinos repletos de natureza e atividades de aventura em meio a praias, matas, rios, cachoeiras e muito mais. Neste texto, você conhece cinco destinos de ecoturismo no sul do Brasil. Confira!

Ilha do Mel/PR

A Ilha do Mel/PR é formada por dois ecossistemas: a restinga e a floresta Atlântica e se destaca como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. A ilha é um dos lugares mais lindos do Paraná e por lá, para preservar a natureza e evitar a degradação, não é permitido a entrada e circulação de veículos automotores e de tração animal. Além disso, o número de visitantes é limitado a 5.000 pessoas por dia. 

5 destinos de ecoturismo no sul do Brasil: Ilha do Mel/PR
5 destinos de ecoturismo no sul do Brasil: Ilha do Mel/PR | Foto: Raquel Reghini / Pixabay

Por isso, o destino é uma ótima opção para quem busca relaxar em meio à natureza, longe do movimento das grandes cidades. Entre seus atrativos, podemos destacar:

Gruta das Encantadas

A Gruta das Encantadas fica no sul da ilha e é o patrimônio natural mais importante da Ilha do Mel/PR. A gruta está entre rochas e tem cerca de 10 metros de extensão. Para visitá-la, só é possível durante a maré baixa, que acontece geralmente entre 8h e 13h.

Farol de Conchas

O Farol das Conchas foi construído em 1872 e é visível de vários locais da ilha. Hoje, não é possível entrar no farol, mas devido a sua localização no topo de um morro, ele oferece as melhores vistas da ilha.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres foi construída em 1769 e está localizada na praia da Fortaleza. Para chegar até ela é preciso caminhar por quase 4 km pela praia ou pela trilha dentro da mata a partir da Vila Nova Brasília.

Além das atrações citadas, o ecoturismo na Ilha do Mel/PR se destaca também por suas praias super preservadas. Por lá, estão algumas das praias mais lindas do Paraná, como a Praia de Encantadas, a Praia da Gruta, a Praia da Boia, a Praia do Miguel, a Praia Grande, a Praia do Farol, entre outras.

Urubici/SC

Repleta de paisagens exuberantes, Urubici/SC é uma das principais cidades da Serra Catarinense. Apesar de ser muito procurada durante o inverno devido a suas baixas temperaturas, a cidade oferece diversas atrações de atividades de ecoturismo que podem ser praticadas em qualquer época do ano.

Urubici/SC
Urubici/SC | Foto: Fabiano Panisson / Pixabay

Quem visita o destino, encontra opções para a prática de trekking, rapel, tirolesas, cavalgadas, canoagem, arvorismo e muito mais! Entre os seus principais pontos turísticos, podemos destacar: 

Morro da Igreja e Pedra Furada

O Morro da Igreja, com 1.822 m de altitude, é o ponto habitado mais alto de toda a região sul. Por lá, também já foram registradas as temperaturas mais frias do país (17,8 graus negativos, em 1996). 

No topo do Morro da Igreja, é possível observar outra incrível atração do destino, a Pedra Furada. Uma escultura natural com um “furo” de aproximadamente 30 m de circunferência, cartão postal da Serra Catarinense

Serra do Corvo Branco

A 30 km do centro de Urubici/SC, a Serra do Corvo Branco tem um visual impressionante, que começa na fenda que corta dois enormes paredões de pedra e desce em direção a Grão-Pará/SC. Ao longo de todo percurso, é possível observar paisagens belíssimas!

Serra Gaúcha/RS

Conhecida por suas paisagens deslumbrantes, deliciosa gastronomia e uma rica cultura local, as cidades da Serra Gaúcha/RS também são muito procuradas por quem busca contato com a natureza, já que por lá existem diversas opções de locais para a prática do ecoturismo.

5 destinos de ecoturismo no sul do Brasil: Serra Gaúcha/RS
5 destinos de ecoturismo no sul do Brasil: Serra Gaúcha/RS

Conheça algumas delas: 

Parque Estadual do Caracol em Canela/RS

O Parque Estadual do Caracol, na cidade de Canela/RS, tem 25 hectares de natureza preservada. Por lá, as trilhas levam aos principais pontos, como a cascata de 131 metros de queda livre, os mirantes e o observatório ecológico. 

Cânion do Itaimbezinho em Cambará do Sul/RS

Localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, o Cânion do Itaimbezinho chama atenção por ser um dos maiores da América Latina. Por lá, há três opções de trilhas para conhecer o local, como a Trilha do Cotovelo e a Trilha do Vértice. A terceira opção é a Trilha do Boi que dá o acesso ao interior do cânion. 

Parque das Oito Cachoeiras em São Francisco de Paula/RS

Como já diz o nome do passeio, por lá você pode conhecer até oito cachoeiras. Para isso, é preciso fazer trilhas e são 4 opções disponíveis de variadas durações e intensidades. Há roteiros de nível fácil, médio e difícil, de 15 minutos a 5 horas. Cada trilha dá a chance de conhecer duas cachoeiras cada.

Foz do Iguaçu/PR

Foz do Iguaçu/PR é uma cidade no interior do estado, conhecida pelas Cataratas do Iguaçu e por oferecer diversas opções de passeios para quem curte aventura.  Por lá, você encontra atividades como rafting, escalada, trilhas, salto de paraquedas e muito mais.

Foz do Iguaçu/PR
Foz do Iguaçu/PR | Foto: magicaltravelling / Pixabay

Entre as principais atrações do destino, estão: 

Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu faz fronteira com a Argentina e são aproximadamente 185 mil hectares no lado brasileiro. Mais conhecido por ser a casa das Cataratas na bacia do Rio Iguaçu, é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

O local oferece atrações como trilhas e atividades de ecoturismo como rafting, rapel, escalada em rocha e passeios de barco em meio às quedas.

Cataratas do Iguaçu

Um dos pontos turísticos mais visitados no Brasil, as Cataratas do Iguaçu são formadas pelo Rio Iguaçu, que percorre 1.320 km até sua foz. Faltando 18 km para se juntar ao Rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível que se precipita em 275 quedas de 65 metros de altura em média, uma vazão média de 1.500 m³ por segundo, numa largura de 2.780 metros. A paisagem é incrível! 

Parque das Aves

O Parque das Aves foi criado para oferecer condições de preservação ambiental e reprodução de animais. Possui uma área de 17 hectares de mata nativa, onde você pode conhecer os viveiros de aves tropicais raras e coloridas como periquitos, araras, flamingos e tucanos. O parque conta ainda com borboletário, viveiro de beija-flores e um setor de répteis com cobras e jacarés.

Florianópolis/SC

A capital catarinense possui tantas belezas naturais que é conhecida também como Ilha da Magia. Em Florianópolis/SC existem cerca de 100 praias espalhadas pela ilha e pela parte continental que formam a cidade. Por lá, em toda a sua extensão você pode praticar atividades como surf, trekking, mergulho, ciclismo, parapente, trilhas e muito mais!

5 destinos de ecoturismo no sul do Brasil: Florianópolis/SC
5 destinos de ecoturismo no sul do Brasil: Florianópolis/SC | Foto: Pxfuel

Entre os principais pontos turísticos da cidade, podemos destacar: 

Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é uma das principais atrações turísticas da cidade. Além de reunir praias, dunas e a maior lagoa de Florianópolis, por lá você encontra locais para a prática de esportes como windsurf, kitesurf, jet ski, caiaque, vela, canoa canadense e passeios de barco.

Ilha do Campeche

A 1,5 km de distância da Praia do Campeche, no sul da ilha, a Ilha do Campeche tem cenários paradisíacos e possui piscinas naturais para mergulhar e observar a vida marinha do local. 

Para visitar o local, só é possível com barcos autorizados, já que a ilha é protegida pelo IPHAN e tem um controle diário de visitantes. 

Trilhas em Florianópolis/SC

Além das praias incríveis, outra atração imperdível  para quem ama aventura são as trilhas no destino. Entre elas, podemos destacar a Trilha da Lagoinha do Leste, um trajeto que exige esforço físico, mas a vista incrível da Lagoinha do Leste faz tudo valer a pena! 

Além dessas, a capital catarinense oferece muitas opções de atividades para quem gosta de aventura ou quer apenas relaxar nas suas belas praias. Não deixe de conferir os outros posts sobre Florianópolis/SC aqui no blog.

Gostou das dicas? Confira também as listas com os melhores destinos de ecoturismo do nordeste e do sudeste do Brasil e aventure-se mais pelo nosso país! 

Monte o seu roteiro com o Roteiro Fácil!

No site da Bonitour, você pode montar o roteiro da sua viagem para destinos como Fernando de Noronha/PE, Bonito/MS e Serra Gaúcha/RS. Além disso, você pode comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. 

A Bonitour também oferece aplicativo próprio, cashback e a facilidade do check-in online nos destinos. Com ele, você pode consultar o horário do seu transporte, conferir as atividades e ter acesso a todos os ingressos na palma da mão. Acesse o site e conheça todos os benefícios! 

Imagem de capa: pxhere.com

Planilha-financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.