fbpx

5 imperdíveis destinos de ecoturismo no Brasil

5 imperdíveis destinos de ecoturismo no Brasil

Contato direto com a natureza, animais soltos, áreas preservadas, passeios tranquilos à beira-mar, prática de esportes de aventura. Existem muitas opções para quem deseja aproveitar o ecoturismo no Brasil.

Isso porque o patrimônio natural do território brasileiro é muito extenso e rico, o que possibilita se aventurar em trilhas, mirantes, parques, praias, dunas, cachoeiras, lagos e montanhas.

Além disso, alguns destinos são simplesmente perfeitos para quem é apaixonado pela natureza e gosta de viajar de forma sustentável, sempre preservando o meio ambiente. Se você é uma dessas pessoas, continue a leitura, pois neste artigo listamos cinco lugares imperdíveis para ajudar você a escolher o destino da sua próxima viagem. Confira!

Conheça 5 imperdíveis destinos de ecoturismo no Brasil

1. Bonito/MS

5 destinos imperdíveis de ecoturismo no Brasil: Bonito/MS
5 destinos imperdíveis de ecoturismo no Brasil: Bonito/MS

Começando pela capital do ecoturismo do Brasil, Bonito/MS é um destino referência em organização e preservação ambiental. Por lá, existem mais de 50 passeios para curtir a natureza e as paisagens únicas da região. As atividades que não podem ficar de fora do seu roteiro são as flutuações, trilhas e cachoeiras, mergulho e passeios de aventura como rapel, tirolesa, boia cross e bote. 

Entre os pontos turísticos, os destaques ficam para as incríveis cachoeiras da Serra da Bodoquena, o Rio Sucuri e as suas águas entre as mais cristalinas do mundo e o complexo da Nascente Azul, com um museu subaquático imperdível. Outros passeios que valem a visita são: a Lagoa Misteriosa, o Eco Park Porto da Ilha e a Gruta do Lago Azul, o principal cartão postal de Bonito/MS

2. Chapada dos Guimarães/MT

Chapada dos Guimarães/MT
Chapada dos Guimarães/MT | Foto: Guilherme von Natur via Unsplash

Cavernas de arenito, cachoeiras, mirantes, vegetação do cerrado, paredões rochosos alaranjados. Esse é o cenário que você vai encontrar ao visitar a Chapada dos Guimarães/MT, um destino que vem atraindo cada vez mais turistas graças à beleza natural que possui.

O Parque Nacional está localizado no estado de Mato Grosso, entre os municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá. Há cinco formas de explorá-lo. Veja quais são:

  • Conhecendo mirante da Cachoeira Véu de Noiva (cartão postal da Chapada);
  • Visitando o Circuito das Cachoeiras (que inclui a gruta Casa de Pedra);
  • Conhecendo o Morro de São Jerônimo;
  • Passando pela Cidade de Pedras;
  • Visitando o Vale do Rio Claro.

3. Floresta Amazônica

5 destinos imperdíveis de ecoturismo no Brasil: Floresta Amazônica
5 destinos imperdíveis de ecoturismo no Brasil: Floresta Amazônica | Foto: TNeto via Pixabay 

A Amazônia Legal é composta por nove estados: Amazonas, Amapá, Maranhão, Acre, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Pará e Roraima. De todos eles é possível avistar a Floresta Amazônica e o que ela entrega ao ecoturismo no país.

Pela capital amazonense (Manaus), é possível fazer uma expedição de barco e vislumbrar o encontro dos rios Solimões e Negro, visitar aldeias indígenas, além de desfrutar da requintada gastronomia da região.

Para os amantes dos esportes radicais, basta seguir de carro para o norte até Presidente Figueiredo (o trajeto leva menos de duas horas) para encontrar mais de cem cachoeiras, cavernas e grutas perfeitas para o rafting, trilhas na selva, rapel e tirolesa.

4. Domingos Martins/ES

Destinos do Ecoturismo no Brasil: Domingos Martins/ES
Destinos do Ecoturismo no Brasil: Domingos Martins/ES | Foto:  Marcio Malacarne via Wikipédia

Os amantes do ecoturismo precisam conhecer Domingos Martins/ES. Essa cidade do Espírito Santo está localizada a pouco mais de 50 km da capital Vitória e faz parte da região serrana do estado.

Não faltam atrativos no pequeno município, porém certamente o local mais procurado é o Parque da Pedra Azul. A região abriga flora e fauna nativas, belíssimas cachoeiras, ótimas trilhas para trekking, piscinas naturais e, claro, a própria Pedra Azul — uma criação natural rochosa com cerca de dois mil metros de altura.

5. Rio Quente/GO

Hot Park, espaço turístico em Rio Quente/GO
Hot Park, espaço turístico em Rio Quente/GO | Foto: Otávio Nogueira via Flickr

Desde a década de 90, o Rio Quente/GO tem a preocupação de fazer de suas instalações um lugar sustentável. Nessa empreitada, muitas melhorias foram feitas nas hospedagens, que hoje têm aparelhos eletrônicos ecológicos e oferecem diversas atrações para você explorar o seu lado ecoturista e se divertir muito.

Além disso, o complexo Rio Quente é irrigado por águas termais da fonte da Serra de Caldas Novas, purificada com uma substância chamada geocloro, que não deixa nenhum tipo de resíduo químico na água.

Com muitas opções ao ar livre, o ecoturismo é variado e, por esse motivo, consegue atender pessoas com preferências diferentes. Se você curte algo mais tranquilo, as piscinas do local são incríveis.

Agora, se prefere algo mais radical e com muita adrenalina, como uma trilha no estilo ecoturista repleta de aventuras, é possível se arriscar nas competições de arco e flecha, airsoft e boto ball.

Além destes destinos, criei uma série sobre 5 destinos de ecoturismo pelas regiões do Brasil. Confira aqui os destinos do norte, sudeste, nordeste, sul e centro-oeste do Brasil!

Conheça a Bonitour, agência especializada em ecoturismo

Gostou das dicas? Para conhecer alguns dos principais destinos de ecoturismo do Brasil e ter a melhor experiência de viagem, você pode contar com a Bonitour. No site, você consegue montar o roteiro da sua viagem para destinos como Fernando de Noronha/PE, Bonito/MS e Serra Gaúcha/RS

Conheça a Bonitour, agência especializada em ecoturismo
Conheça a Bonitour, agência especializada em ecoturismo

A Bonitour também oferece aplicativo próprio, cashback e a facilidade do check-in online nos destinos. Com ele, você pode consultar o horário do seu transporte, conferir as atividades e ter acesso a todos os ingressos na palma da mão. Acesse o site e conheça todos os benefícios!

Planilha-financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.