fbpx

5 dicas para conhecer Bonito/MS

5 dicas para conhecer Bonito/MS

Bonito/MS é um destino diferenciado por diversos motivos. Por lá, existem as mais diferentes atividades em meio à natureza para quem ama aventura ou busca um lugar para relaxar.

Considerado o melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito/MS tem as suas particularidades em relação ao transporte, limite de vagas, clima, entre outros. Por isso, preparamos esse texto com dicas para conhecer Bonito/MS e pontos importantes que você deveria saber antes de embarcar. Confira! 

1. O que eu preciso saber sobre Bonito?

Destino seguro

Em 2021, Bonito/MS recebeu o selo internacional de turismo seguro “Safe Travels”, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo. O protocolo foi elaborado seguindo as recomendações da OMS, com a colaboração de entidades ligadas ao setor turístico. Para o selo ser validado, as práticas de biossegurança adotados pelos destinos precisam atender a vários requisitos de enfrentamento à pandemia do coronavírus, o que já está em prática em Bonito/MS.

O destino recebeu também o Selo Turismo Responsável e Bonito Seguro no início da pandemia, o que garante que todos os atrativos da região estão cumprindo com os protocolos de biossegurança exigidos.

Além disso, a cidade tem implementado o Sistema de Gestão de Segurança (SGS) em quase todos os seus principais atrativos. O Sistema de Gestão da Segurança eleva as regras de turismo em Bonito e tem a prevenção como um de seus principais objetivos. Ele aponta de maneira clara as situações que envolvem riscos e necessidades de melhoria, antecipando a ocorrência de eventos indesejados. Ao adotar as medidas, a empresas se preparam para as mais diversas situações, conseguindo reduzir ao máximo a probabilidade de acidentes.

Como chegar

Bonito/MS tem um aeroporto próprio, localizado a 15 km de distância do centro da cidade. Porém é um aeroporto pequeno e os voos são bastante limitados. A única companhia aérea que faz esse percurso é a Azul. 

Pela limitação de voos no aeroporto de Bonito, a maioria dos visitantes chegam pelo Aeroporto Internacional de Campo Grande, na capital do Mato Grosso do Sul. Lá os voos são frequentes e com saída da maioria dos aeroportos do Brasil. 

aeroporto-de-bonito

Se preferir, o visitante pode optar por chegar na cidade de ônibus interestadual e desembarcar diretamente da rodoviária de Bonito, ou ir de carro próprio. 

Para saber mais como chegar em Bonito/MS, acesse o nosso post completo

Transporte para os atrativos

O transporte em Bonito/MS é um pouco diferente, não tem ônibus municipal e não estão disponíveis os aplicativos de aluguel de automóveis como Uber e 99. Por isso, no caso dos passeios, são utilizados os táxis ou o transfer regular.

O Transfer Regular para atrativos em Bonito/MS funciona com horários fixos em um ponto de embarque e desembarque no centro da cidade. É a opção de transfer mais acessível e sustentável para se locomover até os atrativos da região.

Para saber mais sobre o transporte na região, acesse o post completo

Clima

Bonito/MS tem duas épocas bem definidas: a chuvosa, entre dezembro e março, e a seca, que começa em maio e termina em agosto. A estação chuvosa em Bonito é marcada pelo calor com temperaturas na casa dos 35ºC. Nesse período as cachoeiras estão mais cheias e a mata mais verde. 

A estação seca em Bonito é a época em que os rios estão mais cristalinos e com mais peixes. É comum fazer calor durante o dia e friozinho durante a noite com mínimas de 15ºC. A temperatura dos rios se mantém na casa dos 20°C, e o uso de roupas de neoprene ajuda a conservar o calor do corpo nos dias mais frios.

clima-de-bonito

Águas com calcário

Bonito/MS é conhecido por suas águas super cristalinas. A razão para isso, além da preservação da natureza local, é a alta concentração de calcário na água. O calcário possui propriedades que calcificam qualquer sólido que esteja na água, deixando-o mais pesado e levando-o naturalmente no fundo do rio. Por isso a água permanece tão cristalina e não é aconselhado o seu consumo. 

Alta e baixa temporada

Além de suas épocas bem marcadas pelo clima, as férias e feriados também influenciam nos períodos de alta ou baixa temporada e na procura do destino pelos visitantes. 

Confira o calendário de alta e baixa temporada de Bonito/MS de 2021 e 2022:

alta-temporada-2021
alta-temporada-2021

2. Ingresso Digital

Um dos diferenciais que o destino oferece são os ingressos digitais, que estão sendo implementados em todos os atrativos de Bonito/MS. O objetivo é proporcionar maior agilidade, economia e controle financeiro pela administração do município e agências de turismo locais. 

O documento serve também como “bilhete de entrada” em todos os atrativos da região, o que permite um controle maior do número de visitantes, mantendo as normas de segurança e preservação do local. É também a melhor opção para evitar contato físico e ajudar na preservação ambiental.

3. Gastronomia local

Bonito/MS possui diversos restaurantes que servem especialidades da gastronomia regional. Os pratos típicos da região, em sua grande maioria, são os peixes de água doce, como: pintado, pacu e traíra. O destino conta ainda com pizzarias, lanchonetes, cafés e outras opções para todas as refeições. 

banner-guia-de-bonito-blog

Além disso, a grande maioria dos atrativos oferecem opções incríveis de buffets de comida caseira. O visitante pode incluir a refeição no seu pacote, caso já não esteja incluso no valor do passeio.

gastronomia-bonito

4. Hospedagens 

Escolher onde se hospedar em Bonito é uma das partes mais importantes de planejar uma viagem para a região. A cidade tem diversas opções de hotéis, pousadas e até mesmo resorts. Para pesquisar uma acomodação, sugerimos os sites Booking.com e Trivago ou o Airbnb, caso você queira reservar um apartamento ou casa só para você. 

Uma sugestão de hospedagem em Bonito é a Pousada Girassol, localizada perto da avenida principal da cidade. Ela conta com acomodações amplas e áreas de lazer, onde os hóspedes podem aproveitar os momentos de folga para relaxar e terão opções, como: ambiente para leitura, piscina externa, jardim arborizado, entre outros serviços incríveis ao seu dispor durante a estadia.

pousada-gira-sol

5. O que fazer em Bonito

Bonito/MS tem muitas opções de passeios para quem ama aventura ou para quem busca relaxar em atividades de contemplação. Abaixo listamos uma atividade dentro de cada categoria, para conhecer todas as opções de atrativos que o destino oferece, acesse o site da Bonitour

Grutas 

A Gruta do Lago Azul é o cartão postal de Bonito/MS e também uma das mais procuradas, ao lado das grutas de São Miguel e São Mateus. A Gruta do Lago Azul tem pelo menos 10 milhões de anos e por lá existem fósseis pré-históricos, como a preguiça gigante e o tigre-dentes-de-sabre. O Lago Azul está entre as maiores cavidades inundadas do planeta e até hoje não se sabe sua profundidade exata (mergulhadores só chegaram aos 87 metros).

O passeio contemplativo na Gruta do Lago Azul tem 1h30 de duração. A caminhada para chegar na cavidade dura cerca de 10 minutos, numa trilha que segue por 200m. São quase 300 degraus caverna adentro, num cenário repleto de estalactites e estalagmites. 

gruta-do-lago-azul

Flutuações

Imperdível para quem visita a região, a flutuação é uma atividade na qual o visitante desliza naturalmente pela superfície de rios com águas cristalinas, podendo observar espécies de peixes e plantas subaquáticas.

O Rio Sucuri é considerado um dos rios com a água mais cristalina do mundo e por lá a flutuação proporciona uma experiência única de conhecer as nascentes do Rio Sucuri e flutuar em suas águas extremamente limpas e de tons azuis, repletas de peixes. A flutuação no Rio Sucuri tem aproximadamente 1.800 metros e os visitantes são sempre acompanhados de um guia de turismo local e um barco de apoio durante toda a atividade.

flutuacao-em-bonito

Cachoeiras

Passeios de trilhas e cachoeiras é o que não falta em Bonito/MS. O destino possui diversas opções de cachoeiras para conhecer, tirar fotos e, em algumas delas, é possível tomar um banho refrescante depois de uma longa caminhada em meio à natureza. 

Com diferentes cachoeiras, o passeio Boca da Onça acontece em meio a mata ciliar do Rio Salobra, em um percurso total de 4.500 metros. Durante a trilha é possível observar a fauna e flora da região, 8 cachoeiras e desfrutar de até 4 paradas para banho, sendo uma a Prainha Boca da Onça, no Rio Salobra. 

As cachoeiras e paradas para banho que o visitante irá conhecer durante o passeio são: Piscinas da Cotia, Garganta da Arara, Cachoeira da Anta, Cascata do Jabuti, Buraco do Macaco, Cachoeiras do Fantasma, Poço da Lontra, Prainha Boca da Onça e a Cachoeira Boca da Onça, a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul, com 156m de altura.

cachoeira-em-bonito

Quadriciclo

Para quem busca aventura em quatro rodas, conhecer Bonito/MS enquanto pilota um quadriciclo é uma experiência cheia de emoção. Para pilotar os veículos não é necessário possuir CNH e nem ter experiência, já que acontece um treinamento antes do passeio. 

Uma das opções mais legais da modalidade é a Trilha Boiadeira, um passeio que pode ser feito durante o dia ou à noite. A trilha é realizada com quadriciclos e é uma ótima opção nos dias de chuva, pois a lama acumulada torna a aventura ainda mais divertida.

A Trilha Boiadeira tem percurso de 8 km e leva cerca de 1 hora para ser concluída. O percurso passa pela antiga estrada boiadeira, usada por comitivas de gado como passagem até as fazendas. No percurso o trajeto é íngreme, com pedras e buracos. Diversão garantida! 

Passeios Noturnos

Bonito/MS também tem opções de passeios noturnos, como o Projeto Jibóia. Trata-se de uma palestra que acontece diariamente às 19 horas e conta sobre os hábitos das cobras. Ao final, o visitante tem a oportunidade de ter contato com os animais e se desejar, tirar fotos com eles.

Outro passeio bem legal no centro da cidade é o Bonito by Night. Acompanhados de um guia, os visitantes descobrem a história da cidade desde os tempos da conquista espanhola, passando pela Guerra do Paraguai, as conexões com os diferentes golpes do Brasil e a ligação com a Segunda Guerra Mundial.

Sem dúvidas Bonito/MS tem passeios para todos os gostos e todas as idades. Se quiser ajuda para montar um roteiro exclusivo, dê uma conferida nos pacotes que montamos pensando nos mais variados estilos de viagem.

Dica extra: App de viagens da Bonitour + Cashback

Você sabia que a Bonitour tem um aplicativo de viagens? Com ele, você tem à disposição na palma de sua mão serviços como informações e alertas de seus passeios, acesso ao roteiro de viagens, check-in online e o cashback no destino, uma maneira de ganhar descontos em restaurantes e comércios parceiros da Bonitour.

E mais, no site da Bonitour você pode montar o roteiro da sua viagem para Bonito de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. Acesse e confira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.