Malas-prontas-para-viajar

7 dicas para planejar uma viagem com antecedência

Saber como planejar uma viagem com antecedência pode fazer você economizar bastante e ter uma experiência mais agradável no destino escolhido. Isso porque você organiza um roteiro com tudo o que não pode faltar e evita passar por apertos.

Se você deixa tudo para a última hora, pode não conseguir ingressos para as atrações, além de muitas vezes acabar gastando mais com hospedagem e transporte. Para evitar essas situações, o planejamento pode ajudar. Mas como fazer um roteiro de viagem? Qual a melhor data? Quanto tempo antes devo começar a me preparar? 

Para responder a essas perguntas, montamos um passo-a-passo sobre como planejar uma viagem com antecedência. Confira! 

1. Escolha o destino

Nem sempre o destino é escolhido por você, como no caso de um casamento em outra cidade, uma viagem a trabalho, um evento ou um prêmio. Como você já tem o destino definido, é hora de pesquisar mais sobre ele para aproveitar melhor a experiência.

Agora, se a escolha do destino está nas suas mãos, o primeiro passo é fazer uma lista dos lugares que deseja conhecer. Procure fotos, passeios e opiniões de outros viajantes sobre as cidades que você pensa em visitar. 

Antes de decidir para onde ir, é preciso considerar alguns pontos como o orçamento e o tempo disponível para realizar a viagem. Se você está em dúvida entre dois destinos, busque avaliações na internet e converse com amigos ou conhecidos que já foram para os lugares da lista. Assim, você consegue decidir qual a opção que se encaixa mais no seu perfil de viajante e no seu momento de vida. 

Procurando-o-próximo-destino

2. Estabeleça uma verba para gastar 

Uma viagem envolve gastos com hospedagem, passagem, passeios, alimentação e compras. Então, para planejar a sua viagem com antecedência é preciso estipular um valor limite para gastar com todos esses elementos. Se você vai para fora do Brasil, considere o câmbio na hora de definir essa verba e fazer o seu planejamento financeiro para a viagem.

Faça uma pesquisa sobre o custo de vida no destino, assim é possível ter uma estimativa de quanto você vai gastar por dia. O valor estabelecido vai nortear as suas próximas decisões sobre todos os itens da viagem. É importante também levar dinheiro em espécie, porque alguns estabelecimentos podem não aceitar cartões como pagamento.

3. Defina a data da viagem

Se você tem flexibilidade de escolher a melhor data para viagem, uma dica é optar pela baixa temporada para evitar pontos turísticos lotados e custos mais altos de passagem e hospedagem. 

Outro ponto a ser levado em conta é o clima do lugar. Uma cidade de praia é mais quente no verão, mas pode lotar em alta temporada e ter preços mais elevados nesse período. Nesse caso, ir durante a primavera pode ser uma ótima opção. Afinal, você ainda pega o calor, mas os lugares estão mais vazios. Um cuidado durante a baixa temporada é ver se as atrações e passeios que você quer fazer estão disponíveis nessa época. 

Para definir a duração da viagem, considere o tempo disponível, o tamanho do destino e os gastos que você terá a cada dia. Há cidades menores e muito charmosas que em poucos dias você consegue explorar e conhecer os principais pontos turísticos, por exemplo.

Estabelecer as datas e definir um valor limite para gastar será fundamental na hora de escolher as passagens e o lugar para ficar. 

4. Selecione a Hospedagem

Escolher a hospedagem ideal é uma parte importante do planejamento para garantir conforto e segurança durante a sua viagem. Alguns critérios devem pesar na sua escolha, como: 

  • custo
  • tipo de acomodação
  • localização 
  • conforto
  • avaliações de outros hóspedes

Hoje, existem inúmeras opções de hospedagem, como hotéis, hostels, albergues, pousadas e casas alugadas. Escolha aquela que mais cabe no seu bolso e atende às suas necessidades. Se você quer um quarto só para você, considere uma pousada ou um hotel. Já se você não se importa em dividir um quarto ou o banheiro, os albergues podem ser ideais para seu perfil.

Pense em outro itens que seriam diferenciais para você, como wi-fi, piscina e café da manhã incluso. Depois, pesquise nos sites e filtre de acordo com as suas preferências até achar o lugar que mais combina com o seu jeito. Sites como Booking.com, Trivago, Hotéis.com e Airbnb podem te ajudar a escolher a melhor acomodação para você.

Café-da-manhã-na-Pousada-Gira-Sol

5. Garanta a passagem aérea 

As passagens costumam variar muito de preço dependendo do site, da data e do destino. Uma dica é utilizar o aplicativo SkyScanner, que lista as passagens mais baratas do dia. Você pode também seguir as redes sociais das companhias aéreas para acompanhar as promoções. 

Como você já definiu o destino, pode buscar uma agência que ajude a encontrar passagens com preços mais em conta e, quem sabe, fechar um pacote com hospedagem, passeios e passagem. 

Se preferir escolher tudo por conta própria, pense no custo-benefício. Passagens de ônibus costumam ser mais baratas do que as de avião, mas o percurso é mais demorado. As conexões são outro ponto a se considerar. Se a sua viagem é curta, talvez optar por um voo direto seja a alternativa ideal para economizar tempo, mesmo gastando um pouco mais. 

Para garantir preços menores e lugar nos voos, compre as passagens com antecedência de 30 ou 40 dias para viagens em território brasileiro ou de até 60 para voos internacionais.  

Mulher-com-as-passagens-aéreas

6. Monte um roteiro de viagem

Um roteiro de viagem deve ter tudo o que você pretende fazer no destino. Então, pense em todos os passeios que gostaria de fazer e os pontos turísticos que quer conhecer. 

Faça uma programação dia-a-dia. Inclua no roteiro a hora de chegada do voo e defina as atividades de cada dia. Se você não quiser um roteiro tão fechado, coloque duas ou três opções de passeios e restaurantes para determinado dia e escolha aqueles que despertarem mais sua vontade. 

Ao mesmo tempo, é importante lembrar que os restaurantes mais conhecidos da região e passeios muito procurados podem lotar rápido. Então, é interessante fazer reservas com antecedência nesse casos. Adicione no roteiro tudo que você reservou e utilize os intervalos para fazer outras atividades da sua preferência.

App-Bonitour-mostrando-seu-roteiro

Mas não se esqueça de deixar espaço livre no roteiro e peça dicas aos locais para explorar o destino. Uma dose de surpresa contribui para a mágica da viagem.

No seu roteiro, inclua também os deslocamentos, por exemplo, se você for para alguma cidade vizinha. Faça uma estimativa de quanto tempo leva até chegar lá e quantos dias você pretende ficar. Por fim, não esqueça do horário do vôo de volta para fazer o check-out e não se atrasar. 

Outra ótima dica é  garantir os ingressos com antecedência. A maioria dos lugares disponibilizam essa opção e, com isso, o turista pode garantir o passeio que deseja. Comprando antes, você pode encontrar promoções atrativas também.

Um último ponto para montar o seu roteiro é verificar os horários de funcionamento dos lugares que você deseja ir. Isso evita os imprevistos. 

7. Tenha tudo na palma da mão

Ao longo do post, demos algumas dicas de aplicativos que podem ajudar você a planejar uma viagem com antecedência. Ter tudo na palma da mão oferece praticidade à sua viagem e te ajuda a encontrar os melhores preços e oportunidades. 

Por isso, planeje sua viagem com a Bonitour! Criamos o Roteiro Fácil, uma plataforma inteligente, especialmente para você montar um roteiro personalizado e aproveitar ao máximo a sua experiência em outro lugar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *