fbpx

7 destinos brasileiros para a observação de animais silvestres

7 destinos brasileiros para a observação de animais silvestres

O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade de todo o mundo e por aqui temos também um dos maiores números de espécies animais silvestres. Por isso, o nosso país tem um grande potencial para a prática do ecoturismo

O ecoturismo engloba diferentes atividades e uma delas é a observação de animais silvestres. A prática vem crescendo no Brasil e por aqui existem diversos destinos para quem quer ver de perto espécies silvestres, além de animais exóticos e ameaçados de extinção. 

Neste texto, vou te mostrar 7 destinos brasileiros para a observação de animais silvestres. Confira!

A prática de observação de animais silvestres 

Antes de tudo, a observação da vida silvestre é a prática de observar uma área natural ou alguns elementos da fauna ou flora. Como citamos, é uma atividade que cresce no mundo todo, principalmente no Brasil, que abriga cerca de 18% da diversidade mundial de pássaros, por exemplo. 

observacao-de-animais-selvagens - Foto: Pixabay via Pexels
Foto: Pixabay via Pexels

Por esse motivo, o país se tornou um dos grandes destinos de observação de aves. A atividade é uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento e treinar a paciência, já que cada espécie tem seu horário, temporada e local.

É importante ressaltar também que os pontos de observação de animais silvestres servem apenas para contemplar a natureza. No Brasil é proibido interagir com boa parte deles, mesmo que se aproximem de você.

Destinos para a observação de animais silvestres

Confira a lista com 7 destinos brasileiros para a observação de animais silvestres:

Fernando de Noronha/PE

Fernando de Noronha/PE é o principal arquipélago do Brasil e é considerado um dos melhores pontos de observação de vida marinha em todo o mundo. As águas do destino abrigam cerca de 230 espécies de peixes e 40 tipos de aves. Alguns dos seus habitantes mais populares são as tartarugas-marinhas, os tubarões, as arraias e as baleias.

tartaruga - Foto: Leonardo Lamas via Pexels
Foto: Leonardo Lamas via Pexels

Mas o grande destaque do destino são os golfinhos rotadores, que aparecem para os visitantes nos passeios de barco ou no Mirante dos Golfinhos, local que tem os binóculos do Projeto Golfinho Rotador. 

Além disso, em Fernando de Noronha/PE é possível também conhecer os animais marinhos através dos mergulhos ou da prática de snorkel. Com as suas águas cristalinas e diversas espécies subaquáticas, fica claro porque o destino é um dos melhores para a prática de mergulho em todo o mundo! 

Golfinho - Também é possível observar animais silvestres em Fernando de Noronha/PE
Também é possível observar animais silvestres em Fernando de Noronha/PE

Bonito/MS

Bonito/MS, a capital do ecoturismo no Brasil, é também um dos destinos mais interessantes para quem quer ver de perto os animais. As flutuações e mergulhos em locais como o Aquário Natural, Rio da Prata, Rio Formoso e Lagoa Misteriosa proporcionam uma experiência imersiva ao lado de espécies de animais aquáticos como: dourado, pacu, pintado, piraputanga e muitos outros.

nadando-com-peixes - Bonito é um verdadeiro aquário natural para a observação de animais silvestres
Bonito é um verdadeiro aquário natural para a observação de animais silvestres

Além disso, no destino também é comum avistar animais silvestres como a anta, sucuri e as araras. Inclusive, por lá existe o famoso Buraco das Araras, uma dolina de cerca de 500 m de circunferência que abriga diversas espécies de aves, principalmente as araras que dão nome ao atrativo.  

Abrolhos/BA

O arquipélago de Abrolhos/BA é o principal destino para quem quer conhecer as baleias jubartes. A espécie, que pode chegar a 16 m de comprimento e pesar em torno de 40 toneladas, vem da Antártida para o litoral brasileiro para se reproduzir entre julho e novembro, especialmente durante agosto e setembro. Nessa época, as baleias ficam bem próximas da costa, e, ao fazerem suas acrobacias, é possível ver até dois terços do seu corpo.

baleia - Foto: Elianne Dipp via Pexels
Foto: Elianne Dipp via Pexels

Para vê-las mais de perto, existem embarcações que saem da cidade de Caravelas e que levam os turistas para observar esses gigantes marinhos. O trajeto dura cerca de 3 horas. 

Imbituba e Garopaba/SC

Outro destino para quem busca observar gigantes marinhos, o litoral catarinense é o ponto de peregrinação para uma das maiores espécies subaquáticas: a baleia-franca, que pode chegar a 18 m de comprimento e pesar até 80 toneladas. 

baleia-no-mar -  Foto: Wikimedia
Foto: Wikimedia

A espécie pode ser avistada em diversas cidades de Santa Catarina, mas os principais pontos para observá-las são Imbituba e Garopaba. Assim como em Abrolhos/BA, existem embarcações que levam os turistas para avistar estes animais.

Segundo o Projeto Baleia Franca, é possível avistá-las também em terra firme entre os meses de agosto e outubro. O projeto de proteção e monitoramento desses animais mantém também um museu e um centro de visitantes com informações sobre as baleias.

Meandros do Araguaia/GO

Meandros do Araguaia/GO faz parte do cerrado brasileiro e é considerado uma das regiões com maior concentração de biodiversidade do bioma. O destino abriga animais silvestres como iguanas, tartarugas, botos, cervos-do-pantanal, jacarés e onças.

iguana - Foto: Valeria Boltneva via Pexels
Foto: Valeria Boltneva via Pexels

O local tem cerca de 360 mil hectares de área preservada, em uma região conhecida como planície de inundação. Essa área de proteção ambiental é a versão mais isolada e preservada do rio Araguaia, entre Goiás e Tocantins.

Pantanal/MT

O Pantanal/MT é a maior planície alagada do mundo e tem também um dos ecossistemas mais ricos do planeta. Por isso, é o destino perfeito para quem quer contemplar a natureza e observar diferentes espécies de animais silvestres.

A melhor época do ano para vê-los é no período de seca da região, que vai de abril a setembro. Os passeios para contemplação das espécies acontecem durante o dia ou à noite, geralmente em jipes ou barcos. Um dos mais procurados e interessantes é a expedição para ver a onça-pintada.

O Pantanal é um dos principais destinos para observar animais silvestres | Foto: Mike van den Bos via Unsplash
O Pantanal é um dos principais destinos para observar animais silvestres | Foto: Mike van den Bos via Unsplash

Além disso, outros animais silvestres que você pode ver por lá são: 

  • jaguatirica;
  • onça-parda;
  • jacarés;
  • capivaras;
  • araras;
  • emas;
  • piranhas;
  • cervos.

Novo Airão/AM

Localizado a cerca de 200 km de Manaus/AM, Novo Airão é um dos principais destinos para a observação de animais como botos e peixes-bois. Com bastante frequência, esses animais se aproximam das margens do Rio Negro e podem ser observados nos quintais de casas flutuantes da região e em passeios de barco pelo rio. 

peixe-boi - Foto: PublicDomainImages via Pixabay
Foto: PublicDomainImages via Pixabay

Visite Bonito/MS e Noronha/PE com a Bonitour e observe animais silvestres!

Gostou das dicas? No site da Bonitour, você pode montar o roteiro da sua viagem e observar os animais em destinos como Fernando de Noronha/PE e Bonito/MS. Além disso, você pode comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. 

A Bonitour também oferece aplicativo próprio, cashback e a facilidade do check-in online nos destinos. Com ele, você pode consultar o horário do seu transporte, conferir as atividades e ter acesso a todos os ingressos na palma da mão. Acesse o site e conheça todos os benefícios! 

presets-bonitour

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.