fbpx

Dicas Bonito/MS: 5 coisas que você precisa saber sobre o destino

Dicas Bonito/MS: 5 coisas que você precisa saber sobre o destino

Existem diversas dicas Bonito/MS para uma viagem inesquecível para o destino. Por lá, existem as mais diferentes atividades em meio à natureza e, além disso, é tem as suas particularidades em relação ao transporte, limite de vagas, clima, entre outros.

Por isso, preparamos esse texto com dicas para conhecer Bonito/MS e pontos importantes que você deveria saber antes de embarcar.

Continue a leitura e confira as principais dicas de Bonito/MS!

1. O que eu preciso saber sobre Bonito?

Sem dúvida, Bonito/MS é um destino único e com diferenciais em relação ao transporte e passeios. Por isso, antes de planejar a sua viagem é importante ficar por dentro de como o destino funciona. Confira algumas das principais dicas de Bonito/MS:

Destino seguro

Bonito/MS tem implementado o Sistema de Gestão de Segurança (SGS) em quase todos os seus principais atrativos. O Sistema de Gestão da Segurança eleva as regras de turismo em Bonito e tem a prevenção como um de seus principais objetivos.

Além disso, ele aponta de maneira clara as situações que envolvem riscos e necessidades de melhoria, antecipando a ocorrência de eventos indesejados. Por isso, ao adotar as medidas, a empresas se preparam para as mais diversas situações, conseguindo reduzir ao máximo a probabilidade de acidentes.

Como chegar em Bonito

Bonito/MS tem um aeroporto próprio, localizado a 15 km de distância do centro da cidade. Porém, é um aeroporto pequeno e os voos são bastante limitados. Além disso, as únicas companhias aéreas que fazem esse percurso é a Azul e a Gol. 

Por isso, devido a limitação de voos no Aeroporto de Bonito, a maioria dos visitantes chegam pelo Aeroporto Internacional de Campo Grande, na capital do Mato Grosso do Sul. Lá os voos são frequentes e com saída da maioria dos aeroportos do Brasil. 

Dicas Bonito/MS: o destino conta com aeroporto com voos da Azul e Gol
Dicas Bonito/MS: o destino conta com aeroporto com voos da Azul e Gol

Se preferir, o visitante pode optar por chegar na cidade de ônibus interestadual e desembarcar diretamente da rodoviária de Bonito, ou ir de carro próprio. Para saber mais como chegar em Bonito/MS, acesse o post completo

Transporte para os atrativos

O transporte em Bonito/MS é um pouco diferente, já que não tem ônibus municipal e não estão disponíveis os aplicativos de aluguel de automóveis como Uber e 99 para além do perímetro urbano. Por isso, no caso dos passeios, são utilizados os táxis ou o transfer regular.

Optar pelo transporte compartilhado em Bonito/MS é um ótimo jeito de economizar
Optar pelo transporte compartilhado em Bonito/MS é um ótimo jeito de economizar

O Transfer Regular para atrativos em Bonito/MS funciona com horários fixos e o ponto de embarque e desembarque acontece na própria hospedagem dos visitantes, localizadas no centro da cidade. Ou seja, é a opção de transfer mais acessível e sustentável para se locomover até os atrativos da região.

Para saber mais sobre o transporte na região, acesse o post completo

O clima em Bonito

Bonito/MS tem duas épocas bem definidas: a chuvosa, entre dezembro e março, e a seca, que começa em maio e termina em agosto. A estação chuvosa em Bonito é marcada pelo calor com temperaturas na casa dos 35ºC. Nesse período as cachoeiras estão mais cheias e a mata mais verde. 

Dicas Bonito MS: o destino é perfeito para ser conhecido em qualquer época do ano
Dicas Bonito MS: o destino é perfeito para ser conhecido em qualquer época do ano

A estação seca em Bonito é a época em que os rios estão mais cristalinos e com mais peixes. É comum fazer calor durante o dia e friozinho durante a noite com mínimas de 15ºC. Além disso, a temperatura dos rios se mantém na casa dos 20°C, e o uso de roupas de neoprene ajuda a conservar o calor do corpo nos dias mais frios.

Águas com calcário

Bonito/MS é conhecido por suas águas super cristalinas. Isso porque, além da preservação da natureza local, é a alta concentração de calcário na água. O calcário possui propriedades que calcificam qualquer sólido que esteja na água, deixando-o mais pesado e levando-o naturalmente no fundo do rio. Por isso, a água permanece tão cristalina e não é aconselhado o seu consumo. 

Alta e baixa temporada

Além de suas épocas bem marcadas pelo clima, as férias e feriados também influenciam nos períodos de alta ou baixa temporada e na procura do destino pelos visitantes. 

Confira o calendário de alta e baixa temporada de Bonito/MS de 2024:

Calendário de Alta Temporada em Bonito 2024
Calendário de Alta Temporada em Bonito 2024

2. Ingresso Digital

Um dos diferenciais que o destino oferece são os ingressos digitais para os atrativos de Bonito/MS. O objetivo é proporcionar maior agilidade, economia e controle financeiro pela administração do município e agências de turismo locais. 

Além disso, o documento serve também como “bilhete de entrada” em todos os atrativos da região, o que permite um controle maior do número de visitantes, mantendo as normas de segurança e preservação do local. É também a melhor opção para ajudar na preservação ambiental.

3. Dicas Bonito MS: Gastronomia local

Bonito/MS possui diversos restaurantes que servem especialidades da gastronomia regional. Os pratos típicos da região, em sua grande maioria, são os peixes de água doce, como: pintado, pacu e traíra. Além disso, o destino conta ainda com pizzarias, lanchonetes, cafés e outras opções para todas as refeições. 

A grande maioria dos atrativos oferecem opções incríveis de buffets de comida caseira. O visitante pode incluir a refeição no seu pacote, caso já não esteja incluso no valor do passeio.

Não deixe de experimentar a deliciosa gastronomia de Bonito
Não deixe de experimentar a deliciosa gastronomia de Bonito

4. Hospedagens 

Sem dúvida, escolher onde se hospedar em Bonito é uma das partes mais importantes de planejar uma viagem para a região. A cidade tem diversas opções de hotéis, pousadas e até mesmo resorts. Para pesquisar uma acomodação, sugerimos os sites Booking.com e Trivago ou o Airbnb, caso você queira reservar um apartamento ou casa só para você. 

Dicas Bonito MS: Pousada Girassol

Uma sugestão de hospedagem em Bonito é a Pousada Girassol, localizada perto da avenida principal da cidade. Ela conta com acomodações amplas e áreas de lazer, onde os hóspedes podem aproveitar os momentos de folga para relaxar e terão opções, como: ambiente para leitura, piscina externa, jardim arborizado, entre outros serviços incríveis ao seu dispor durante a estadia.

5. Dicas Bonito MS: o que fazer em Bonito

Bonito/MS tem muitas opções de passeios para quem ama aventura ou para quem busca relaxar em atividades de contemplação. Abaixo listamos uma atividade dentro de cada categoria, para conhecer todas as opções de atrativos que o destino oferece, acesse o site da Bonitour

Gruta do Lago Azul 

A Gruta do Lago Azul é o cartão postal de Bonito/MS e também uma das mais procuradas, ao lado das grutas de São Miguel e São Mateus. Ela tem pelo menos 10 milhões de anos e por lá existem fósseis pré-históricos, como a preguiça gigante e o tigre-dentes-de-sabre.

O Lago Azul está entre as maiores cavidades inundadas do planeta e até hoje não se sabe sua profundidade exata (mergulhadores só chegaram aos 87 metros).

Encante-se com a beleza Gruta do Lago Azul
Encante-se com a beleza Gruta do Lago Azul

O passeio contemplativo na Gruta do Lago Azul tem 1h30 de duração. A caminhada para chegar na cavidade dura cerca de 10 minutos, numa trilha que segue por 200m. São quase 300 degraus caverna adentro, num cenário repleto de estalactites e estalagmites. 

Flutuação no Rio Sucuri

Imperdível para quem visita a região, a flutuação é uma atividade na qual o visitante desliza naturalmente pela superfície de rios com águas cristalinas, podendo observar espécies de peixes e plantas subaquáticas.

O Rio Sucuri é um dos rios com a água mais cristalina do mundo e por lá a flutuação proporciona uma experiência única de conhecer as nascentes do Rio Sucuri e flutuar em suas águas extremamente limpas e de tons azuis, repletas de peixes.

Flutuação no Rio sucuri, um dos mais cristalinos do mundo!
Flutuação no Rio sucuri, um dos mais cristalinos do mundo!

A flutuação no Rio Sucuri tem aproximadamente 1.800 metros e os visitantes são sempre acompanhados de um guia de turismo local e um barco de apoio durante toda a atividade.

Cachoeiras Boca da Onça

Sem dúvida, passeios de trilhas e cachoeiras é o que não falta em Bonito/MS. O destino possui diversas opções de cachoeiras para conhecer, tirar fotos e, em algumas delas, é possível tomar um banho refrescante depois de uma longa caminhada em meio à natureza. 

Com diferentes cachoeiras, o passeio Boca da Onça acontece em meio a mata ciliar do Rio Salobra, em um percurso total de 4.500 metros. Durante a trilha é possível observar a fauna e flora da região, 8 cachoeiras e desfrutar de até 4 paradas para banho, sendo uma a Prainha Boca da Onça, no Rio Salobra. 

Cachoeira Boca da Onça na região de Bonito/MS
Cachoeira Boca da Onça na região de Bonito/MS

As cachoeiras e paradas para banho que o visitante irá conhecer durante o passeio são: Piscinas da Cotia, Garganta da Arara, Cachoeira da Anta, Cascata do Jabuti, Buraco do Macaco, Cachoeiras do Fantasma, Poço da Lontra, Prainha Boca da Onça e a Cachoeira Boca da Onça, a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul, com 156m de altura.

Quadriciclo Trilha Boiadeira

Para quem busca aventura em quatro rodas, conhecer Bonito/MS enquanto pilota um quadriciclo é uma experiência cheia de emoção. Para pilotar os veículos não é necessário possuir CNH e nem ter experiência, já que acontece um treinamento antes do passeio. 

Uma das opções mais legais da modalidade é a Trilha Boiadeira, um passeio que pode ser feito durante o dia ou à noite. A trilha é realizada com quadriciclos e é uma ótima opção nos dias de chuva, pois a lama acumulada torna a aventura ainda mais divertida.

Passeios para fazer em Bonito: Quadriciclo Noturno - Trilha Boiadeira
Passeios para fazer em Bonito: Quadriciclo Noturno – Trilha Boiadeira

A Trilha Boiadeira tem percurso de 8 km e leva cerca de 1 hora para ser concluída. O percurso passa pela antiga estrada boiadeira, usada por comitivas de gado como passagem até as fazendas. No percurso o trajeto é íngreme, com pedras e buracos. Sem dúvida, a diversão está garantida! 

Passeios noturnos

Bonito/MS também tem opções de passeios noturnos, como por exemplo, o Projeto Jibóia. Trata-se de uma palestra que acontece diariamente às 19 horas e conta sobre os hábitos das cobras. Ao final, o visitante tem a oportunidade de ter contato com os animais e se desejar, tirar fotos com eles.

Outro passeio bem legal no centro da cidade é o Bonito by Night. Acompanhados de um guia, os visitantes descobrem a história da cidade desde os tempos da conquista espanhola, passando pela Guerra do Paraguai, as conexões com os diferentes golpes do Brasil e a ligação com a Segunda Guerra Mundial.

Saiba como montar o seu roteiro para Bonito/MS

Agora que você já conhece as principais dicas Bonito/MS, que tal começar a planejar a sua viagem? Para isso, preparei um post explicando o passo a passo de como montar o seu roteiro para o destino, para que você não perca nenhuma das principais atrações do destino. Acesse e confira. Mas, se preferir, me chame no WhatsApp para montar o seu roteiro através do formulário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *