fbpx

6 dicas de viagem para quem não curte praia

6 dicas de viagem para quem não curte praia

O verão está chegando e durante essa época do ano é normal que a maioria das pessoas planeje uma viagem para as mais diversas praias espalhadas por todo o país. No entanto, nem todos curtem muito passar os dias quentes pegando sol na areia da praia e tomando banho de mar. Por isso, confira as dicas de viagem para quem não curte praia.

Continue a leitura e confira 6 dicas de viagem para quem não curte praia!

Primeiramente, o Brasil é um dos países mais diversos do mundo e por aqui existem muitas opções de destinos além das praias para viajar no verão, como passeios mais tranquilos e ambientes mais frescos. As opções incluem atividades de aventura, serras e roteiros em cidades pequenas e longe do agito, por exemplo.

1. Para quem gosta de estar nas alturas: Serra da Canastra

Sem dúvida, a Serra da Canastra é um dos Parques Nacionais mais importantes do Brasil. Isso porque, com mais de 200 mil hectares, ela abrange seis municípios de Minas Gerais: Capitólio, Delfinópolis, São Roque de Minas, Sacramento, São João Batista do Glória e Vargem Bonita.

A Serra tem formato de um baú e preserva um cenário raro no país, com uma vegetação de transição entre mata atlântica e cerrado. Por lá existem diversas espécies de animais ameaçados de extinção e atrativos para quem curte aventura. As opções incluem, por exemplo, cachoeiras, piscinas naturais, grutas e incríveis formações rochosas até a nascente do rio São Francisco, um dos principais cursos d’água da América do Sul.

Serra da Canastra é uma ótima opção de passeio para quem não curte praia. Créditos: João Pimentel via Pixabay
A Serra da Canastra é uma ótima opção de viagem para quem não curte praia – Créditos: João Pimentel via Pixabay

Além disso, toda a região da Serra da Canastra possui diversas atrações, como locais históricos, gastronomia típica, ecoturismo e passeios de aventura. Por lá, os visitantes podem experimentar queijo canastra, conhecer as cachoeiras, praticar trekking, rapel, passeios de bicicleta e muito mais. Certamente, uma bela dica de viagem para quem não curte praia!

2. Quer fugir do agito? Conheça Bonito/MS

Sem d, o principal destino de ecoturismo do país é perfeito para se desconectar da rotina e aproveitar a natureza. Em Bonito/MS existem diversas opções de passeios, como grutas, flutuação e mergulho em rios e nascentes, cachoeiras, balneários e atividades de aventura como tirolesas e rapel. 

Além disso, o verão em Bonito/MS é marcado também pela época de chuvas. Mas isso não significa que as temperaturas são baixas ou os passeios ficam inacessíveis, muito pelo contrário.

Bonito/MS é perfeito para quem ama a natureza, mas não curte praia
Bonito/MS é perfeito para quem ama a natureza, mas não curte praia

Quando chove em Bonito/MS, as cachoeiras são beneficiadas e as quedas d’água ficam ainda mais cheias e bonitas. A mata, por exemplo, fica mais verde e viva, revelando o quanto o destino é ideal para amantes da natureza.

3. Viagem para quem não curte praia: Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha/RS é um dos mais famosos destinos brasileiros no inverno, mas a região pode surpreender também quem busca um destino de viagem no verão, especialmente quem ama esportes radicais, ecoturismo e natureza.

A Serra Gaúcha é repleta de opções de passeios de ecoturismo para todos os perfis de viajantes
A Serra Gaúcha é repleta de opções de passeios de ecoturismo para todos os perfis de viajantes

Por lá, você pode conhecer diversos parques, curtir as mais belas paisagens e se aventurar nos atrativos da região. Confira alguns deles:

Parque Estadual do Caracol em Canela/RS

O Parque Estadual do Caracol em Canela/RS conta com 25 hectares de natureza preservada. Além disso, as trilhas levam aos principais pontos, como a cascata (com 131 metros de queda livre em uma formação de rocha basalto), os mirantes e o observatório ecológico. 

Parque das Oito Cachoeiras em São Francisco de Paula/RS

Como o nome do passeio diz, por lá o visitante conhece até oito cachoeiras. Para conhecê-las, é preciso fazer trilhas, são 4 opções disponíveis de variadas durações e intensidades. Há roteiros de nível fácil, médio e difícil, de 15 minutos a 5 horas. Cada trilha dá a chance de conhecer duas cachoeiras cada.

Parque das Laranjeiras em Três Coroas/RS

O Parque das Laranjeiras em Três Coroas/RS é considerado o maior centro de turismo de aventura do sul do país. Sem dúvida, o destaque é o rafting, que acontece em um rio cheio de curvas. Outra atividade muito procurada é a tirolesa, que atravessa sobre uma parte da mata e do Rio Paranhana. O parque também oferece canoagem, mountain bike e trilhas.

4. Chapadas para conhecer no Brasil: Chapada dos Veadeiros

Localizada em Goiás, a Chapada dos Veadeiros abrange oito municípios do interior do estado e tem como principais bases de apoio para o turismo a cidade de Cavalcante, Alto Paraíso de Goiás e a Vila de São Jorge. A maior parte das atrações da região estão concentradas nessas três localidades, entre elas o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a Cachoeira Santa Bárbara, conhecida por suas águas azuis e cristalinas.

Chapada dos Veadeiros é um delicioso destino para quem não curte praia
Chapada dos Veadeiros é um delicioso destino para quem não curte praia | Créditos: J. Balla Photography via Unsplash 

Certamente, a Chapada dos Veadeiros é o destino ideal para os amantes de natureza que buscam aventuras por trilhas e cachoeiras. Além dos banhos gelados, o local reserva ainda outras experiências, como um final de tarde no Jardim de Maytrea e banhos nas piscinas naturais de águas termais, por exemplo. Mais uma bela dica de viagem para quem não curte praia!

5. Viagem para quem não curte praia: Cambará do Sul

Cambará do Sul/RS é uma região localizada na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ela é conhecida como a “terra dos cânions”, e abriga o maior conjunto de paredões da América do Sul. 

Um dos seus cânions é o Itaimbezinho, que fica localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra. Ele possui quase 6 km de extensão e uma altura de mais de 700 metros. Já no interior do Itaimbezinho, há duas belas cachoeiras para conhecer: Andorinhas e Véu da Noiva. 

Cânion de Cambará do Sul
Cânion de Cambará do Sul: um local deslumbrante para conhecer | Créditos: Jaime Spaniol via Unsplash 

Outro cânion de destaque é o Fortaleza, que possui mais de 7 km de extensão e 1.240 metros, no seu pico mais alto. Nele, encontram-se a cachoeira do Tigre Preto e a Pedra do Segredo.

6. Para quem gosta de comer bem: Roteiro Gastronômico em Bento Gonçalves/MS

Em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha/RS, a cultura influenciada pelos imigrantes italianos é bastante presente. Isso porque, os vestígios do passado estão nos nomes das ruas, nas placas dos estabelecimentos e no turismo. 

O Roteiro Gastronômico em Bento Gonçalves/MS é uma deliciosa opção de viagem para quem não curte praia
O Roteiro Gastronômico em Bento Gonçalves/MS é uma deliciosa opção de viagem para quem não curte praia | Créditos: @casafracalossi via Instagram

E por lá está localizado o famoso Caminhos de Pedras. Com 12 km de extensão, o roteiro oferece cultura, arquitetura e uma ampla gastronomia com diferentes tipos de comida, dentre elas, as comidas típicas italianas como massas, risotos, assados e grelhados, café colonial e muito mais. O legal também é que a maioria dos restaurantes típicos do roteiro são atendidos pelos próprios proprietários e familiares.

Mais destinos de ecoturismo pelo Brasil

Além destes destinos, criamos uma série sobre 5 destinos de ecoturismo pelas regiões do Brasil. Confira aqui os destinos do norte, sudeste, nordeste, sul e centro-oeste do Brasil!

Monte o seu roteiro com a Bonitour!

Gostou das dicas? No site da Bonitour, você pode montar o roteiro da sua viagem para quem não curte praia em destinos como Bonito/MS e Serra Gaúcha/RS. Além disso, você pode comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem.  Acesse o site e confira ou nos chame no WhatsApp para montar o seu roteiro!

Capa | Créditos: Filip Mroz via Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *